Vasco volta a competir e soma ponto fundamental na luta para deixar o Z4

Vasco da Gama empatou em 1x1 com o Red Bull Bragantino, na noite desta segunda-feira (14), pela 19ª rodada o Brasileiro. 

Lucas Piton em ação pelo Vasco contra o Red Bull Bragantino
Lucas Piton em ação pelo Vasco contra o Red Bull Bragantino (Foto: Daniel Ramalho/Vasco da Gama)

Ao mesmo tempo em que teve um bom início de partida e poderia ter até ampliado a vantagem no placar nesta segunda-feira, o Vasco precisou saber sofrer no segundo tempo e segurou o Bragantino no Nabi Abi Chedid. Dá para dizer que o empate em 1 a 1, em jogo válido pela 19ª rodada do Brasileirão, foi um bom negócio para o time de Ramón Díaz.

Com a vitória sobre o Grêmio no domingo retrasado, o Vasco voltou a pontuar em duas rodadas seguidas depois de três meses. A última vez havia sido em maio, nos empates com Fluminense e Coritiba (quarta e quinta rodadas, respectivamente).

Os quatro pontos distanciaram a equipe do Rio da lanterna do campeonato e reduziram a distância para o primeiro clube fora da zona de rebaixamento, que é o Bahia, com 18. O Vasco (com um jogo a menos) agora tem 13. O desempenho está longe de ser perfeito, ainda há muito trabalho para ser feito, mas o time ao menos passa a impressão de ter voltado a competir.

Contra o Bragantino, que luta na parte de cima da tabela, perdeu apenas dois dos últimos 22 jogos na temporada e dificilmente desperdiça pontos em seus domínios, o Vasco de Ramón Díaz incomodou. A escalação foi a mesma da rodada passada, com exceção de Marlon Gomes no lugar de Praxedes (que não pôde atuar por questão contratual) e Vegetti na vaga de Sebastián Ferreira no ataque.

O centroavante argentino mostrou mais uma vez que será útil por motivos que vão além da presença na área: ele ganhou duelos aéreos e segurou a bola no ataque do Vasco no início da partida. Aos 26, recebeu de Gabriel Pec dentro da área e sofreu o pênalti que ele mesmo converteu para abrir o placar.

Em apenas 53 minutos com a camisa do Vasco, Vegetti por exemplo igualou o número de gols marcados no Brasileirão por Pedro Raul, o antigo dono da camisa 9.

Ainda no primeiro tempo, o Vasco teve boa chance com Gabriel Pec de fora da área e com Orellano, esta uma oportunidade claríssima em que faltou um pouquinho de capricho na finalização de perna direita do argentino. O lance poderia ter dado outra cara ao confronto – até porque, poucos minutos depois, o Bragantino empatou em cobrança de escanteio.

Sufoco no segundo tempo

Ramón Díaz voltou para o segundo tempo com Jair no lugar de Marlon Gomes, que estava com cartão amarelo. E logo aos oito minutos, insatisfeito com o rendimento do Vasco, enfileirou mais três substituições: Figueiredo, Puma e Galarza entraram nos lugares de Orellano, Robson Bambu e Lucas Piton, respectivamente.

As mudanças surtiram efeito contrário e colocaram definitivamente o Bragantino no jogo. O time perdeu o meio de campo e isolou Vegetti na frente, com rendimento muito ruim de Puma e atuações apagadas de Jair e Galarza, principalmente.

Por outro lado, o recuo da linha defensiva sublinhou apresentações muito segurar de jogadores como Gary Medel e Léo, talvez os melhores do Vasco na partida. Léo Jardim protagonizou defesas importantes para segurar o resultado, enquanto Vegetti e Gabriel Pec também merecem destaque.

Muito por conta do segundo tempo, o Bragantino terminou o jogo com 22 finalizações (mas só sete delas na direção do gol) contra apenas oito do adversário e 60% de posse de bola. Até algumas rodadas atrás, sob as mesmas circunstâncias, é possível dizer que o Vasco muito provavelmente não conseguiria segurar o resultado. Temos uma evolução, portanto.

Fonte: Globo Esporte

Comente

Veja também
Tabela do Campeonato Brasileiro 2025; veja a colocação do Vasco

Veja a colocação do Vasco da Gama no Campeonato Brasileiro 2025, e a tabela completa atualizada em tempo real.

Felipe elogia atuação do Vasco e comenta erro de Hugo Moura

Felipe ficou satisfeito com a atuação e destacou uma evolução importante da equipe em relação aos últimos jogos.

Felipe explica ausências de Coutinho e Vegetti e cita futuro no Vasco

Felipe explicou ausências de Vegetti e Coutinho contra o Palmeiras e garantiu que quer ajudar o Vasco em qualquer função.

Próximos jogos do Vasco da Gama

Veja os próximos jogos da equipe do Vasco da Gama que serão disputados em vários campeonatos na próxima temporada.

Felipe analisa derrota do Vasco contra o Palmeiras; veja a entrevista coletiva

O técnico interino Felipe gostou da atuação do Vasco contra o Palmeiras e disse que o resultado foi injusto.

Roger Flores revela torcida para que Vasco contrate Fernando Diniz

Comentarista da TV Globo, Roger Flores sinalizou sua preferência pela contratação de Fernando Diniz pelo Vasco da Gama.

João Victor revela ansiedade por chegada de novo técnico do Vasco

O zagueiro João Victor destaca trabalho de Felipe, mas espera que o Vasco da Gama acerta logo com o novo técnico.

Torcida do Vasco detona Hugo Moura por falha contra o Palmeiras

Erro individual de Hugo Moura dá vitória para o Palmeiras e torcida do Vasco da Gama detona volante pela falha na saída de bola.

Vasco participará da Copa Futam Internacional Sub-17, em Minas Gerais

O Vasco disputará a Copa Futam Internacional Sub-17 que acontece entre os dias 5 e 11 de maio, em São João del Rei, Minas Gerais.

Saiba por que Coutinho e Vegetti não jogaram contra o Palmeiras

Jogadores mais conhecidos do elenco do Vasco da Gama, Phillipe Coutinho e Vegetti ficaram de fora da partida contra o Palmeiras.