Pressão muda de lado após último Vasco x Flamengo; Gigante tenta se reequilibrar

No últimojogo do Vasco da Gama contra o Flamengo, o rival encontrava-se pressionado diante do trabalho do técnico Vítor Pereira.

Vítor Pereira, técnico do Flamengo
Vítor Pereira, técnico do Flamengo (Foto: Fadel Senna/AFP)

Vasco e Flamengo se enfrentam nesta segunda-feira (5), no Estádio do Maracanã, pelo fechamento da 9ª rodada do Campeonato Brasileiro. As equipes vivem situações opostas no momento e também quando comparado ao último encontro entre os times.

A partida aconteceu pela semifinal do Campeonato Carioca, no dia 19 de março e teve o Flamengo como vencedor: 3 a 1 e vaga garantida na final. No entanto, o time de São Januário vivia um bom momento, com um time bem definido de 1 a 11 e com Barbieri com crédito diante do torcedor.

Do outro lado, quem convivia com uma pressão era Vítor Pereira, que acabou demitido após o vice para o Fluminense na final. Na ocasião, o próprio time rubro-negra ainda era uma incógnita, com muitas mudanças feitas pelo português e com nomes diferentes na escalação.

Com o dinamismo que marca o futebol brasileiro, nem três meses depois, os papéis se inverteram. O Vasco, na 19ª colocação do Brasileirão, não vence há sete jogos e vê Barbieri sendo muito criticado pela torcida. Em campo, por convocações e lesões, é raro ver o trio Rodrigo, Jair e Andrey, destaques contra os rubro-negros, atuando juntos.

No Flamengo, Jorge Sampaoli chegou e mudou o time de VP. Mescla o sistema com três zagueiros ou linha de quatro, deu chance para novos jogadores e barrou alguns. Atualmente, apesar de ainda estar longe do que pode render, o Flamengo tem uma base bem definida que é titular em boa parte dos jogos.

Wesley, Léo Pereira e Pulgar são exemplos claros. No último Vasco x Flamengo, Rodrigo Caio, que pouco atuou com Sampaoli, era o titular. Na direita, Varela era homem de confiança do português, enquanto o Wesley assumiu com o argentino a posição. A principal mudança veio no meio-campo.

Erick Pulgar era a última opção do setor com Vítor Pereira. Desde a chegada de Sampaoli, com quem trabalhou na seleção chilena, o camisa 5 se tornou titular absoluto e vem colecionando boas atuações.

Duas mudanças ainda não efetivas como as de cima, mas reforçam uma preferência de Sampaoli e que não acontecia com VP. No gol, Matheus Cunha assumiu a posição em virtude da má fase de Santos. Na frente, Pedro acabou no banco diante do Fluminense, algo que não existiu com VP.

Separados por sete pontos, Vasco e Flamengo buscam uma reação na tabela. O Flamengo, atualmente na oitava posição, quer se aproximar do líder Botafogo, que perdeu e está com 21 pontos. Um triunfo faz a diferença cair para cinco. Por outro lado, o Vasco mira respirar aliviado e acabar com o jejum sem vencer desde a abertura da competição.

Fonte: ESPN

Mais sobre:Flamengo
Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
Comente

Veja também
Álvaro Pacheco chega ao Rio de Janeiro
Álvaro Pacheco exalta o Vasco e projeta: ‘Voltar aos títulos’

O técnico português afirmou exaltou o Vasco da Gama e afirmou que ajudará a voltar ao patamar que merece.

Álvaro Pacheco chega ao Rio de Janeiro
Álvaro Pacheco chega ao Rio para assumir o Vasco e deixa recado à torcida

O técnico Álvaro Pacheco destacou a vontade muito grande de ajudar o Vasco da Gama e exaltou a força da torcida.

Álvaro Pacheco, possível novo técnico do Vasco
Brasileiro que ‘roubou’ boina de Álvaro Pacheco fala sobre perfil do técnico

Atacante Cassiano, que considera Álvaro Pacheco um pai, trabalhou com o novo treinador do Vasco da Gama no Vizela e no Estoril.

Álvaro Pacheco, técnico português cogitado no Vasco
Álvaro Pacheco revela expectativa para possível chegada de Coutinho ao Vasco

Novo técnico do Vasco da Gama, o português Álvaro Pacheco falou sobre a chance de trabalhar com Philippe Coutinho.

Adson em ação pelo Vasco contra o Flamengo
Adson pode ser titular no Vasco contra o Fortaleza

Atacante que tem sido muito pedido no time titular do Vasco da Gama, Adson deve pintar entre os onze iniciais contra o Fortaleza.