Vasco deve ter mudanças no elenco para o Brasileiro; confira o que pode acontecer

O Vasco da Gama busca reforços para a disputa do Campeonato Brasileiro, assim como pode ter a saída de alguns jogadores pouco utilizados.

Maurício Barbieri em jogo contra o Flamengo no Maracanã
Maurício Barbieri em jogo contra o Flamengo no Maracanã (Foto: André Durão/ge)

Desde o início da temporada, o Vasco tratou o Campeonato Carioca como a oportunidade para observar qualidades e fraquezas do elenco em função do que há de principal em 2023: a disputa do Campeonato Brasileiro. A eliminação na semifinal do estadual para o Flamengo e a queda na segunda fase da Copa do Brasil deram ao cruz-maltino, além da frustração, quase um mês para realizar uma mini reformulação do elenco.

O que você precisa saber sobre os próximos passos do futebol do Vasco:

  • Diretoria está atrás de reforços, entre quatro e cinco jogadores;
  • Também haverá a saída de nomes do elenco, que deve ser enxuto;
  • Mudanças vão acontecer em duas etapas, em abril e julho;
  • Vinda de medalhão é praticamente descartada.

Chegadas

A diretoria continua no mercado atrás de reforços. O técnico Maurício Barbieri afirmou, depois da derrota para o Flamengo, que as conversas com o diretor de futebol Paulo Bracks tiveram prosseguimento, sobre a necessidade de trazer novos jogadores para o elenco.

– Temos conversado sobre a montagem do elenco, nunca escondemos que ele não está fechado. Temos mais alguns dias para conversar. Se tivermos a chance de trazer algum jogador que possa nos ajudar, vamos trazer – afirmou Barbieri.

Serão contratados até cinco jogadores, com algumas posições sendo prioritárias. O Vasco busca um primeiro volante – Rodrigo agradou, mas não é o nome favorito de Maurício Barbieri para a disputa do Campeonato Brasileiro. Andrey Santos já foi escalado na posição, mas seu período no cruz-maltino será curto. Daqui a três meses, estará se apresentando ao Chelsea.

O Vasco está atrás também de um lateral-esquerdo, um meia de criação – a tendência é que Nenê não tenha o contrato renovado -, um atacante que jogue preferencialmente aberto pelo lado esquerdo e mais um centroavante para fazer sombra a Pedro Raul.

Saídas

Paralelamente, o Vasco trabalha para enxugar o elenco, tanto para abrir espaço para a chegada desses reforços, quanto para manter a qualidade do trabalho da comissão técnica no restante do ano – o Cruz-maltino terá apenas mais o Brasileiro pela frente em 2023, sem ter assim a necessidade de manter um grupo muito numeroso.

Nada menos que 43 jogadores entraram em campo pelo time profissional do Vasco este ano, número que foi inflado pelo fato de que o time sub-20 atuou nas duas primeiras partidas da equipe no Carioca. Muitos desses jogadores seguirão numa rotina de jogos pelo sub-20 e algumas sessões de treinos entre os profissionais, como parte do período de transição.

Diretoria e comissão técnica ainda definem quais jogadores serão colocados à disposição do mercado. O volante Zé Gabriel e o lateral-esquerdo Edimar não são prioridades da comissão técnica. Se o cruz-maltino encontrar clubes interessados nos dois, podem ser negociados.

Jogadores que já estouraram a idade de sub-20 podem ser emprestados para ganhar minutos em campo em outras equipes, casos do zagueiro Ulisses e do atacante Vinícius.

Nenê tem chances pequenas de permanecer no Vasco. O técnico Maurício Barbieri já deu sinais de que aprova a assinatura de um novo contrato com o veterano jogador somente se ele aceitar ter poucos minutos em campo, algo que já aconteceu na reta final do Carioca. Uma definição para o caso de sair ao longo da semana.

Reformulação em duas etapas

O Vasco trabalha com dois prazos distintos. O primeiro é curto, se encerra no próximo dia 4. É quando a janela de transferências de começo de ano se fecha no Brasil. Jogadores contratados até esse período serão capazes de já começar a disputa do Brasileiro pelo Vasco – o time estreia na competição no fim de semana do dia 15 de abril, contra o Atlético-MG.

Depois disso, a janela reabre no dia 3 de julho, quando o Vasco poderá observar com mais atenção o mercado europeu. Será quando saídas para clubes do Velho Continente poderão acontecer – a de Andrey Santos para o Chelsea já está certa. A essa altura, o Brasileiro estará se aproximando do fim da primeira metade.

Sem medalhões no radar

Não está nos planos do Vasco a contratação de um jogador de maior nome. A SAF evita ser incisiva a respeito da possibilidade de fazer um investimento maior por um reforço que chegue com a banca de referência técnica, mas internamente prioriza o mapeamento de jogadores que se enquadrem na realidade salarial do cruz-maltino e que possam gerar o melhor custo-benefício ao departamento de futebol.

