Opinião: Pedro Raul e a pior atuação de um centroavante que vi pelo Vasco

O atacante Pedro Raul foi um dos piores em campo na derrota do Vasco da Gama para o Botafogo, mas rendimento ruim não é de agora.

Pedro Raul lamenta pênalti perdido contra o ABC
Pedro Raul lamenta pênalti perdido contra o ABC (Foto: André Durão)

Este texto é um breve desabafo, combinado com uma constatação. Desde o apito final de Botafogo 2×0 Vasco da Gama, há mais de 24h atrás, procuro em minha mente uma atuação tão ruim de um centroavante vestindo a camisa do Gigante.

Posso estar equivocado e sim ter visto piores, afinal vários atacantes ruins jogaram no Cruzmaltino ao longo dos últimos anos. Entretanto, o desempenho de Pedro Raul me chamou a atenção pela falta de qualidade. Parecia até um zagueiro adversário.

Perdi as contas de quantos contra-ataques o Camisa 9 matou. A bola chegava, batia e voltava. Em certo momento, no primeiro tempo, Marlon Gomes enfiou uma belíssima bola em profundidade, mas o centroavante sequer conseguiu dominar. Trata-se de um atleta que custou mais de R$ 10 MILHÕES!

Se por acaso o próprio Pedro Raul ou alguém conhecido ler este texto, saiba que não é um ataque pessoal. Por mais que as palavras sejam duras, que entenda como uma crítica construtiva. Não é de hoje que o atacante não joga bem. Quando foi seu último gol?

Eu respondo: no empate em 2×2 com o Fluminense, há sete partidas atrás. São dois gols em 13 rodadas de Campeonato Brasileiro. Cadê o vice-artilheiro da edição 2022? Foram 19 gols em 34 jogos pelo Goiás, atrás de Germán Cano, do Fluminense, com 26.

No ano passado inteiro, foram 26 gols em 50 partidas. Em 2023, pelo Vasco, são nove em 24 partidas. A média não é das piores se analisar de forma macro, mas trata-se de um reforço caro e que, inclusive, chegou a ser cotado na Seleção Brasileira na época.

Pedro Raul contra o Botafogo

  • 90 minutos em campo
  • 0 finalizações no alvo
  • 1 finalização fora do gol
  • 1/1 dribles certos
  • 36 toques
  • 11/21 passes certos (52%)
  • 2/7 duelos terrestres ganhos
  • 3/5 duelos aéreos ganhos
  • 16 posse de bola perdida
  • 3 faltas cometidas

* Dados do site SofaScore

Os números mostram um pouco do que foi a atuação de Pedro Raul, mas quem viu se preocupou ainda mais. Embora o Vasco tentasse cruzamentos muitas vezes durante o jogo, o centroavante não se sobressaía perante a defesa e muito menos por baixo. No entanto, ainda está em tempo de dar a volta por cima e ser o centroavante esperado.

Mais sobre:Pedro Raul
8 comentários
  • Responder

    Todo centroavante que hoje jogar no Vasco não vai dar certo, o time do vasco todos são ruins, cadê o camisa 10 ,pra arrumar esse meio de campo e municiar os atacantes , sou vascaino doente mas essa é pura realidade.

  • Responder

    O q não pode é continuar bancando de titular só pelo gasto q teve. Hoje ele é um reserva, não tem
    Condição alguma de jogar de titular. Agora querem bancar ele a todo custo só pelo q gastou, estão assinando o certificado da seria b.

  • Responder

    Gastaram mais de 100 milhoes de reais para trazer 15 jogadores.
    Para QUE? Se tivessem trazido tres no valor de 100 milhoes. O time hoje seria outro.
    Falta um armador, um defensor e um matador. Os demais os jovens dariam conta.
    Mas, deixar tamanha responsabilidade para os jovens é queimar uma carreia promissora.

  • Responder

    Na verdade, não houve disputas aéreas, ele só cabeceava as bolas que vinham na cabeça dele. O cara tem 1,84, se não me engano e nem se quer pula para disputar uma bola. até o Andrey, fazia gols de cabeça e ganhava no meio as bolas alçadas pelo goleiro ou zagueiros, pois o mesmo pulava, e não igual a esse poste de fiação elétrica.

  • Responder

    Parece que estava lendo a minha mente, sempre defendi o Pedro Raul, mesmo não fazendo gol, conseguia ter boas atuações, sendo uma referência no ataque, segurando a bola e fazendo o pivô, hj é um jogador sem vida e reclamão, não briga por uma bola, só quer bola no pé, mesmo assim quando recebe não consegue dominar, não consegui nem fazer uma pressão no ataque, os adversários saem jogando de frente do jeito que quiserem, tem centroavante maís velhos com muito mais vontade e gás, como é o caso do German Cano, sempre brigando no ataque e ajudando na defesa.
    Pedro Raul tá na hora de elevar o nível e mostrar o porque o Vasco te contratou.

  • Responder

    Pior de tudo é demitir Barbieri e colocar um técnico que está fazendo tudo igualzinho a ele. Ninguém merece isso…

  • Responder

    Série B não é um fantasma 👻, é uma realidade.

  • Responder

    Esse centroavante é o pior que o Vasco já teve em sua história não vale nada o Vasco gastou esse dinheiro atoa e pra recuperar vai ser difícil porque ninguém quer mais esse pereba que tão assistindo jogar esse Pedro Raul

Comente

Veja também
Vegetti em Vasco x Internacional
Vegetti não esconde vergonha ao comentar derrota do Vasco

O atacante Vegetti se disse envergonhado com a derrota e a situação do Vasco da Gama, e pede reação no próximo jogo.

Rafael Paiva durante jogo em São Januário
Vasco perde invencibilidade de 15 jogos em São Januário

O Vasco da Gama havia perdido uma partida em São Januário há mais sete meses, na goleada sofrida para o Criciúma.

Evander reforça o Portland Timbers, dos Estados Unidos
Evander assiste a jogo contra o Inter em São Januário e se coloca à disposição do Vasco

Revelado nas categorias de base do Vasco da Gama, Evander assiste jogo contra o Internacional e se coloca à disposição do Clube.

Galdames em ação pelo Vasco contra o Internacional
Vascaínos se revoltam com Galdames em derrota para o Internacional

Atuação do chileno Pablo Galdames irritou a torcida do Vasco da Gama na partida contra o Internacional, pela 34ª rodada do Brasileiro.

Mateus Carvalho em jogo contra o Grêmio
Mateus Carvalho recebe o 3º amarelo e não enfrenta o Corinthians

Pendurado para o jogo contra o Internacional, Matheus Carvalho recebe cartão amarelo e desfalca o Vasco da Gama contra o Corinthians.