Retrospecto mostra se luta do Vasco por jogos no Maracanã se justifica; veja

O Vasco da Gama conquistou duas vitórias, cinco empates e sofreu uma derrota nos últimos jogos disputados no Maracanã.

Jogadores do Vasco no Maracanã
Jogadores do Vasco no Maracanã (Foto: Daniel Ramalho/Vasco)

Após mais uma batalha judicial, o Vasco conseguiu a liberação das autoridades para atuar no Maracanã contra o Atlético-MG. Assim, voltará a ter público como mandante após dois meses e quatro jogos em razão de uma punição do STJD e da interdição de São Januário. Mas será que a insistência vale, esportivamente, todo o reforço do clube?

Para responder este questionamento, o Jogada10 decidiu relembrar as últimas partidas disputadas pelo clube no estádio contra equipes de fora do Rio de Janeiro. Ou seja, não entram na conta os clássicos que tradicionalmente ocorrem por lá.

A última memória é deste mesmo Brasileirão, no empate em 2 a 2 com o Palmeiras. Em outros anos, sem necessidade de ir à Justiça para usar o Maracanã, houve frustração na luta contra o rebaixamento e até confirmação de acesso à Série A em jogo dramático.

Últimos jogos do Vasco como mandante no Maracanã

Vasco 2 x 2 Palmeiras (Brasileirão 2023) – Embalados pela vitória diante do Atlético-MG na estreia, cerca de 60 mil torcedores marcaram presença no Maracanã para segunda rodada do Brasileirão. O Vasco, afinal, estava enfrentando um dos principais times do futebol brasileiro. Abriu 2 a 0, com Pec e Pedro Raul, mas sofreu o empate.

Vasco 0 x 0 Sport (Brasileirão Série B 2022) – Uma vitória seria determinante para as pretensões de ambos os lados na tabela, de olho no acesso. O empate, por sinal, deixou Vasco na segunda colocação e fez Sport cair para sexta posição.

Vasco 1 x 0 Cruzeiro (Brasileirão Série B 2022) – Ambos eram apontados como os principais clubes e candidatos ao título da Série B. O Gigante da Colina estava na terceira colocação do campeonato. A Raposa, no entanto, era líder isolada da competição. O atacante Getúlio, marcou, de peixinho, o gol da vitória, para a explosão de mais de 55 mil vascaínos.

Vasco 1 x 1 Chapecoense (Brasileirão 2019) – Os clubes se enfrentaram pela última rodada da Série A. O Vasco, assim, se despediu da competição no 12° lugar da tabela, mas a torcida lotou o estádio de novo. A Chapecoense, contudo, já estava rebaixada para a Segunda Divisão.

Vasco 0 x 3 Santos (Brasileirão 2018) – O Cruz-Maltino vinha de uma sequência de resultados negativos e buscava uma vitória dentro de casa para fazer as pazes com a torcida. O Santos, por outro lado, vivia uma situação mais confortável. No fim, frustração nas arquibancadas.

Vasco 1 x 1 Coritiba (Brasileirão 2017) – Embalado, o Vasco buscava uma vitória dentro de casa para entrar no G7 e sonhar com a vaga na Libertadores (que, no fim das contas, acabou levando). O Coritiba, no entanto, estava na zona de rebaixamento, mas mesmo assim conseguiu arrancar um empate no Maracanã.

Vasco 1 x 1 Vitória (Brasileirão 2017) – As equipes se enfrentaram na fase final do campeonato. O Vasco se aproximada da vaga na Libertadores, mas, com o empate, seguiu na oitava colocação. O gol cruz-maltino foi do zagueiro Breno.

Vasco 2 x 1 Ceará (Brasileirão Série B 2016) – Os dois clubes duelaram pela última rodada da competição. O Gigante da Colina precisava apenas de uma vitória para subir para Série A do Brasileirão. Mesmo depois da classificação, os torcedores vaiaram os jogadores cruz-maltinos pela campanha irregular na competição. Os gols foram do centroavante Thalles, que faleleceu três anos depois.

Números do Vasco nestes oito jogos – duas vitórias, cinco empates e uma derrota (47% de aproveitamento), com apenas oito gols marcados e nove sofridos.

Média de público acima de 50 mil

Fica claro que o clube tem aproveitado os jogos de maior apelo para tentar conquistar vitórias importantes. Contudo, nem sempre as conseguiu. Apesar dos tropeços, por sua vez, os vascaínos sempre cumpriram seu papel. Afinal, o Cruz-Maltino teve uma média de público superior a 50 mil pessoas. A partida contra Chapecoense em 2019, inclusive, registrou mais de 67 mil torcedores no Maracanã.

Desta vez, diante do Galo, às 11h de domingo, não será diferente. A torcida comprou todos os ingressos em menos de 20 horas. Além da saudade de estar na arquibancada e apoiar o time, o pacote de reforços da janela do meio do ano animou muitos cruz-maltinos, principalmente com o francês Dimiri Payet. O meia, aliás, vai saudar o público no gramado antes de a bola rolar.

Razões das batalhas pelo Maracanã

O Vasco, desde a entrada da SAF, tem travado brigas com Flamengo e Fluminense na Justiça pelos direitos de utilização do Maracanã. Os rivais, afinal, são responsáveis pela administração do estádio por meio de uma permissão de uso renovada sete vezes. Assim, os dirigentes rubro-negros e tricolores vêm atestando contra os impactos negativos do uso excessivo do gramado.

O Cruz-Maltino, no entanto, defende que o local é um bem público do Estado e deve ser utilizado em igualdade de condições pelos clubes cariocas. Ainda mais sem uma licitação formal em curso. Inclusive, a 777 Partners já avisou que tem uma proposta para administrar o Maracanã e permanece à espera de uma solução das autoridades.

Fonte: Jogada 10

Mais sobre:Maracanã
1 comentário
  • Responder

    O pivor disso tudo é o bunda mole Cláudio Castro que envez de agir como funcionário público e governo pra o Rio, ele quer governar pra o seu interesse próprio.
    O Maracanã é de todos ele tá sempre favorecendo o flamengo.

Comente

Veja também
Jogadores do Vasco contra o Madureira
Próximos jogos do Vasco da Gama

Veja os próximos jogos da equipe do Vasco da Gama que serão disputados em vários campeonatos na próxima temporada.

Caio Ribeiro, comentarista da Globo
Caio Ribeiro critica queda de rendimento do Vasco e comenta saída de Paiva

Comentarista Caio Ribeiro concorda com demissão de Rafael Paiva e fala sobre momento atual do Vasco da Gama.

Galdames em ação pelo Vasco contra o Palmeiras
Chega de mulas cansadas! É hora de sacodir a poeira no Vasco

Em péssimo fim de ano, o Vasco da Gama precisa começar o processo de reformulação antes mesmo do término da temporada.

Lucas Piton conversa com Felipe no treino do Vasco
Felipe se torna o 14º ex-jogador do Vasco a comandar a equipe; veja a lista

No recorte deste século, Felipe será o 14° ex-jogador a assumir o comando do Vasco da Gama; veja outros nomes.

Pedrinho e Felipe no Maracanã
Saiba os motivos que fizeram Pedrinho apostar em Felipe para técnico do Vasco

Presidente do Vasco da Gama, Pedrinho demitiu Rafael Paiva e elegeu Felipe como interino para as últimas rodadas do Campeonato Brasileiro.