OAB Mulher-RJ repudia livro escolar que exclui Vasco em lição sobre racismo no futebol

Publicação de 2017 coloca o Flamengo como precursor no combate ao preconceito no futebol brasileiro na década de 1930

Livro escolar coloca o Flamengo protagonista na luta contra o racismo no futebol brasileiro.
Livro escolar coloca o Flamengo protagonista na luta contra o racismo no futebol brasileiro.

A Comissão de Mulheres da OAB-RJ emitiu uma nota de repúdio contra o livro didático da rede municipal do Rio que ignora o Vasco da Gama e coloca o Flamengo como pioneiro na luta contra o racismo no futebol. O documento foi assinado pela Diretora da Igualdade Racial do órgão, Ivone Caetano.

No comunicado, a comissão diz que é “fundamental que a história seja contada com precisão e respeito àqueles que foram os verdadeiros responsáveis por romper barreiras e lutar contra a discriminação no esporte”.

A nota publicada no Instagram, (leia a íntegra abaixo) também cita o Vasco da Gama, destacando que o Clube de São Januário, ao lado de times como Bangu e Ponte Preta, foi o precursor no combate ao preconceito no futebol brasileiro no início do século passado.

-Ressaltamos a atitude do Club de Regatas Vasco da Gama em 7 de abril de 1924, quando se recusou a participar da Associação Metropolitana de Esportes Athleticos por ser obrigado a eliminar doze jogadores negros, pardos, caixeiros e operários do time. O Vasco também foi o primeiro clube esportivo brasileiro a ter um presidente negro, Cândido José de Araújo, que ficou no cargo entre 1904 e 1906.

Veja a postagem

Nota emitida pela OAB-RJ repudiando o livro ‘Encontros História 3′

O dado errôneo que causou toda polêmica foi publicado no livro O ‘Encontros História 3′, do autor Cândido Grangeiro, da editora FTD Educação, de 2017, que passou por avaliação do MEC e foi selecionado no PNLD 2019, sendo utilizado em 2019, 2020, 2021 e 2022.   

Mais sobre:OAB-RJ
Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
2 comentários
  • Responder

    Até isso, que recalque desses seres abjetos que tentam a todo custo mudar o curso verdadeiro da HISTÓRIA…

  • Responder

    O mundo ,o Brasil estão ficando de cabeça para baixo ,OAB ,significa organização de apoio a bandidagem é isto ? .Agora mesmo saiu reportagem que um ser que nasce com todos os órgãos ,todas as estruturas masculina ,mas operando o pênis dá o direito de não somente frequentar dependência feminina como também competir jogos determinados para atletas feminino, é claro dado a sua estrutura natural masculina , vão sempre levar vantagens .

Comente

Veja também
Torcida do Vasco em São Januário no clássico contra o Botafogo
Todos os setores ainda estão com ingressos disponíveis para Vasco x Vitória

Diferente do habitual, a torcida do Vasco da Gama está pouco mobilizada na compra de ingressos para o jogo contra o Vitória.

Camisa do Vasco terá patch em apoio ao Rio Grande do Sul
Vasco usará camisa com patch e leiloará em prol do Rio Grande do Sul

Com o dinheiro arrecadado no leilão das camisas, que serão autografadas, será destino a ajudar às vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul.

Edmundo em vídeo no seu canal no YouTube
Edmundo garante saber de ‘muita coisa’ e indica boas novidades no Vasco

O ídolo do Vasco da Gama, Edmundo, fez mistério e indicou que tem uma boa novidade a caminho do Cruzmaltino.

Josh Wander, sócio-fundador da 777 Partners
Compra do Everton-ING pela 777 Partners pode não ser concretizada

Dono do Everton, da Inglaterra, segura venda após problemas da 777 Partners, e clube pode ficar com acionista da McLaren.

Steve Pasko e Josh Wander, da 777 Partners
Josh Wander e Steve Pasko são afastados da 777 Partners

Josh Wander e Steve Pasko foram afastados da divisão de futebol da 777 Partners após contratação de empresa de gestão de crise.