Vasco contrata consultora e inicia processo de renovação do gramado de São Januário

O Vasco da Gama busca melhora nos gramados de São Januário e dos CT's, e espera ter o campo pronto para o Brasileiro.

Gramado do Estádio de São Januário
Gramado do Estádio de São Januário (Foto: Divulgação/Vasco)

O Vasco esta semana deu início ao processo de renovação do gramado de São Januário, que será o palco do amistoso contra o Athletic nesta sexta-feira, às 19h (de Brasília). O objetivo é ter o campo pronto para o Campeonato Brasileiro.

Para o amistoso, já será possível notar diferença na grama, que recebeu uma combinação de corte vertical e irrigação especial. Outras intervenções serão realizadas depois da partida como parte de um processo que busca resultados a curto, médio e longo prazo.

– A ideia é buscar especialistas e conhecimento técnico e científico para garantir um campo de jogo mais rápido, seguro para os atletas e que nos ajude a ter um jogo bonito – explicou Igor Borges, head de operações do Vasco.

Com a série de cortes helicoidais, foi retirado o trecho de palha situado logo abaixo do gramado que normalmente retém água, torna o campo mais lento e, por consequência, atrapalha a performance dos atletas. A medida faz parte do processo de renovação – nesse estágio, é normal que o estresse causado na grama provoque algumas manchas amarelas.

Em seguida, serão realizadas a descompactação do campo, a aplicação de uma cobertura de areia e intervenções como adubações e controle de praga.

– É um pacotinho de renovação onde, nos momentos da temporada em que tem um pouco mais de disponibilidade do gramado, você entra e faz isso pra melhora a qualidade – acrescentou Igor.

Clube contrata consultora

Com o objetivo de manter a boa qualidade do gramado durante a temporada inteira, o Vasco contratou uma engenheira agrônoma que prestará o papel de consultora de gramados. Ela já está atuando com foco tanto no campo de São Januário quanto no dos centros de treinamento.

Maristela Kuhn será a responsável por realizar testes de performance com base em parâmetros da Fifa.

– Nós estamos avaliando, tanto no CT quanto no estádio, o desempenho dos campos para segurança do atleta, tração e compactação do gramado para ver se está seguro para não oferecer nenhum risco ao atleta. Além disso, o clube está fazendo um planejamento de curto, médio e longo prazo para obter uma melhoria em todas as estruturas de campo do clube – afirmou ela.

Fonte: Globo Esporte

Mais sobre:São Januário
Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
Comente

Veja também
Pedrinho e Josh Wander
Saiba quanto a 777 Partners e o Vasco associativo devem à SAF

O balanço da Vasco SAF de 2023 detalha os créditos com o Clube associativo e a 777 Partners devem à empresa.

Josh Wander, sócio-fundador da 777 Partners
777 pede prazo para apresentar defesa em processo movido pela Leadenhall nos EUA

A 777 Partners pediu prazo até dia 24 de maio para apresentar defesa do processo movido pelo fundo inglês Leadenhall.

Jogadores do Vasco em treino no CT Moacyr Barbosa
Paralisação do Brasileiro pode ser benéfica para o Vasco

Com duas rodadas paralisadas, o técnico Álvaro Pacheco terá tempo para desenvolver seu trabalho no Vasco da Gama.

Reunião do Conselho Deliberativo do Vasco
Oposição cobra transparência ao Vasco após reassumir controle da SAF

Conselheiros de oposição reclamaram da falta de aviso e diálogo interno no Vasco da Gama sobre a investida na Justiça contra a 777 Partners.

Lúcio Barbosa em coletiva após a permanência do Vasco
SAF negociava antecipação de aportes da 777 antes de liminar da Justiça

Com problemas de fluxo de caixa, a SAF negociava a antecipação dos aportes junto a 777 Partners para colocar as contas em dia.