Entre as 13 contratações feitas até o momento, os dois jogadores mais velhos contratados foram Léo Jardim e Jair, ambos com 28 anos. Apesar da cobrança da torcida por nomes mais badalados – o atacante Paulinho, que foi para o Atlético-MG, é um exemplo -, a SAF está determinada em manter a lógica que vem da matriz da 777 Partners, de otimização dos gastos.

Fonte: O Globo

6 comentários
  • Responder

    777 partens tome uma providência urgente, por favor, desliga esse tal de PAULO BRACKS, MAURÍCIO BARBIERI E PEDRO RAUL do vascão, eles não merecem está neste clube. Tome logo uma atitude antes que afunde mais e mais o Vasco, escute a torcida vascaína, pois é nós que levantamos o Vasco da gama. Bora evoluir com a torcida que quer um técnico estrangeiro de peso, como o JESUS.

  • Responder

    ACORDA 777, ACORDA ABEL BRAGA, ACORDA DIRETORIA.
    DO ALTO DOS MEUS 76 ANOS
    DE IDADE, CANSEI, O VASCO E NÓS TORCEDORES ESTAMOS PASSANDO
    VERGONHA EM CIMA DE VERGONHA.

    A PRINCIPAL E URGENTE MUDANÇA NO TIME DO
    VASCO É MANDAR ESSA BOSTA DE TREINADOR EMBORA PRA BEM LONGE
    DE SÃO JANUÁRIO ENQUANTO É TEMPO.

    OS SENHORES ESTÃO ESPERANDO O QUE, ESPERANDO O TIME
    VOLTAR PARA A SÉRIE B.

    O QUE O VASCO GANHOU COM ESSA IMITAÇÃO DE
    MERDA DE TÉCNICO.
    PERDEU A TAÇA GUANABARA, PERDEU
    O CARIOCA E FOI DE FORMA DESMORALIZANTE DESCLASSIFICADO
    DA TAÇA BRASIL.

    SÓ NOS RESTA BRASILEIRÃO, E AÍ, TEMOS QUE LUTAR
    POR TÍTULO, VAGA DIRETA PRA LIBERTADORES E PELO
    MENOS POR VAGA NA
    SULAMERICANA, O QUE SERIA UMA VERGONHA.

    É ISSO AÍ MARDEN GÓES,
    ETERNAMENTE VASCAÍNO CONTRA TUDO E CONTRA TODOS.👏👏👏✌✌🏆🏆

  • Responder

    Queria saber como o Vasco conseguiu perder o Paulinho!!
    Dava pra mandar pelo menos 3 jogadores embora e pagar o Paulinho que está arrebentando no Atlético

    • Por que oPaulinho foi para o Atlético mineiro? Apenas incompetência dessa diretoria se é que se possa chamar esses caras de diretores!

  • Responder

    O mais importante é contratar um técnico estrangeiro que conheça tática e treinamento tático, já que futebol é um esporte coletivo. Não se treina time de esporte coletivo com “rachão”. O Brasil tem jogadores para aprender a jogar coletivamente, mas não temos técnicos brasileiros para treinar jogadores/time para jogar coletivamente não temos. Esse foi o segredo do JJ e do Abel. Cuidado, Vasco, investimento só dá uma safra… não aplicou bem, “baubau”. Com esse técnico e elenco não vamos poder tocar a corneta de talo de mamona do Zé de São Januario……

  • Responder

    Time de. Merda uma pá de cabeça dê bagre fora Barbieri Pedro rau.dcabeça de bagre time de merda time de incompetente vai pra puta que pariu Filho da puta

Comente

Veja também
Roger Flores
Roger Flores faz cobrança a Coutinho e destaca líderes do Vasco

O comentarista Roger Flores afirmou que Coutinho precisa chamar a responsabilidade dentro e fora de campo no Vasco.

Denilson
Denilson reprova vaias da torcida em derrota do Vasco

Denilson afirmou que as vaias da torcida só vai prejudicar o Vasco nos últimos jogos do Campeonato Brasileiro.

Memphis Depay, atacante do Corinthians
Corinthians tem 3 desfalques para enfrentar o Vasco

Memphis Depay terá que cumprir suspensão na partida contra o Vasco, já Yuri Alberto e Félix Torres estão lesionados.

Jogadores comemorando gol contra o Cuiabá
Confira as chances de classificação do Vasco para a Libertadores

Garantido na primeira divisão do futebol brasileiro, Vasco da Gama ainda luta por uma das vagas na Copa Libertadores de 2025.

Zé Gabriel em ação pelo Vasco contra o Bangu
Zé Gabriel não deve retornar ao Vasco

Zé Gabriel tem contrato com o Vasco da Gama até o fim de 2025 e o Coritiba prepara proposta para seguir com o volante.