Elenco do Vasco se reapresenta visando o Brasileiro e com reformulação em pauta

Eliminado do Campeonato Carioca e da Copa do Brasil, o Vasco da Gama terá apenas o Campeonato Brasileiro pela frente na sequência do ano.

Figueiredo treinando no CT Moacyr Barbosa
Figueiredo treinando no CT Moacyr Barbosa (Foto: Daniel Ramalho/Vasco da Gama)

Depois de dois dias de folga, jogadores do Vasco se reapresentam nesta quarta-feira após a eliminação na semifinal do Campeonato Carioca. A pouco mais de três semanas da estreia no Brasileirão, contra o Atlético-MG, o time terá tempo para se preparar em campo e vai sofrer mudanças. A diretoria avalia chegadas e saídas.

No mercado para reforçar o elenco, o Vasco não terá muito tempo para reformular o grupo. O prazo atual para o fechamento da janela de transferências é 4 de abril – daqui a 13 dias, portanto.

Reforços: quais as prioridades?

O clube busca de três a cinco jogadores para o Campeonato Brasileiro. Entre as prioridades estão um volante, um meia ofensivo, um atacante de lado e um centroavante. Outras posições serão reforçadas a depender da saída de alguns jogadores.

O Vasco tem feito movimentos no mercado nas últimas semanas. Depois de negociar a contratação de Lelê, que acabou indo para o Fluminense, a diretoria fez consulta por Eduardo Sasha, do Atlético-MG, mas a negociação não avançou para uma proposta. O clube entendeu ser necessário contratar uma opção para Pedro Raul, já que Eguinaldo está em processo de desenvolvimento e vai oscilar.

Um nome na mesa de Paulo Bracks é o do volante Jorman Campuzano, que pertence ao Boca Juniors e está emprestado ao Giresunspor, da Turquia. Não é uma negociação fácil, por envolver três clubes, mas há expectativa por avanço nos próximos dias. O clube turco tem uma dívida pelo empréstimo e, sem condições de quitá-la, abriria mão do jogador. Ele é aguardado na Argentina para definir seu futuro, e o Vasco tem interesse no empréstimo até o fim da temporada.

Com Nenê em fim de contrato e sem um camisa 10 clássico no elenco, o Vasco também olha o mercado em busca de um meia ofensivo – Papu Gomez chegou a ser consultado no ano passado. Alex Teixeira tem correspondido bem em campo, mas o camisa 7 joga mais como um atacante com Maurício Barbieri.

Um atacante de lado também é imprescindível para o trabalho do treinador. Dos 13 reforços contratados até o momento, apenas dois foram para o setor ofensivo: Orellano e Pedro Raul.

Saídas

Ao mesmo tempo em que busca reforços, o Vasco também avalia a saída de alguns jogadores. Titular na temporada passada, por exemplo, Edimar perdeu espaço, virou terceira opção na lateral esquerda e não tem sido relacionado. Assim como o volante Zé Gabriel, que começou a temporada como titular e atuou pela última vez em 30 de janeiro.

Gabriel Dias também não deve ganhar espaço. Em recuperação de uma cirurgia realizada no ano passado, o lateral-direito tem Pumita Rodríguez e Paulo Henrique à sua frente. O Vasco ainda tem o interesse de desenvolver Paulinho, da base, no profissional ao longo do ano. Mas o caso de Gabriel Dias é mais delicado, porque o jogador vem de uma grave lesão e ainda não atuou em 2023, o que dificulta uma negociação.

No ataque, dois atletas estão em situação parecida. Laranjeira e Vinicius Paiva tiveram poucas oportunidades na temporada e não são relacionados por Barbieri desde o fim de fevereiro.

O clube entende que esses são jogadores que podem ser envolvidos em uma negociação. A ideia é aliviar o elenco para a chegada de reforços e trabalhar com um número enxuto de atletas no Brasileiro. No meio do ano, entre 3 de julho e 2 de agosto, o Vasco terá mais uma janela para contratações e saídas.

Fonte: Globo Esporte

1 comentário
  • Responder

    Desculpa,mas se for pra falar q foi lindo pelo amor de Deus,queremos títulos,para de passar vergonha já chega não enxergam isso,cara já são 22 anos ridículo isso.

Comente

Veja também
Rafael Paiva, técnico do Vasco
Rafael Paiva não seguirá no Vasco em 2025; diretoria já busca novo treinador

Com o Vasco da Gama em má fase no Campeonato Brasileiro, Paiva perdeu prestígio com a diretoria que já procura novo nome.

Rafael Paiva em Vasco x Athletico-PR
Rafael Paiva deve ficar no Vasco até o fim do Brasileiro

Treinador do Vasco da Gama, Rafael Paiva parece estar com os dias contados no comando do Gigante da Colina.

Rafael Paiva em entrevista coletiva
Rafael Paiva admite falta de repertório do Vasco e despista sobre reforços

Vasco da Gama fez mais uma partida abaixo da crítica e acumulou sua terceira derrota consecutiva no Campeonato Brasileiro.

Jogadores do Vasco em São Januário
Momento de estagnação do Vasco escancara limitação do elenco

Vasco da Gama estacionou na décima colocação do Brasileiro, com 43 pontos, e vê sonho da Libertadores ficar mais difícil.

Rafael Paiva durante jogo em São Januário
Paiva adota tom de despedida do Vasco após derrota para o Internacional

Treinador do Vasco da Gama, Rafael Paiva ainda não sabe se permanecerá no Clube de São Januário para a próxima temporada.