Veja 5 motivos que ajudam a explicar o péssimo momento do Vasco em 2023

No Z4 do Brasileiro e com o orçamento enxuto, Vasco da Gama tem passado por uma crise dentro e fora de campo na atual temporada.

Léo Jardim durante jogo contra o São Paulo
Léo Jardim durante jogo contra o São Paulo (Foto: Marcos Ribolli/ge)

O Vasco não fez um jogo de todo ruim contra o Fortaleza no sábado, no Castelão, mas de novo sofreu gols no fim e perdeu por 2 a 0. Com apenas uma vitória em oito jogos no Campeonato Brasileiro, o time acumula três derrotas seguidas e termina mais uma rodada na zona de rebaixamento.

O clube vive definitivamente um momento de crise e precisa saber como contornar isso para reagir no Brasileirão. A fase se dá por motivos que vão dos resultados ruins dentro de campo às cobranças por contratações e providências fora dele. O ge explica a crise em cinco passos:

Derrotas e sequência ruim

Nada sobre crise estaria sendo falado se a bola entrasse e o Vasco vencesse os jogos, convenhamos. O que não é o caso: contra o Fortaleza, o time comandado por Maurício Barbieri perdeu a terceira consecutiva e continua na zona de rebaixamento. Agora são sete rodadas sem saber o que é vencer – a única vitória no Brasileirão foi contra o Atlético-MG, logo na estreia.

A queda precoce na Copa do Brasil só piora as coisas. A equipe foi eliminada pelo ABC na segunda fase, dentro de São Januário, antes mesmo do início do Brasileiro. Dessa forma, deixou de colocar um dinheiro importante no caixa e deu início à desconfiança da torcida, já que no Campeonato Carioca o rendimento esteve dentro do esperado: o time se classificou para as semifinais e fez até certo ponto dois jogos equilibrados contra o Flamengo.

O Vasco em 2023 tem nove vitórias, seis empates e oito derrotas em 23 jogos. No Brasileirão, são oito jogos, três empates, quatro derrotas e apenas uma vitória.

Atuações e pressão em Barbieri

Com exceção de alguns jogos no Carioca, o Vasco muitas vezes apresenta dificuldades para criar jogadas e não consegue arrumar uma solução quando o adversário marca em bloco baixo. Esse é um dos maiores motivos da insatisfação da torcida com Barbieri, que ouviu gritos de “burro!” no último jogo em São Januário e foi hostilizado por torcedores. Vários deles pedem a saída do treinador.

A já citada eliminação para o ABC é um dos exemplos. No Brasileirão, atuações como no segundo tempo da derrota para o Bahia e no primeiro tempo do empate com o Coritiba pesam contra o trabalho do técnico, que tem tempo para trabalhar já que o time não disputa outra competição. A avaliação da comissão técnica é de que há evolução, como disse Maldonado depois da derrota para o Fortaleza.

De fato, o número de chances aumentou no recorte dos últimos três jogos, apesar das derrotas consecutivas: foram 51 finalizações do Vasco e apenas dois gols. O Vasco foi melhor no quesito do que Santos (23 a 6), São Paulo (17 a 15) e equilibrou a estatística diante do Fortaleza (11 a 15). Nesse caso, tem faltado eficiência e poder de decisão no setor ofensivo.

Decepções em casa

Determinante na temporada passada e em vários outros momentos da história do Vasco, o fator casa não tem feito a diferença até aqui e, por vezes, até joga contra a equipe, como disse Barbieri há três semanas. E isso só aumenta a bronca do torcedor, que ainda não viu o time vencer como mandante neste Brasileirão.

O Vasco perdeu em São Januário para Bahia e Santos, adversários que estão na segunda metade da tabela do campeonato. Como mandante, também empatou com o Palmeiras na segunda rodada, em jogo realizado no Maracanã.

– Está até escrito nos muros do estádio: “São Januário é um ambiente hostil”. E em alguns momentos o ambiente está mais hostil a nós mesmos que aos adversários. Mas só vamos reverter isso com resultados positivos – disse Barbieri depois da derrota para o Peixe.

