Barbieri escalou 22 jogadores em 4 rodadas do Brasileiro; ataque é o setor mais alterado

Técnico do Vasco da Gama, Maurício Barbieri tem dado rodagem ao elenco neste início de Campeonato Brasileiro.

Eguinaldo durante o jogo contra o Fluminense
Eguinaldo durante o jogo contra o Fluminense

Com brechas no elenco e à espera da segunda janela de transferências, Maurício Barbieri rodou o time nas primeiras quatro rodadas do Brasileirão em busca de soluções e de sobrevivência contra adversários poderosos. O treinador já utilizou 22 jogadores na competição.

As principais modificações aconteceram na frente, com a utilização de oito atacantes nestas quatro partidas. As alterações têm sido estratégicas a depender da necessidade de o time buscar o jogo ou precisar segurar o resultado. Para cada situação, Barbieri escolhe atletas diferentes.

Jogadores utilizados por Barbieri no Brasileiro:

  • Goleiro: Léo Jardim
  • Laterais: Puma Rodríguez, Lucas Piton e Paulo Victor
  • Zagueiros: Robson, Léo e Capasso
  • Meio-campistas: Rodrigo, Jair, Andrey, Marlon Gomes, Galarza, Barros e Carabajal
  • Atacantes: Pec, Alex Teixeira, Pedro Raul, Orellano, Figueiredo, Erick Marcus, Eguinaldo e Rwan Cruz

Contra o Fluminense, por exemplo, o treinador promoveu a estreia de Eguinaldo no Brasileirão. O objetivo foi explorar as saídas em velocidade que o time não conseguiu no primeiro tempo. Orellano, que havia entrado nas duas rodadas anteriores, não saiu da reserva, e Erick Marcus, que entrou bem diante do Bahia, sequer ficou no banco.

-O jogo se desenhou para as característica dos jogadores de a gente recompor mais e saber aplicar o contra-ataque. O Erick Marcus foi para o último jogo porque a gente entendia que podia ajudar com aquilo que ele tem, de um contra um, de desequilíbrio. Mas hoje era um jogo que entendi que não encaixava tanto com o perfil dele. O Eguinaldo pode jogar de 9, pela beirada e é muito rápido – explicou Maurício Barbieri após o jogo.

-O Pec, no segundo tempo, precisou fazer uma função que fez nos últimos jogos que era descer até a última linha para fechar os espaços. E isso foge da característica do Luca (Orellano). Como era um jogo que a gente precisava priorizar velocidade e essa disputa de jogo pelo alto, algo que foge um pouco da característica do Luca, ele acabou não entrando. A ideia é sempre tentar aproveitar ou potencializar o que os jogadores têm de melhor – completou o técnico.

A base continua sendo aposta do clube em 2023, apesar das 16 contratações na primeira janela. No último sábado, três crias foram titulares e outros quatro entraram no segundo tempo. No ataque, que ganhou apenas três reforços, os garotos ganham a confiança de Barbieri. Titular, Pec tem sido um dos destaques do Vasco no Brasileiro, e Figueiredo, Erick Marcus e Eguinaldo são opções.

A grande dor de cabeça é no meio-campo, onde o Vasco não conseguiu pinçar um jogador de criatividade. Rodrigo e Andrey, revelações do clube, têm formado o trio com Jair, e Marlon Gomes, outro cria, é primeira opção do treinador quando mexe no setor. Dos outros três jogadores utilizados – Galarza, Barros e Carabajal -, apenas o argentino tem característica mais ofensiva, no entanto estreou muito mal contra o Bahia, na única derrota do time no Brasileiro.

O Vasco enxerga as brechas do elenco, mas o orçamento não permitiu mais grandes investimentos no fim da última janela. A estratégia inicial foi formar uma defesa forte, e o clube conseguiu cumpri-la. Na segunda janela, o objetivo é buscar um primeiro volante, um meia ofensivo e um atacante de lado.

Enquanto isso, Barbieri seguirá rodando o elenco para aproveitas as características que cada atleta pode oferecer. Na próxima quinta, às 19h, o treinador terá seu primeiro teste fora do Rio de Janeiro. O Vasco enfrenta o Coritiba, no Couto Pereira, pela quinta rodada do Brasileirão.

Fonte: Globo Esporte

1 comentário
  • Responder

    Barbiere e suas desculpas descabidas .sem nexo ,sem sentido quanto o porque de não escalar este ou aquele jogador . Não Barbiere você é mesmo incompetente ,pois este ano o elenco não é ruim , ruim são suas explicações ,não sabe escalar ,não sabe substituir , sua sorte é que a torcida é por demais paciente , você não era para ser contratado como técnico do Vasco , você já demonstrou que é fraco mas seu empresário que enfiou pela goela abaixo Neste pessoal da SAF sua contratação é forte e esperto .

Comente

Veja também
Caio Ribeiro acredita que Pedrinho pode reerguer o Vasco, mas faz alerta

Caio Ribeiro vê o elenco do Vasco muito desequilibrado e sugere mais reforços para evitar sufoco no Brasileiro.

Rafael Silva critica decisão de Carille contra Corinthians e elogia Vegetti

Rafael Silva assistiu ao jogo na Neo Química Arena e diz que Carille não deveria ter poupado jogadores para o duelo.

Loide teve atuação discreta na 1ª chance como titular no Vasco; veja números

Loide Augusto sofreu com a falta de entrosamento com o time e teve pouca participação em jogo contra o Corinthians.

Fábio Carille fica com cargo pressionado no Vasco

O técnico Fábio Carille pode ser demito do Vasco da Gama em caso de mais resultados negativos nesta semana.

Souza completa 2 meses sem jogar pelo Vasco

O volante Souza completou dois meses sem ser utilizado pelo técnico Fábio Carille no jogos do Vasco da Gama.

Benja critica time do Vasco contra o Corinthians e projeta futuro do Clube

Benjamin Back projetou o futuro do Vasco da Gama no Brasileiro após atuação contra o Corinthians, no último sábado.

Felipe Melo questiona posição e vê jogador está sendo sacrificado no Vasco

Felipe Melo questionou a forma com que o técnico Fábio Carille tem escalado Tchê Tchê no time do Vasco da Gama.

Atuação em derrota não condiz com justificativas de Carille; veja análise

O técnico Fábio Carrile mudou a escalação do Vasco, tirou peças importantes e acabou derrotado pelo Corinthians.

Defesa do Vasco acumula erros e falhas individuais, e sofre 7 gols em 3 jogos

O sistema defensivo do Vasco da Gama vira dor de cabeça para o técnico Carille, que terá pouco para ajustar o setor.

Estratégia de Carille falha e escancara problemas do time do Vasco

Derrota diante do Corinthians escancarou problemas de desentrosamento e falta de organização no sistema defensivo do Vasco.