Camisa 9 de mobilidade: confira como joga Rwan Seco, provável reforço do Vasco
Centroavante, que também atua pelos lados, do Santos deve reforçar o Vasco da Gama para a disputa do Campeonato Brasileiro.
A cerca de duas semanas da estreia no Brasileirão, o Vasco encaminha mais um reforço para a temporada. O atacante Rwan Seco está prestes a trocar o Santos pelo cruz-maltino por empréstimo. Em São Januário, o jovem que se destacou na Copinha de 2022 brigará por posição com Pedro Raul e oferecerá outras opções ofensivas para o técnico Maurício Barbieri.
Nascido em Jaboatão dos Guararapes, Pernambuco, o atacante de 21 anos passou pelas categorias de base de Sport, Figueirense e Flamengo de Guarulhos – neste último, chamou a atenção do Peixe, que o contratou por empréstimo. Com veia artilheira, virou xodó na Vila Belmiro e se destacou no sub-20 e no sub-23 antes de ser contratado em definitivo naquele mesmo ano: foram R$ 700 mil pagos por 70% dos direitos de Rwan.
O destaque maior viria no ano seguinte: Rwan foi um dos destaques do Santos vice-campeão da Copinha de 2022. Em 9 jogos, o atacante marcou 6 gols e deu 2 assistências.
Dono de 1,87m de altura, Rwan é um centroavante de ofício, mas assim que subiu ao profissional do Santos, ainda em 2022, passou a ser testado em outras funções no ataque. Sua mobilidade lhe permite jogar fora da área, mas seus pontos fortes, até o momento atual da carreira, aparecem quando atua como referência. Quando esteve à frente do Santos, no ano passado, o técnico Fábio Carille elogiou a versatilidade do jogador.
”Era uma busca minha, gosto de um 9 mais móvel, por isso o Rwan Seco me agrada. Sabe sair da área, sabe armar”, comentou à HBO Max.
Para o Vasco, o jovem oferece uma opção de porte físico semelhante ao de Pedro Raul, que também compartilha de mobilidade e jogo fora da área. Essa foi uma das principais demandas deste início de temporada do cruz-maltino, que tinha em Eguinaldo um reserva para o camisa 9, mas com características um pouco diferentes – além da pouca experiência na elite, com apenas 18 anos de idade.
Essa experiência, mesmo que curta, conta a favor de Rwan. O atacante será o 11º reforço do cruz-maltino da temporada, na mesma linha que a maioria das contratações anteriores: um jovem de bom potencial e valor agregado e com experiência no mais alto nível. O atacante tem 37 jogos e 5 gols na carreira profissional, sendo dois deles no Brasileirão, um na Copa do Brasil e outro na Libertadores. Este ano, marcou também em clássico contra o São Paulo, pelo Paulistão.
Fonte: O Globo