Elenco com carências

A crise passa pelos momentos técnico, tático, físico e mental do Vasco, mas também pela montagem do elenco. Hoje há carências escancaradas no plantel, e o departamento de futebol sabe da necessidade de trazer ao menos um volante, um camisa 10 e um ponta na janela do meio do ano. O time depende demais da garotada.

O Vasco tentou nomes mais cascudos como Júnior Alonso, Papu Gómez, Aránguiz, Cuéllar e Eduardo Sasha, mas as negociações, por diferentes razões, não avançaram. O volante colombiano do Al Hilal ainda interessa, embora seja considerada uma negociação extremamente difícil.

Com dificuldades para trazer nomes mais pesados no fim da última janela, o Vasco acabou contratando atletas que até o momento pouco somaram. Casos de Rwan Cruz, Carabajal, Matheus Carvalho e Paulo Henrique, jogadores que não vinham sendo aproveitados em seus respectivos clubes e, até o momento, pouco ou nada acrescentaram ao elenco de Barbieri.

Outras contratações que demandaram investimento, como Capasso e Orellano, pouco têm jogado. O zagueiro recebeu nova oportunidade no time titular contra o Fortaleza. Agora é aguardar para ver se o clube vai conseguir qualificar o elenco na próxima janela, que ficará aberta de 3 de julho a 2 de agosto.

Problemas na gestão

Como se não bastasse, o Vasco convive com problemas fora de campo como orçamento curto e atraso no pagamento de comissões a empresários e acordos com jogadores. Atlético Tucumán e Nacional do Uruguai ameaçam ir à Fifa pelas dívidas referentes a Capasso e Puma Rodríguez; a diretoria atrasou parte de uma parcela pela compra de Léo Pelé; e Andrey, cria da base, acionou recentemente o clube na Justiça.

Notícias como essas tiram a credibilidade da gestão da 777 Partners e colocam figuras como o CEO Luiz Mello, o diretor-esportivo Paulo Bracks e o diretor-técnico Abel Braga no olho do furacão. Além de Barbieri, a torcida tem protestado bastante contra os membros da diretoria e os executivos da holding americana.

Fonte: Globo Esporte

11 comentários
  • Responder

    Vou citar cinco motivos da lástima do Vasco:
    1 Barbieri
    2 Barbieri
    3Barbieri
    4Barbieri
    5 Barbieri

  • Responder

    QUESTÃO FÁCIL DE RESPONDER:

    1) -TÉCNICO MERDA
    2)- UM TÉCNICO BOSTA
    3-) TIME RIDÍCULO
    4)-) SAF SEM COMPROMISSO
    NENHUM COM O VASCO.
    ELES SÓ QUEREM
    DINHEIRO, O TIME E
    TORCEDOR QUE SE
    FODAM. PRIMEIRO
    SEMPRE ELES.
    5)- PRESIDENTE,
    DIRETORES,
    CONSELHEIROS E TODA
    CAMBADA DE
    CANALHAS SÓ
    COMENDO.

    EIS OS CINCO.PECADOS CAPITAIS DO NOSSO VASCO.

    É ISSO AÍ MARDEN GÓES, ETERNAMENTE VASCAÍNO CONTRA TUDO E CONTRA TODOS.✌

    • Concordo! Mas alg

    • Alguém tem que encontrar uma saída para o vasco! A torcidaxtem que pressionar forte, pedir a retirada da saf e de toda diretoria, pedir impeachment de Salgado e todi conselho de ladrões! O dia que isso acontecer, o vasco voltará ao seus duas de glória! Se isso ñ acontecer, já essexano voltaremos a série B e ñ sairemos mais!

  • Responder

    Tem que eliminar os flamenguista com cargo no Vascouis Melo e demais, foraaaaaaaaa!!!!!!!

