Vasco fará grande festa neste sábado para celebrar centenário dos Camisas Negras

Celebração pelos 100 anos dos Camisas Negras, um dos times mais icônicos da história do Vasco da Gama, será a partir das 9h, em São Januário.

Camisas Negras, time do Vasco da Gama campeão carioca em 1923
Camisas Negras, time do Vasco da Gama campeão carioca em 1923 (Foto: Arquivo Vasco)

O Vasco Gama vai realizar uma grande festa para lembrar um dos maiores títulos da sua rica história com os Camisas Negras, o Campeonato Carioca de 1923. No próximo sábado (12), São Januário vai contar com uma extensa programação para comemorar uma conquista do verdadeiro time do povo.

Há exatamente 100 anos acontecia a lendária conquista do Campeonato Carioca de 1923, o primeiro na história conquistado por um time formado com atletas pretos, pobres e operários, que romperam as barreiras do racismo no futebol brasileiro. E ai, o futebol começou a ser popularizado no país.

O Vasco se orgulha de ter entrado para a história socializando o esporte no Brasil com as classes mais baixas começando a praticar o então elitizado futebol e arrebatando paixões e dando a oportunidade de jovens de conquistar mundo com a bola rolando.

O convite da festa:

Convite sobre a comemoração pelo centenário dos Camisas Negras
Convite sobre a comemoração pelo centenário dos Camisas Negras

Agenda Centenário dos Camisas Negras Sábado, 12/8/23

  • 9h VascoTV: ”Camisas Negras, a História”, com o Professor Junior
  • 10h Inauguração da Exposição ”Centenário dos Camisas Negras”, no Espaço Experiência, em São Januário, com a presença de familiares de atletas do histórico time. A exposição estará aberta ao público a partir das 14h do dia 12/8, na programação regular do Tour da Colina • Homenagem aos familiares dos Camisas Negras • Entrega da Honraria Pai Santana a personalidades que se destacaram na luta contra o racismo • Apresentação de réplicas históricas dos uniformes de jogo dos Camisas Negras • Inauguração de placa de bronze em honra aos Camisas Negras
  • 12h Publicação nos veículos oficiais do Vasco de material histórico que conta a saga dos Camisas Negras, com documentos e fotografias ineditas de época. Divulgação do Manifesto ”Centenário dos Camisas Negras 1923-2023”.
  • 19h VascoTV: Especial ”Camisas Negras”

Fonte: Rádio Tupi

Mais sobre:Camisas Negras
2 comentários
  • Responder

    Bela homenagem!!!!
    Vasco tem história raíz da igualdade.
    Força Vasco!!!

  • Responder

    Eu sinto muito orgulho em ter escolhido o Clube de Regatas Vasco da Gama para ser o clube para torcer e, isto aconteceu em 1950 quando acompanhado de uma irmã mais velha ,fui a uma loja de material escolar para comprar material já que começaria a minha jornada nos bancos escolares .Em cima do balcão estavam os cadernos tendo nas capas os escudos dos clubes do Rio e na contra capa um gráfico do Estádio do Maracanã que seria inaugurado meses depois pelo campeonato Mundial em que estaria um meio conterrâneo o grande Friaça que faleceu em um hospital em minha cidade Itaperuna .Os escudos eram bonitos como o do Bangu ,América , Madureira , mas o que me cativou foi o que apresentava uma caravela e a famosa Cruz de Malta ,foi o que si pode chamar amor a primeira vista ,me apaixonei e , até hoje cultivo este sentimento e , no inicio não sabia que estava escolhendo um clube entre tantos tinha e tem uma historia maior do que todos os outros ,um clube que não si limitou a fazer esta historia brilhante que nenhum outro tem nos gramados , estendeu seu poder na área ,politica , social e racial ,quebrando todos os protocolos e igualando ricos e pobres ,brancos e negros ,empresários e operários .Parabéns aos CAMISAS NEGRAS que há cem anos abriu as portas para popularizar a maior paixão do ser humano , o futebol e foi este CLUBE DE REGATAS VASCO DA GAMA que abriu as portas para que toda as camadas da população tivessem a liberdade de torcer para seu clube de preferência e , assim negros ,pobres ,operários pode escolher um clube para torcer .Sou sim orgulhoso , Sou VASCAÍNO desde os meus sete anos .

Comente

Veja também
Treino do Vasco no CT Moacyr Barbosa
Vasco tem dificuldades para encontrar zagueiros no mercado

A diretoria do Vasco da Gama ainda prioriza a chegada de mais dois zagueiros para reforçar o setor, que foi criticado em 2024.

Serginho em treino do Vasco
Serginho recusa proposta de clube da Turquia

Aos 29 anos, o atacante Serginho tem mais um ano de contrato com o Vasco da Gama e participa da pré-temporada do Clube.

JP estreia pelo profissional do Vasco
Saiba como o Vasco pode aproveitar o elenco no Carioca

Jogadores da base e atletas que retornaram de empréstimo miram oportunidade para se destacar pelo Vasco no Carioca.

Bruno Henrique foi flagrado cantando
Outro patamar? Bruno Henrique é visto cantando hit do Vasco com Coutinho em festa

Craque do Flamengo, Bruno Henrique foi flagrado ao lado de Coutinho em uma festa entoando a música “A Barreira vai virar baile”.

Vegetti em jogo contra o Cuiabá
Vegetti entra em rota de colisão com Pedrinho e pode deixar o Vasco

Artilheiro do Vasco da Gama nas duas últimas temporadas, Vegetti anda insatisfeito com promessas não cumpridas pela diretoria Cruzmaltina.