Bola aérea: trunfo no ataque e pesadelo na defesa do Vasco

A bola aérea é o maior trunfo do ataque do Vasco da Gama, mas também passou a ser o maior problema quando o assunto é defesa.

Figueiredo durante o jogo contra o Fortaleza
Figueiredo durante o jogo contra o Fortaleza (Foto: Daniel Ramalho/Vasco)

Se o jogo aéreo é o principal recurso do Vasco no ataque, hoje, após a oitava rodada do Campeonato Brasileiro, o quesito virou problema para a zaga. Os dois gols sofridos na derrota por 2 a 0 para o Fortaleza (veja no vídeo abaixo), que manteve a equipe na zona do rebaixamento, deixaram evidente a dificuldade defensiva pelo alto.

No ataque, mais de 70% dos gols marcados pelo Vasco em 2023 foram a partir de jogada aérea – 24 dos 35 gols. O time iniciou o Brasileirão com um dos melhores aproveitamentos pelo alto no ataque. Além do bom retrospecto ofensivo, a equipe vascaína também tinha sofrido poucos gols nesse tipo de lance durante a primeira parte da temporada.

O quesito ainda funciona no ataque: dos oito gols marcados no Brasileirão, seis saíram de jogadas aéreas, o que representa 75% das vezes que o Vasco balançou as redes no campeonato.

Em contrapartida, o Vasco vem cedendo gols aos adversários da mesma forma. O time de Barbieri sofreu 13 gols nessas primeiras oito rodadas, sendo sete deles pelo alto, um seja, 53% das bolas que entraram no gol de Léo Jardim tiveram origem aérea. Os dados foram fornecidos por Guilherme Maniaudet, do Espião Estatístico do ge.

Gols no fim

Além da fragilidade defensiva pelo alto, preocupa também a sequência de gols sofridos pelo Vasco nos últimos minutos de cada etapa. Dos 13 gols que a equipe carioca tomou, nove ocorreram a partir dos 40 minutos.

O time de Barbieri acumula sete partidas sem vencer. Em oito jogos, somou uma vitória, três empates e quatro derrotas, três delas nas últimas três rodadas. Com o aproveitamento de 25%, o Vasco está estacionado na 18ª colocação, e o alerta vermelho, se já não estava ligado, neste momento brilha como farol.

Com muita coisa a acertar, o Vasco terá uma semana para se preparar para o clássico da nona rodada, contra o Flamengo, na próxima segunda-feira, às 20h, no Maracanã. A equipe vascaína busca a primeira vitória em casa para se recuperar o quanto antes no Campeonato Brasileiro.

Fonte: Globo Esporte

Comente

Veja também
Ingressos para Vasco x Operário-PR pela Copa do Brasil

Já está à venda os ingressos para o jogo de volta entre Vasco da Gama e Operário-PR, pela terceira fase da Copa do Brasil.

Vegetti brinca e Tchê Tchê abre o jogo sobre treta com Diniz

Tchê Tchê explicou como está a relação com o Fernando Diniz, após treta e projeta melhora do Vasco com o técnico.

Artilheiro do Brasileiro, Vegetti revela papo com Diniz

Autor de dois gols na vitória do Vasco da Gama contra o Fortaleza, Vegetti assume a artilharia do Brasileiro e revela conversa com Diniz.

Diniz revela que Jair pode ser negociado

Fernando Diniz revelou que permanência de Jair está sendo avaliada no Vasco, após justificar ausência do jogador.

Diniz elogia elenco e se diz feliz com retorno ao Vasco

Na sua reestreia em São Januário, Fernando Diniz exalta qualidade do elenco do Vasco da Gama e cita felicidade de estar de volta.

De pé em pé: Diniz destaca gol do Vasco que começou com Léo Jardim

Treinador do Vasco da Gama, Fernando Diniz demonstrou sua satisfação ao comentar a atuação do Cruzmaltino na vitória sobre o Fortaleza.

Diniz analisa vitória do Vasco contra o Fortaleza; veja a entrevista coletiva

O técnico Fernando Diniz analisa o desempenho da equipe após conquistar sua primeira vitória no retorno ao Vasco.

Fernando Diniz estipula data para volta de Payet

Em tratamento de uma lesão no joelho, Payet já está em transição física e Diniz estipula data de retorno do francês ao Vasco da Gama.

Sálvio Spínola critica atuação de Daronco em Vasco x Fortaleza

Comentarista de arbitragem, Sálvio Spínola reprovou a performance do juiz Anderson Daronco na vitória do Vasco sobre o Fortaleza.

Notas dos jogadores do Vasco contra o Fortaleza

Confira as notas dos jogadores do Vasco da Gama na partida deste sábado, contra o Fortaleza, pelo Brasileiro.