Ataque, defesa e 100%: os números da liderança do Vasco no Brasileirão
Além da 1ª posição, o Vasco da Gama está liderando algumas estatísticas importantes nesse começo de Campeonato Brasileiro.
Talvez nem o torcedor mais otimista imaginaria um começo de Campeonato Brasileiro assim do Vasco da Gama. Desde a edição de 2012 que o Gigante não vencia as suas três primeiras partidas dentro da competição.
Já se foram quatro rodadas, mas o Vascão esteve em campo em apenas três. O motivo é que o jogo contra o Palmeiras, no Allianz Parque, que seria a estreia, acabou adiado por causa da decisão do Campeonato Paulista.
Apesar do jogo a menos, o Vasco está na liderança da competição. São os mesmos 9 pontos de Internacional e Atlético-MG, mas o Gigante leva vantagem graças ao saldo de gol, critério que foi superado nos acréscimos da vitória por 3×0 sobre o Ceará.
O momento do Vasco não se resume apenas ao primeiro lugar na tabela. Como mostra um levantamento feito pelo Twitter Fut Poetas, o Cruzmaltino aparece também como a equipe no topo das estatísticas, com o melhor ataque (07), melhor defesa (01), melhor saldo de gol (06), único com 100% de aproveitamento, e ainda possui dois jogadores na artilharia.
Sobre os artilheiros, são o atacante Germán Cano e o volante Fellipe Bastos, ambos com três gols marcados. Eles estão empatados na artilharia com o meio-campista Nenê, do Fluminense, e os atacantes Marinho, do Santos, e Paolo Guerrero, do Internacional. Este último, no entanto, se lesionou e não joga mais em 2020.