Vascaínos pedem desculpas a Léo Jardim; veja defesas do goleiro contra o Fluminense
A torcida do Vasco da Gama pediu desculpas a Léo Jardim, após enxurrada de críticas ao goleiro longo do Campeonato Carioca.
A grande noite de Léo Jardim no Maracanã não chega a ser novidade neste Campeonato Brasileiro. O goleiro, que já havia sido destaque nas três primeiras rodadas, voltou a ser herói diante do Fluminense e o grande responsável pelo empate do Vasco, no último sábado, com sete defesas no clássico (veja no vídeo abaixo). A novidade é a mudança de opinião dos torcedores.
“Fila do Vasco para pedir desculpa ao Léo Jardim deve lotar o Maracanã”, escreveu um torcedor.
Quase isso. Depois de uma enxurrada de críticas ao longo do Campeonato Carioca, a torcida do Vasco foi às redes sociais para se desculpar com Léo Jardim. Consideraram injustiça a perseguição ao goleiro, responsável por 27 defesas nas primeiras quatro rodadas do Brasileirão. Foi o melhor em campo contra Atlético-MG, Bahia e Fluminense e também segurou o Palmeiras.
O Vasco foi amassado pelo Fluminense, principalmente no segundo tempo do clássico, e viu Léo Jardim operar milagres para garantir o ponto como visitante. A atuação individual, porém, foi deixada de lado pelo goleiro em entrevista após o jogo. Ele revelou que o time se preparou durante a semana para lidar com a pressão tricolor, e a estratégia foi colocada em ação do jeito que desenharam.
– A gente sabia da dificuldade da partida, o Fluminense hoje é um dos times que tem seu elenco muito consolidado e um dos candidatos ao título do campeonato. O mais importante, independente de qualquer atuação individual, é ressaltar toda dedicação e empenho do grupo. Acredito que, defensivamente, a equipe conseguiu colocar em prática o nosso plano – disse Léo Jardim, que completou:
– Fico feliz pela minha atuação, mas trabalho muito na semana justamente para poder ajudar a equipe nas partidas. Apesar das dificuldades que temos tido, acredito que a gente vem no crescimento, a equipe está em processo de construção e às vezes as coisas não vão acontecer no tempo que o torcedor espera, mas temos nos dedicado muito, as semanas têm sido boas. É um processo que precisa de tempo, mas temos trabalhado para conseguir os melhores resultados.
Das sete defesas no clássico, cinco tiveram um grau de dificuldade alto, e Léo Jardim precisou se virar no segundo tempo, quando o Fluminense empurrou o Vasco para dentro do seu gol. Após o gol de Lima, aos 9 minutos, o goleiro salvou o time de perder em cinco oportunidades – três delas depois dos 40 minutos. Na etapa final, Marcelo, Ganso (duas vezes), Nino e John Kennedy pararam nas mãos do jogador vascaíno, que também contou com a firme atuação da dupla de zaga.
– São dois excelentes zagueiros que trabalham em prol do crescimento da equipe. Defensivamente, conseguimos cumprir o planejado. Foi um jogo complicado, em que sofremos pressão durante boa parte do tempo, mas conseguimos colocar em prática o que treinamos na semana – afirmou Léo.
Entenda perseguição
Léo Jardim chegou ao Vasco em janeiro, depois que o clube já havia contratado Ivan, outro goleiro de bom nível e que se saiu bem como titular nas três primeiras rodadas do estadual. Mas Léo, que já vinha negociando com a SAF há mais tempo, ganhou a frente com Maurício Barbieri, entrou no time e não saiu mais. Mesmo sem falhar, passou a ser questionado pelo torcedor, que queria ver seu reserva em ação por mais tempo.
O gol de Cano, no clássico contra o Fluminense pelo Carioca, foi um dos motivos da perseguição ao goleiro. O camisa 14 acertou um chute do meio-campo e pegou Léo Jardim adiantado. Mas o goleiro não teve culpa, já que o adversário aproveitou erro na saída de bola do Vasco.
Depois, a eliminação para o ABC na Copa do Brasil, nos pênaltis, também gerou críticas a Léo Jardim, que não pegou nenhuma cobrança. Novamente virou “vilão” sem motivos, já que o time não conseguiu fazer o resultado no tempo normal.
Com a confiança da comissão técnica e foco no dia a dia, Léo Jardim nunca entrou na polêmica. Agora, o goleiro consegue virar a chave no Brasileirão como herói vascaíno nos cinco pontos conquistados contra três candidatos ao título nacional. As desculpas não se limitaram ao jogador. Barbieri, questionado até então pela escolha, também foi alvo da torcida.
Defesas de Léo Jardim no Brasileirão
- Atlético-MG: 10
- Palmeiras: 6
- Bahia: 4
- Fluminense: 7
Com a defesa em alta, o Vasco volta a campo na próxima quinta-feira, às 19h, no Couto Pereira, quando enfrenta o Coritiba no seu primeiro jogo fora do Rio de Janeiro neste Campeonato Brasileiro. A missão de Barbieri é colocar o ataque para funcionar e manter a intensidade do time que está invicto como visitante neste início de competição.
Fonte: Globo Esporte
Técnico é fraco, Léo Jardim saiu como melhor em campo, tem alguma coisa errada.
Até aí tudo bem.
O que me preocupa é quando o goleiro é o melhor jogador em 4 jogos seguidos…
Vida de goleiro não é fácil, se falhar uma, duas vezes ou deixar de fazer milagres, já era.