Léo Figueiró afirma que time de basquete do Vasco será ‘aguerrido e compromissado’

Treinador destacou os desafios de comandar uma equipe formada do zero, uma vez que o Vasco da Gama está retornando à modalidade.

Léo Figueiró, técnico do basquete do Vasco
Léo Figueiró, técnico do basquete do Vasco (Foto: R10 Score Vasco)

O técnico Léo Figueiró comandou um treino aberto de basquete do Vasco, nesta terça-feira (22), na NBA Store, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. O experiente treinador tem a missão de comandar uma equipe formada do zero, uma vez que o Cruz-Maltino está se reestruturando na modalidade para participar do NBB (Novo Basquete Brasil) na próxima temporada. Acima, assista ao depoimento completo do ex-jogador.

– É uma responsabilidade grande estar no processo de retomada do Vasco, temos que ter os pés no chão e alinhar bem as perspectivas. É um time que estava parado. A gente quer montar uma estrutura forte e mostrar um novo Vasco da Gama, com um projeto sustentável e responsável de basquete. Com isso, tem uma camisa do Vasco com um peso gigante, então temos que ter uma equipe aguerrida, compromissada e que vai honrar a camisa – disse o técnico após o encerramento das atividades.

– A gente tem que ter os pés no chão, porque quer crescer. Não queremos que o Vasco da Gama jogue um ano (no NBB) e fique mais três fora. Tem que ser passo a passo, sem pular etapas e com muita responsabilidade – acrescentou o treinador, semifinalista do NBB com o Botafogo na temporada 19/20.

Durante o treinamento, Léo Figueiró focou bastante na parte defensiva. O comandante vascaíno deixou claro que o time não pode permitir arremessos sem contestação dos adversários. Ao final do treinamento, ele explicou as características que pretende implementar nesta nova equipe do Vasco.

– Vai ser uma equipe que vai jogar de maneira muito rápida, mas com muita inteligência. A gente procurou jogadores com QI de basquete para entender esse esquema. A defesa vai ser muito aguerrida, forte, para sermos competitivos. E o ataque, bem dinâmico – afirmou.

Experiência de Fabrício Russo

Para esse momento de reconstrução, o Vasco conta com um atleta muito experiente, Fabrício Russo. Com 15 temporadas disputadas no NBB, o ala-pivô de 38 anos quer ajudar no desenvolvimento dos jogadores mais jovens deste elenco.

– Tenho bastante rodagem, bastante experiência e aprendi um pouco com cada técnico e equipe. Esse time é uma mescla muito boa: tem jovens muito promissores e atletas com bagagem no NBB. A gente espera que esse conjunto dê muito certo, vamos apoiar esses meninos talentosos. Tenho certeza que vai dar liga esse trabalho que está se iniciando agora – analisou.

Fonte: Lance!

Comente

Veja também
Cauan Barros em treino do VascoCauan Barros em treino do Vasco
De volta ao Vasco, Cauan Barros se despede do Amazonas

Volante revelado na base do Vasco da Gama, Cauan Barros foi emprestado ao Amazonas, onde disputou a Série B deste ano.

Coutinho Garro Corinthians x Vasco
Vasco consolida péssimo momento e vê sonho da Libertadores cada vez mais distante

Vasco da Gama chegou a quarta derrota seguida no Campeonato Brasileiro e estacionou no meio da tabela, com 43 pontos.

Galdames em jogo contra o Corinthians
Vasco sofre atropelo relâmpago em ‘despedida’ de Paiva e já pensa em 2025

Vasco da Gama ainda sonha com vaga na Libertadores, mas tem esbarrado na limitação do elenco na reta final do Brasileiro.

Pedrinho, presidente do Vasco
Vasco acelera procura e quer técnico de peso para 2025

Vasco da Gama demitiu Rafael Paiva após a derrota para o Corinthians e já busca treinador de renome para a próxima temporada.

Rafael Paiva em Vasco x Athletico-PR
Confira os fatores que levaram Rafael Paiva a ser demitido do Vasco

Rafael Paiva foi dispensado do comando técnico do Vasco da Gama após a quarta derrota seguida do Cruzmaltino no Campeonato Brasileiro.