Vasco atuou 9 vezes no Maracanã em 2023; veja número de jogos no estádio no ano

Das nove partidas disputadas no Maracanã na atual temporada, o Vasco da Gama jogou como mandante em cinco.

Torcida do Vasco no Maracanã
Torcida do Vasco no Maracanã (Foto: Matheus Lima/Vasco da Gama)

Após mais uma semana de polêmicas e disputas judiciais sobre o uso do Maracanã, o debate sobre as condições do gramado do estádio voltaram à tona. O Fluminense enfrenta o Olimpia nesta quinta-feira, pela Conmebol Libertadores. No fim de semana, houve dois jogos no estádio.

O tema é o principal entrave na discussão entre os concessionários provisórios Flamengo e Fluminense e o Vasco, que busca entrar na administração do Maracanã. O uso está concedido à dupla Fla-Flu sem concorrência pública desde abril de 2019.

Na partida entre Vasco e Atlético-MG, no domingo, as chuvas deterioraram ainda mais o gramado, que já havia sido alvo de críticas, como as de Sampaoli, e até motivo de briga entre Gabigol e Marcos Braz. Em meio ao debate sobre a quantidade de jogos no estádio, o ge fez um levantamento para responder às seguintes perguntas: quantos jogos o Maracanã recebeu em 2023? Quantos foram em dias seguidos? Veja abaixo.

Quantos jogos foram realizados no Maracanã?

Em 2023, o estádio foi utilizado para 55 partidas de futebol. A primeira foi no dia 12 de janeiro, na vitória do Flamengo sobre o Audax pelo Campeonato Carioca, após 61 dias do último jogo oficial realizado em 2022 (Flamengo 1 x 2 Avaí). Nesses dois meses sem partidas, o estádio recebeu o Jogo das Estrelas, de Zico, no fim de dezembro. Da primeira partida de 2023 para cá, são 221 dias – uma média de um jogo a cada quatro dias.

Entre todos os estádios que recebem jogos da Série A no Brasil, o Maracanã é o que mais recebeu partidas em 2023, com larga diferença para o Independência, de Belo Horizonte.

Estádios da Série A que mais receberam jogos em 2023

Estádios – Jogos

  • Maracanã – 55
  • Independência – 38
  • Morumbi – 27
  • Neo Química Arena – 25
  • Hailé Pinheiro (Serrinha) – 25
  • Castelão (CE) – 24
  • Allianz Parque – 24
  • Beira-Rio – 23
  • Vila Belmiro – 23
  • Arena do Grêmio – 22
  • Mineirão – 22
  • Itaipava Arena Fonte Nova – 22
  • Arena Pantanal – 20
  • Nabi Abi Chedid – 20
  • Couto Pereira – 19
  • Nilton Santos (Engenhão) – 18
  • Arena da Baixada – 18
  • Raulino de Oliveira – 13
  • São Januário – 11
  • Mané Garrincha – 9

O Flamengo é quem mais atuou no Maracanã em 2023. São 31 jogos no estádio este ano, sendo 27 deles como mandante. O Fluminense é o segundo time com mais jogos: são 27 partidas no estádio, com 23 com o mando de campo. O Vasco é a terceira equipe que mais jogou no Maracanã, com nove partidas (mandante em cinco). O Botafogo, por exemplo, atuou três vezes no estádio: todas como visitante contra cada um dos rivais do Rio de Janeiro.

Quantos foram em dias seguidos?

Em abril deste ano, a Greenleaf, empresa responsável pela manutenção do gramado, alegou em laudo solicitado pelo Consórcio que é “necessário o respeito a um intervalo mínimo de 72 horas entre partidas”.

Ao todo, seis partidas foram realizadas um dia depois de outra no mesmo estádio. A primeira, nessas condições, foi nas semifinais do Campeonato Carioca. O Fluminense entrou em campo no sábado, dia 18 de março, às 16h, e o Vasco enfrentou o Flamengo, no dia seguinte, às 19h.

