Estreia de Payet pelo Vasco deve ser contra o Bahia
Ainda precisando se recondicionar fisicamente, francês tem até o dia 25 de agosto para ser inscrito pelo Vasco da Gama.
Dimitri Payet está no Rio de Janeiro. O meia desembarcou nesta manhã e vestiu a camisa do Vasco já no aeroporto do Galeão, onde teve o primeiro contato com a torcida. De lá foi para o hotel e, ainda nesta quarta, vai realizar exames médicos. O vascaíno quer saber quando o meia poderá estrear.
Depois de aprovado nos exames, Payet vai assinar o contrato definitivo, válido até julho de 2025. Mas o processo de inscrição no Campeonato Brasileiro ainda vai demorar um pouco, porque é mais complexo do que a dos atletas sul-americanos contratados este ano pelo Vasco.
A documentação de Payet passa pela emissão de CPF e certidões de antecedentes criminais em todas as esferas. Depois, o clube pede a publicação do pedido de visto do jogador no diário oficial. No caso de jogadores dos países vizinhos, o Vasco consegue agilizar no Rio por causa do acordo do Mercosul. Na situação do meia francês, a liberação passa pelo Ministério da Justiça e do Trabalho, e o clube precisa ir até Brasília em um processo que demora alguns dias.
O planejamento é acelerar o processo e tentar inscrevê-lo até o dia 25 de agosto, uma sexta-feira, antevéspera do jogo contra o Palmeiras, no Allianz Parque, mas é improvável que toda a documentação fique pronta a tempo. Dessa forma, é mais seguro que tudo esteja certo para que ele fique à disposição contra o Bahia, no dia 3 de setembro, na Arena Fonte Nova. O Vasco pode fazer trocas na lista de inscritos do Brasileirão até o dia 15 de setembro.
Enquanto isso, Payet vai se recondicionando fisicamente no Vasco. O último jogo do francês pelo Olympique de Marselha foi no dia 14 de maio. Há uma preocupação do torcedor com a questão física por ele já ter 36 anos e ter jogado pouco este ano (11 jogos – 4 como titular). Justamente por não estar jogando, Payet decidiu deixar o Olympique. Profissionais que o acompanharam nos últimos anos acredita que o meia não demora a ficar à disposição.
De qualquer forma, com os exames médicos feitos e o contrato assinado, Payet se junta ao elenco do Vasco nesta semana para iniciar os trabalhos com o técnico Ramón Díaz, enquanto aguarda a regularização para poder estrear pelo clube.
No próximo domingo, o planejamento é que Payet tenha o segundo contato com a torcida, no Maracanã, em jogo contra o Atlético-MG, às 11h. O Vasco foi à Justiça para poder usar o estádio, conseguiu a liberação, mas o Flamengo recorreu, e o recurso será redistribuído nesta quarta. O clube confia em decisão favorável para começar a venda de ingressos.
Fonte: Globo Esporte