Sem perder há 3 jogos, Vasco apresenta evolução sob o comando de Ramón Díaz

Vasco da Gama conseguiu uma sequência de jogos sem derrota no Campeonato Brasileiro e subiu na tabela da competição.

Ramón Díaz durante o jogo contra o Athletico-PR
Ramón Díaz durante jogo contra o Athletico-PR (Foto: André Durão)

O Vasco conquistou sete pontos nos últimos três jogos – antes, havia sido nove em 16 rodadas. Nas cinco partidas com Ramón Díaz, foram duas vitórias, duas derrotas e um empate. A equipe está sem perder há três confrontos, algo inédito neste Campeonato Brasileiro. É consenso que o treinador mudou o astral do time, mas a que se deve os melhores resultados?

A chegada do argentino trouxe duas mudanças cruciais para a retomada do Vasco no Brasileirão. Uma passa pela questão tática e outra pelo aumento da confiança.

Na parte tática, os treinos de Ramón Díaz são bem diferentes dos de Maurício Barbieri. Não é demérito do antigo treinador, apenas modelos distintos de trabalho. Barbieri também era elogiado no Vasco pelos treinos intensos e duradouros.

Enquanto Barbieri é adepto ao jogo de posição, Ramón Díaz não tem um modelo fixo e muda a estratégia de acordo com o que o jogo pede. “A diferença é visível”, descreveu uma pessoa do clube ao ge.

– Quando você muda o comando mudam muitas coisas – respondeu o atacante Serginho, após o jogo contra o Atlético-MG, quando perguntado sobre qual seria o ponto de virada do Vasco.

As atividades do argentino costumam demorar menos, mas com uma intensidade maior. A responsabilidade é dividida com o auxiliar técnico Emiliano Díaz. O filho de Ramón ajuda a orientar os treinos, explica o que quer e fica responsável também pelo estudo dos adversários. Mas, obviamente, a definição da estratégia precisa do aval do pai.

Com um nível de exigência muito alto, Ramón e sua equipe controlam as brincadeiras ao longo das atividades táticas e técnicas e cobram atenção do elenco a todo momento. Os frutos têm sido colhidos rodada a rodada.

– É um processo. Desde que o professor Ramón e a comissão técnica chegaram, tem um processo sendo feito. As coisas vão se encaixando, demora um pouco mais encaixar uma coisa ou outra. Processo normal – afirmou o goleiro Léo Jardim depois da vitória sobre o Galo.

Os treinos da nova comissão costumam ainda ter mais momentos individuais com os jogadores. As conversas particulares ficam a cargo de Ramón, que tem o “dom” de atingir os atletas. Aí entra a mudança no nível de confiança do elenco do Vasco. Exemplo claro é Zé Gabriel, que foi “recuperado” pelo treinador e cresceu de produção nos últimos três jogos.

Ramón chegou e mudou o dia a dia do departamento de futebol. Participou de algumas contratações, que se encaixaram muito bem no time, e melhorou o ambiente do Vasco. Trouxe o torcedor para perto do clube novamente. A evolução renova a esperança por dias melhores no Brasileirão.

Fonte: Globo Esporte

Mais sobre:Ramón Díaz
Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
Comente

Veja também
Edmundo é ídolo do Vasco
Edmundo projeta o Vasco ‘nas cabeças’ com troca no comando da SAF

O ídolo do Vasco da Gama, Edmundo, se mostrou bastante otimista com a possível troca de comando na SAF vascaína.

José Roberto Lamacchia e Leila Pereira
Rumores sobre Crefisa e Vasco agitam política do Palmeiras

A oposição do Palmeiras manifestou insatisfação com os rumores, enquanto Leila Pereira, presidente e dona da Crefisa, se defende.

Álvaro Pacheco, possível novo técnico do Vasco
Saiba quais são os profissionais que chegam ao Vasco com Álvaro Pacheco

Próximo de ser anunciado, o técnico Álvaro Pacheco chegará ao Vasco da Gama com uma comissão técnica própria com quatro integrantes.

Josh Wander durante entrevista em visita ao Rio de Janeiro
777 Partners contrata grande escritório no RJ para recorrer de liminar

A 777 Partners está se preparando para tentar derrubar a liminar que a tirou o poder sobre a SAF do Vasco da Gama.

Lúcio Barbosa durante apresentação da Betfair no Vasco
SAF pede adiantamento ao Vasco e aguarda dinheiro da Betfair para fluxo de caixa

Com o caixa esvaziado, a SAF do Vasco da Gama está no aguardo de recursos para não passar por problemas nos pagamentos de compromissos.