Saiba os planos do Vasco para quitar atrasos com jogadores e clubes

O Vasco da Gama está preocupado com a credibilidade e quer quitar dívidas com clubes e Andrey Santos para não arranhar imagem no mercado.

Executivos da 777 Partners no gramado do CT Moacyr Barbosa
Jorge Salgado e Josh Wander no gramado do CT Moacyr Barbosa (Foto: Daniel Ramalho/CRVG)

A credibilidade da SAF ficou em xeque com as notícias recentes sobre atrasos de alguns pagamentos. O Vasco não conseguiu quitar dentro do prazo parcelas de compra de jogadores e comissões de empresários. Também deve ao volante Andrey Santos. O plano do clube para colocar as contas em dia passa pela renegociação com os credores e a normalização do fluxo de caixa com o aporte da 777 Partners no segundo semestre.

– Esses rumores de dívidas no mercado com intermediários e com clubes é claro que atrapalha porque isso interfere na credibilidade do Vasco como marca. Uma credibilidade que a gente está mudando. Acredito que estamos mudando sim dentro desse mercado, mas que a gente ainda esbarra em problemas que são inerentes a outros clubes também – comentou o diretor esportivo Paulo Bracks em entrevista coletiva nesta semana.

– Temos pouquíssimos clubes superavitários no Brasil também, mas é óbvio que atrapalha em uma janela de contratação. Mas isso não vai impedir de fazer movimentos na próxima janela – acrescentou.

Renegociação

A primeira atitude do Vasco é o diálogo. A SAF procurou clubes como São Paulo, Corinthians, Lille, Nacional-URU e Atlético Tucumán-ARG para renegociar prazos e tentar um acordo. O receio é que os credores estrangeiros, principalmente, procurem a Fifa. Alguns empresários também ameaçam ir à Justiça – o clube pediu um tempo para acertar os pagamentos.

No caso de Andrey, o Vasco é cobrado por pouco mais de R$ 8 milhões referentes a duas parcelas da dívida pendente da venda do jogador para o Chelsea. O clube foi notificado por representantes do volante e também aposta no diálogo para contornar a situação.

A SAF atrasou ainda o pagamento de duas parcelas do Regime Centralizado de Execução, o RCE, em 2023. Agora, os pagamentos estão normalizados. Recentemente, o Vasco protocolou, na Justiça do Trabalho, um acordo feito com a comissão de credores para mudar a data limite dos depósitos mensais do RCE. O prazo passou a ser o dia 25 de cada mês – antes era dia 5.

Falta receita

Em março, o ge informou que o Conselho de Administração da SAF se reuniu para reanalisar as projeções de receitas, que na visão de alguns membros estavam baixas. Acontece que justamente a baixa arrecadação nos primeiros meses do ano atrapalharam o cumprimento dos prazos.

A precoce eliminação na segunda fase da Copa do Brasil, para o ABC, por exemplo, teve um impacto grande no orçamento, uma vez que o Vasco projetava avançar, ao menos, mais duas fases na competição. Além disso, as receitas de sócio-torcedor e de bilheteria não estão dentro do esperado, como informou o “Uol” primeiro. Isso comprometeu o fluxo de caixa.

– Vendemos um jogador na janela e tivemos uma discussão com parte dos credores do RCE que parte dessa receita deveria ir para eles. Isso travou e gerou uma segunda insegurança jurídica. Em seis meses de SAF, tivemos uma insegurança jurídica que me deu um transfer ban e a outra me tirou do RCE e cheguei a ter penhoras. Isso chega aos investidores – afirmou o CEO Luiz Mello durante participação no evento Jurisports, em Brasília, na última sexta-feira.

– Como eles podem fazer um investimento no Brasil se a cada hora tenho um problema jurídico diferente? São vários assuntos diferentes, mas que entram no mesmo bolso. Não tenho um fluxo normal e dependo do aporte do investidor – completou o dirigente.

A aposta do Vasco é que a situação seja normalizada no segundo semestre com novo aporte da 777 – em setembro, caem mais R$ 120 milhões nos cofres da SAF. Há também expectativa de mais receitas nos próximos meses.

Fonte: Globo Esporte

Comente

Veja também
Loide está fora do jogo contra o Lanús; Vasco atualiza sobre lesionados

Loide sentiu dores musculares na coxa esquerda e ficou fora da lista de relacionados, mas Adson e Lucas Oliveira estão de volta.

Relacionados do Vasco contra o Lanús pela Sul-Americana 2025

Confira a lista dos jogadores relacionados pelo Vasco da Gama para o jogo contra o Lanús, pela Sul-Americana.

Nome de Carille ganha força e Corinthians pode fazer proposta ao técnico

Após recusa de Tite, nome de Fábio Carille, técnico do Vasco, voltou a ganhar peso nos bastidores do Corinthians.

Vasco teve uma derrota nos últimos 26 jogos em São Januário; veja números

Com bom retrospecto atuando em São Januário, o Vasco da Gama contabiliza apenas uma derrota nas últimas 26 partidas; veja números.

Rayan projeta jogo contra o Lanús e pede apoio da torcida do Vasco

Em entrevista à Vasco TV, Rayan fala sobre expectativa para o jogo contra o Lanús e solicita apoio da torcida vascaína em São Januário.

Vasco pode contratar até 5 reforços em janela do meio do ano; veja posições

O Vasco da Gama já planeja a próxima janela de transferências, com possíveis contratações e saídas de jogadores.

Adversário do Vasco, Lanús não perde há 10 jogos

Apesar de ter oito empates no período, o adversário do Vasco da Gama, Lanús, está invicto há dez partidas na temporada.

Histórico entre Vasco e Lanús é recheado de emoções; relembre

O Vasco da Gama enfrenta o Lanús pela 3ª rodada da Sul-Americana 2025; relembre como foram os outros confrontos entre os times.

Casimiro analisa postura de Carille em clássico contra o Flamengo

Durante análise no seu canal, Casimiro elogia postura de Fabio Carille após empate do Vasco da Gama diante do Flamengo.

Vidente crava resultado de Vasco x Lanús

O vidente Luiz Filho afirmou que o Vasco da Gama poderá levar sustos durante a partida contra o Lanús, em São Januário.