Há 75 anos, Vasco vencia o Sul-Americano e se tornava o 1º campeão continental
O Vasco da Gama se sagrou campeão do Campeonato Sul-Americano de 1948 com um empate com o River Plate, da Argentina.
A primeira conquista continental do Vasco da Gama completa 75 anos no dia de hoje. Em 14 de março de 1948, o Gigante da Colina empatou por 0 a 0 com o poderoso River Plate (ARG), recheado de craques, sagrando-se campeão, de forma invicta, do Campeonato Sul-Americano de Clubes Campeões de 1948, “embrião” da Copa Libertadores e da Liga dos Campeões da Europa. Foi o primeiro título internacional do futebol brasileiro fora do país.
A competição foi disputada em pontos corridos por um mês no Chile com a participação dos principais clubes da América do Sul naquela época convidados pelo organizador, o Colo-Colo (CHI). Além dos chilenos e do Vascão, Nacional (URU), Emelec (EQU), El litoral (BOL), Municipal (PER) e River Plate (ARG) completaram o torneio, que se iniciou no dia 14 de fevereiro.
O Cruzmaltino estreou diante do Litoral da Bolívia e com dois gols de Lelé venceu por 2 a 1. O lendário time Expresso da Vitória, que seria a base da Seleção Brasileira na Copa de 1950, triunfou os três jogos seguintes, dois por goleadas. Ademir Menezes, principal nome da equipe, acabou fraturando o pé na partida diante dos uruguaios válido pela segunda rodada, ficando de fora do restante do campeonato.
Sem o seu melhor jogador, o Vascão iria enfrentar o anfitrião Colo-Colo e o River Plate nas duas últimas partidas. Os argentinos eram considerados favoritos, apelidados de “La Maquina” pela conquista de cinco títulos nacionais, contava com o talentoso Alfredo Di Stéfano comandando o ataque do time.
Os vascaínos enfrentaram cerca de 50 mil torcedores e conseguiu ganhar por 1 a 0 o confronto com a equipe local, gol de Friança. Devido ao tropeço do River diante do Nacional do Uruguai, o Gigante da Colina precisava apenas de um empate para levar o caneco inédito para a sua galeria em São Januário. Com um jogador a menos, Chico foi expulso, o Expresso da Vitória conquistou a América do Sul e, mais uma vez, foi pioneiro ao trazer o primeiro título do futebol brasileiro em solo internacional.
Campanha do Vasco no Sul-Americano de Clubes Campeões de 1948
- Vasco 2 x 1 Litoral-BOL(Lelé, duas vezes)
- Vasco 4×1 Nacional-URU (Ademir, Maneca, Danilo e Friaça)
- Vasco 4×0 Municipal-PER(Lelé, Ismael e Friaça, duas vezes)
- Vasco 1×0 Emelec-EQU (Ismael)
- Vasco 1×1 Colo-Colo-CHI (Friaça)
- Vasco 0x0 River Plate-ARG
Fonte: Site Oficial do Vasco