  • Responder

    Essa situação do Vasco me lembra de empresas que cresceram muito através de compra de outras empresas e, na hora de administrá-las, não conseguiram entregar os resultados. A 777 já mostrou que é boa em comprar clubes de futebol. Mas e os resultados apresentados. Para mim a 777 vem demonstrando uma gestão pobre, com destaque para um planejamento amador, quando se fala em Vasco da Gama. Não está na hora de contratar gestores à altura de um clube como o Vasco da Gama, desde o CEO até o técnico da equipe?

  • Responder

    Como nós últimos anos a diretoria incompetente repete os mesmos erros na formação do elenco e na pré temporada, primeiro tinha que ter trazido um treinador vencedor e depois não contratar jogadores refugos que nem titulares são nos seus ex clubes, querer que jogadores da base resolvam o problema pode esquecer. O Abel Braga é um INÚTIL remunerado sem função que não acrescenta nada.

  • Responder

    E toma gozação pra cima dos vascaínos.

    • É triste ver o meu clube sendo destruido por conselheiros ladrões, um presidente incompetente e uma saf oportunista q só se interessa nos meninos da base p vender p a europa! Os torcedores e as organizadas parece q ñ perceberam isso! N estão preocupado com o vasco, estão usando a marca vasco da gama para apenas faturar com os meninos da base! Ñ interessa a 777 levar o vasco aos títulos, interessa expor os meninos da base p vender e faturar muito dinheiro! Ou pedimos o impeachment de salgado e toda diretoria e conselho, e a saida da Saf, ou o vasco irá ser sepultado na segunda divisão!

  • Responder

    A cada insucesso e vexame do time Vascaíno vejo sempre a tal necessidade de um camisa 10 como si o problema do time fosse um jogador ,mas então fica a pergunta o Botafogo ,Atletico Mineiro , Palmeiras e outros que estão fazendo um melhor campeonato tem este camisa 10 ? Não , não tem ,tem sim um esquema ,tem uma cara ,tem conjunto , todos eles sai da defesa em alta velocidade ,trocando passes de primeira em sentido ao gol do adversário ,nota-se uma boa preparação fisica e técnica e, isto não si vê no time do Vasco que fica rolando bola em sua intermediária porque não tem um esquema e isto não depende de um camisa 10 e sim de um conjunto hemôgenio em que ninguem fica a segurar a bola sem objetivo .Ah lembrando ao Barbiere e sua fraca comissão técnica e os atuais dona do Vasco , que um camisa 10 continua fazendo sucesso apesar da idade , seu time ganhou de 3 a 0 com três cruzamentos seus trata-se de Nenê ,que estes estúpidos e sem visão deixaram sair quando mais precisava dele .Com Rodrigo e Barros carregando o piano, Nenê livre para armar o time com certeza teria outra cara , veja a diferença de ontem do Vasco para o de hoje .

  • Responder

    Essa 777 quer afundar o Vasco. O vasco precisa de um camisa 10 acima da média urgente e um volante. Precisa trocar Barbieri, porque não sabe escalar o time. Erik Marcus e Orellano tem que serem titular nesse time.

Comente

Veja também
Equipe Sub-16 do Vasco
Vasco vence o Botafogo por 3 x 0 pelo Torneio Guilherme Embry Sub-16

Em confronto válido pela 6ª rodada do Torneio Guilherme Embry, o Vasco da Gama vence o Botafogo por 3×0 e assume a liderança.

Jogadores do Vasco em São Januário
Vasco tem 5 problemas para resolver na Data Fifa; veja quais

Sem vencer há 6 jogos, o Vasco da Gama aproveita data Fifa para arrumar a casa antes dos confrontos decisivos na temporada.

Bandeira doada por vascaínos ao CT Moacyr Barbosa
A-CAP coloca Vasco e todos os clubes da 777 Partners à venda

Empresa que controla a 777 Partners, A-CAP coloca todos os clubes da empresa americana à venda, incluindo o Vasco da Gama.

Jogadores do Vasco em São Januário
Vasco está na 11ª colocação do returno do Brasileiro

Com 37 pontos, o Vasco da Gama aparece na 11ª colocação na tabela do segundo turno do Campeonato Brasileiro.