Na segunda ocasião, no dia 19 de abril, o Flamengo entrou em campo pela Libertadores contra o Ñublense, um dia depois do Fluminense receber o The Strongest, pela mesma competição. Na mesma semana, o Fluminense enfrentou o Athletico no Brasileirão, no sábado, dia 22, e o Vasco jogou contra o Palmeiras, no domingo. Do dia 16 até o 23, domingo a domingo, foram cinco partidas no estádio.

Em junho, o Fluminense enfrentou o Bragantino no domingo, dia 4, e o Vasco mandou o jogo contra o Flamengo no Maracanã, no dia seguinte. No fim do mês, mais uma dobradinha Fla-Flu no estádio: dia 27, terça-feira, Fluminense e Sporting Cristal, e na quarta,Flamengo e Aucas.

O último caso de um jogo após o outro foi neste fim de semana. O Fluminense, no sábado, recebeu o América-MG. No dia seguinte, o Vasco enfrentou o Atlético-MG. Com as chuvas, houve formação de poças dentro da área dos goleiros e a deterioração do gramado. O estado da grama preocupa o Fluminense para o jogo contra o Olimpia, pela Libertadores, que acontece nesta quinta-feira.

O que está sendo feito para a melhora?

Flamengo e Fluminense enviaram representantes ao Maracanã nesta segunda-feira para avaliar as condições do gramado. Correndo contra o tempo, a Greenleaf, empresa que cuida da grama, iniciou o trabalho de recuperação.

A operação está sendo descrita como “intensa”, já que o estado do gramado após Vasco x Atletico-MG ficou castigado. Foram dois jogos em menos de 15h, o que causou excesso de pisoteio, e a chuva aflorou os problemas.

Nesta segunda se iniciou o trabalho intenso para recuperar. Cerca de cinco operações foram feitas ao longo do dia, entre elas, cortes rotativos e descompactação para a aeração no campo, de forma que a grama absorva melhor os nutrientes. No fim do dia, uma adubação para que a grama volte a crescer mais rapidamente.

A programação continuará entre terça e quarta-feira. O próximo passo é o enxerto nas áreas que abriram buracos. Depois, mais pulverização com nutrientes pesados para minimizar os danos causados. A expectativa é que o gramado apresente uma melhora até a partida do Fluminense, pela Libertadores.

Fonte: Globo Esporte

Mais sobre:Maracanã
Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
Comente

Veja também
Jogadores do Vasco em treino no CT Moacyr Barbosa
Paralisação do Brasileiro pode ser benéfica para o Vasco

Com duas rodadas paralisadas, o técnico Álvaro Pacheco terá tempo para desenvolver seu trabalho no Vasco da Gama.

Reunião do Conselho Deliberativo do Vasco
Oposição cobra transparência ao Vasco após reassumir controle da SAF

Conselheiros de oposição reclamaram da falta de aviso e diálogo interno no Vasco da Gama sobre a investida na Justiça contra a 777 Partners.

Lúcio Barbosa em coletiva após a permanência do Vasco
SAF negociava antecipação de aportes da 777 antes de liminar da Justiça

Com problemas de fluxo de caixa, a SAF negociava a antecipação dos aportes junto a 777 Partners para colocar as contas em dia.

José Roberto Lamacchia e Leilão Pereira são casados há muitos anos
Conheça José Lamacchia, dono da Crefisa, interessado na Vasco SAF

José Roberto Lamacchia, dono da Crefisa, está interessado em comprar a parte da 777 Partners na SAF do Vasco da Gama.

Álvaro Pacheco, técnico português cogitado no Vasco
Álvaro Pacheco pretende estrear pelo Vasco contra o Fortaleza

O técnico Álvaro Pacheco, que chega ao Rio de Janeiro neste domingo, tem a intenção de estrear pelo Vasco da Gama de imediato.