Vasco conquistou a última vitória sobre o Palmeiras no Rio em 2012; relembre

Em 2012, o Vasco da Gama venceu o Palmeiras por 3x1 em São Januário, com boa atuação de Juninho Pernambucano.

Juninho Pernambucano na 2ª passagem pelo Vasco
Juninho Pernambucano na 2ª passagem pelo Vasco

Se hoje o Vasco busca consolidação na elite e o Palmeiras é o atual campeão brasileiro, a situação era bem diferente na última vitória vascaína como mandante diante do Verdão. Em 2012, em São Januário, o time carioca lutava por uma vaga na Libertadores enquanto o paulista buscava fugir do rebaixamento. No fim, os cariocas venceram por 3 a 1, e o ídolo Juninho Pernambucano marcou um dos gols.

Em São Januário, pela 24ª rodada do Campeonato Brasileiro de 2012, o Vasco vivia um momento conturbado na competição. Depois do título da Copa do Brasil e o vice-campeonato brasileiro na temporada anterior, o clube perdia diversos nomes daquele time e era comandado por Gaúcho, de forma interina, após a demissão de Cristóvão Borges. Porém, o treinador Marcelo Oliveira já estava contratado e assistiu à partida nos camarotes de São Januário.

O jogo

No primeiro tempo, Luan abriu o placar para o Palmeiras. Depois de rebote de Fernando Prass, o zagueiro Douglas não conseguiu afastar, e o atacante palmeirense aproveitou e marcou. Seis minutos depois, o equatoriano Tenorio empatou: Wendel cruzou, Alecsandro escorou e o atacante empurrou para igualar o confronto. No segundo tempo, Nilton e Juninho Pernambucano viraram a partida.

Na vitória, Juninho foi o destaque da partida. O ex-meia cobrou a falta para o gol marcado por Nilton, de cabeça. No fim, o próprio camisa 8 fez o terceiro em contra-ataque puxado por Tenorio.

Com aquela vitória, o Vasco continuou entre os quatro primeiros, mas não conseguiu manter o desempenho até o fim, terminando na 5ª posição. Já o Palmeiras lutava contra o rebaixamento e, com a derrota, caiu para a penúltima colocação ao fim da 24ª rodada. No fim do campeonato, o Verdão não conseguiu escapar, terminando na 18ª posição. Curiosidade é que, no mesmo ano, a equipe paulista venceu a Copa do Brasil e disputou, em 2013, a Libertadores estando na Série B.

Ficha do jogo

Vasco: Fernando Prass; Max (Luan), Dedé, Douglas, William Matheus; Nilton, Wendel, Juninho Pernambucano, Jhon Cley (Felipe); Tenorio e Alecsandro (Éder Luis). Técnico: Gaúcho (interino).

Palmeiras: Bruno; Artur, Maurício Ramos, Wellington, Juninho; Henrique, Corrêa, Tiago Real (Vinícius), Valdívia; Luan (Betinho) e Barcos (Obina). Treinador: Felipão.

Público presente: 3.904
Público pagante: 1.996

Última vitória do Vasco contra o Palmeiras foi em 2015

Se como mandante a última vitória foi em 2012, como visitante o triunfo mais recente do Vasco sobre o Palmeiras foi em 2015. Em São Paulo, o time cruzmaltino venceu o Verdão por 2 a 0, com gols de Nenê e Rafael Silva. Essa também foi a única vitória do time carioca no Allianz Parque.

Vasco e Palmeiras se enfrentam pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro, neste domingo, às 16h (de Brasília), no Maracanã. Ambos buscam a segunda vitória na competição. Na estreia, o Vasco venceu o Atlético-MG, no Mineirão, por 2 a 1, enquanto o Palmeiras derrotou o Cuiabá pelo mesmo placar jogando em São Paulo.

Fonte: Globo Esporte

Mais sobre:Palmeiras
Comente

Veja também
Falhas individuais viram marca do Vasco no início do Brasileiro

Com mais uma falha individual, o Vasco da Gama sofre outro revés no Brasileiro 2025 e erros viram marca do Clube na competição.

Lucas Freitas desfalca o Vasco na Sul-Americana; Loide fica à disposição

Com uma lesão detectada no pé, Lucas Freitas não enfrenta o Puerto Cabello na Venezuela; Loide fica à disposição de Felipe.

Loide evolui: atacante justificará contratação? Opinamos, veja

Após desconfiança, Loide Augusto dá a volta por cima no Vasco da Gama, vem de boas atuações e empolga a torcida.

Felipe elogia base do Vasco ao comentar atuação do zagueiro Luiz Gustavo

Técnico interino do Vasco da Gama, Felipe destacou a presença de atletas da base no plantel do Cruzmaltino.

Jovens da base devem ganhar chance no Vasco em meio à maratona de jogos

Com Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil e Copa Sul-Americana, Vasco da Gama fará 10 jogos no mês de maio.

Milton Neves decreta futuro do Vasco no Brasileiro

Apresentador de TV, Milton Neves não titubeou ao analisar a realidade do Vasco da Gama no Campeonato Brasileiro.

Renato Maurício Prado critica decisão do Vasco de poupar Vegetti e Coutinho

Comentarista esportivo, Renato Maurício Prado reprovou a decisão do Vasco da Gama de preservar Coutinho e Vegetti diante do Palmeiras.

Detalhes separam Vasco de anunciar Fernando Diniz como novo treinador

Sem técnico desde a saída de Fábio Carille, Vasco da Gama está prestes a ter Fernando Diniz como seu comandante.

Aproveitamento do Vasco em 2025 já é pior que nos anos em que caiu

Vasco da Gama soma duas vitórias, um empate e quatro derrotas até aqui na atual edição do Campeonato Brasileiro.

Vasco é processado após criança ser atingida por saco de cimento em SJ

Episódio aconteceu em nas dependências do complexo esportivo do estádio de São Januário, durante uma competição de natação infantil.