Relembre histórias de Dedé com a camisa do Vasco

Ídolo do Vasco da Gama, o zagueiro Dedé anunciou a aposentadoria dos gramados nesta terça-feira, aos 35 anos.

Dedé em ação pelo Vasco contra o São Paulo pelo Brasileirão 2012
Dedé em ação pelo Vasco contra o São Paulo pelo Brasileirão 2012 (Foto: Marcelo Sadio/Vasco.com.br)

Apesar de algumas rusgas recentes, o zagueiro Dedé, que anunciou sua aposentadoria do futebol nesta terça-feira, aos 35 anos, deixará saudades na memória do torcedor do Vasco. O jogador viveu o momento de ascensão na carreira, quando foi revelado para a elite do futebol brasileiro, no time de 2011 do cruz-maltino, uma das últimas equipes de grande destaque do clube.

Com a camisa do Vasco, Dedé conquistou a Copa do Brasil de 2011, último título nacional do Vasco e ganhou o apelido de “Mito”. Naquele tempo histórico, fazia de tudo: era muito forte nas bolas aéreas e no um contra um, além de ser muito perigoso no ataque — chegou até a marcar gol de falta. Não à toa, chegou à seleção brasileira.

Mas também viveu um período complicado em seu início: em 2010, machucou Carlos Alberto, então referência técnica do time, durante um treinamento. Quase foi dispensado, mas ficou e trilhou caminho de idolatria. Relembre esses e outros episódios de Dedé no Vasco.

Quase dispensa após machucar Carlos Alberto

Era fevereiro de 2010 e o Vasco treinou às vésperas da semifinal da Taça Guanabara, contra o Fluminense. O meia Carlos Alberto era capitão e referência do tempo quando dividiu uma bola com o jovem zagueiro Dedé, pouco conhecido no futebol. Acabou quebrando um dedo do pé e ficou fora da partida. Dedé virou alvo de muitos xingamentos.

O zagueiro havia chegado por concessão do Volta Redonda no ano anterior, e o episódio por pouco não impediu a renovação do contrato do zagueiro, bem visto internamente. Acabou ficando e no início de 2011, já era titular indiscutível do técnico comandado por Ricardo Gomes.

— Tudo vira forma de motivação. Passei por muita coisa ruim. Ouvi boatos de que seria dispensado, depois tive uma proposta do futebol coreano e quase saí. Eu era a última opção, mas sempre acreditei — afirmou o zagueiro em entrevista ao site ge na época.

63º maior brasileiro de todos os tempos

A idolatria dos vascaínos por Dedé era tanta que extrapolava os gramados. Em 2012, a emissora SBT promoveu uma eleição dos 100 maiores brasileiros de todos os tempos, cujos resultados foram apresentados em um programa de TV.

A votação foi aberta ao público e não limitou nomes. Não deu outra: os sempre engajados torcedores do cruz-maltino colocaram Dedé na lista, na 63ª colocação, à frente de nomes como Garrincha, Chacrinha, Romário, Lampião, Ronaldinho Gaúcho, Cazuza e Tom Jobim.

Neymar sem bolso

Em 2011, Neymar era o grande nome e sensação do futebol brasileiro. O Santos do atacante (hoje no PSG) foi a São Januário enfrentar o Vasco, que seria vice-campeão brasileiro em 2011. Não deu para Ney: o cruz-maltino venceu por 2 a 0 com uma das melhores atuações de Dedé com a camisa do Vasco. O zagueiro marcou o segundo gol e anulou completamente o então camisa 11 do Santos.

O jogo ficou marcado por uma reportagem da TV Globo que mostrava Neymar saindo de campo sem falar com a imprensa quando um torcedor gritou das arquibancadas que já se esvaziavam: “Ficou no bolso do Dedé, hein, primo?”.

Vascaíno zoa Neymar após confronto com Dedé

“Mito, Dedéckenbauer” e campanhas

Na época vivendo uma situação financeira delicada, o Vasco viu o interesse em Dedé crescer no futebol europeu. Foram várias as campanhas exaltando o zagueiro para que o “Mito” ou “Dedéckenbauer”, como era chamado, não deixasse São Januário. A principal delas, em 2011, foi a “não se vende Dedé”.

O zagueiro só deixou o cruz-maltino em abril de 2013, quando o Vasco acertou sua transferência ao Cruzeiro por cerca de R$ 14 milhões. Depois, passou por Ponte Preta e Athletico.

Com a camisa do Vasco, Dedé fez 160 jogos e marcou 19 gols.

Fonte: O Globo

Mais sobre:Dedé
Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
Comente

Veja também
Keiller é anunciado pelo Vasco
Relacionados do Vasco contra o Vitória

Confira abaixo os jogadores relacionados do Vasco da Gama para a partida contra o Vitória neste domingo, pelo Brasileiro.

Álvaro Pacheco, técnico português cogitado no Vasco
Vasco encaminha contratação de Álvaro Pacheco

O técnico Álvaro Pacheco aceitou o contrato de um ano do Vasco da Gama, com metas para renovar por mais um.

Camisa do Vasco terá patch em apoio ao Rio Grande do Sul
Vasco usará camisa com patch e leiloará em prol do Rio Grande do Sul

Com o dinheiro arrecadado no leilão das camisas, que serão autografadas, será destino a ajudar às vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul.

Mavi comemorando gol pelo Vasco
Vasco se classifica para a 3ª fase do Brasileiro Feminino A3; Andressa comemora

As meninas do Vasco derrotaram o Pinda por 4×0, e se classificaram para a terceira fase do Campeonato Brasileiro A3.

Jogadores do Vasco em São Januário
Dia de Vasco! Gigante enfrenta o Vitória às 18:30 em São Januário

O Vasco da Gama conta com a força da torcida para vencer o Vitória para se reerguer no Campeonato Brasileiro.