Barbieri explica mudanças e diz que erro de Capasso foi decisivo no resultado

O técnico Maurício Barbieri justificou as mudanças feitas no Vasco da Gama contra o Flamengo e comentou lance errado de Capasso.

Maurício Barbieri orientado o time contra o Flamengo
Maurício Barbieri orientado o time contra o Flamengo (Foto: Daniel Ramalho/Vasco)

A derrota do Vasco para o Flamengo foi um balde d’água gelada em diversos vascaínos que esperavam um bom resultado diante do rival. Para o técnico Maurício Barbieri, o zagueiro Manuel Capasso fez uma partida segura. No entanto, o lance em que ele falha no segundo gol rubro-negro acabou sendo determinante para o resultado.

– Acabou sendo um lance decisivo. A ideia não é que a gente saia jogando sob qualquer risco. O Capasso acabou tomando uma decisão errada. Eu não conversei com ele. Ele sentiu bastante no momento. A gente não pode se desestabilizar emocionalmente. O Capasso voltou bem e se comportou bem. Mas acabou sendo um lance determinante pelo resultado – considerou Barbieri.

Horas antes da bola rolar, a escalação do Vasco surpreendeu a todos. Isso se deve ao fato de Maurício Barbieri sacar o volante Rodrigo e colocar Matías Galarza. O paraguaio pareceu nervoso e inseguro. Com isso, não teve uma boa atuação. Questionado sobre a mudança, o treinador explicou que a ideia era fazer com que o Cruz-Maltino construísse mais a partir do primeiro volante.

– O Rodrigo tem essa característica de bastante marcação e fechar. Mas o Andrey (Santos) é alguém que consegue participar e ajudar mais na construção. Essa que era a ideia com o Andrey. Não achei que no primeiro tempo eles tiveram espaço. Não lembro de situações que eles acabaram criando por dentro. O primeiro gol deles foi um cruzamento pela lateral. O segundo gol foi um erro nosso. O Galarza tinha a função de preencher com bola e abrir para jogar. É uma situação que não se encaixa com a característica do Barros. O Galarza consegue fazer isso. Quem consegue fazer isso é o Marlon, o Figueiredo também pode fazer isso. O Galarza vinha com uma condição e ritmo de jogo melhor. Foi uma opção para o jogo, como eu fiz nos outros clássicos – pontuou o treinador. E completou:

– É importante frisar que são dois jogos diferentes. Por questão de momentos, ajustes, procuramos para este jogo mudar o posicionamento para equilibrar mais as disputas. Tínhamos nos defendido muito bem e esta não era a ideia. A ideia era a gente ter mais a bola e acabou sendo determinante que eles aproveitaram as chances que tiveram.

Veja mais respostas de Maurício Barbieri

Vantagem do empate perdida

– O fato da gente ter conseguido essa possibilidade dos dois empates equilibrou mais uma disputa, que a princípio, nos desfavorecia, pela sequência do calendário e por tudo mais. A gente precisa de uma vitória simples.

Condição de Marlon Gomes

– O Marlon (Gomes) está voltando de lesão e está atuando poucos minutos. Ele não tinha ritmo para iniciar. Não queria correr o risco de começar com o Marlon, esticar a minutagem dele e ele acabar sentindo de novo. O Galarza vinha treinando bem. Eles têm características parecidas. A ideia era preservar um pouco mais o Alex (Teixeira) e que pudesse preencher o meio também. O Marlon também consegue fazer isso também.

Sentimento de frustação?

– Não frustra. É um ponto importante que a gente conquistou durante a primeira fase. Agora a gente depende de uma vitória simples. Eles reverteram no sentido de não ter mais os dois empates, mas a gente depende de uma vitória simples. Colocaram muito peso nesta vantagem e esqueceram de outras questões, que neste momento nos trazem desvantagem, que não tem nada a ver com o adversário.

Segundo jogo da semifinal

– O Vasco precisa vencer esse jogo. Minha cabeça agora está na quinta-feira. A gente tem pela avaliação que temos que tomar cuidados com algumas coisas. A avaliação que a gente fez é que podíamos entrar de outra maneira e ter vantagem. A gente precisa de uma vitória simples e é isso que vamos buscar.

Andrey Santos

– O Andrey é um jogador jovem e o que vai ajudar no desenvolvimento dele são as experiências como a de hoje. O que eu posso contribuir são as orientações que eu vou dar. Em relação a posicionamento, maneira de jogar, marcação e que espaço ocupar. No Chelsea, ele pode encontrar uma outra maneira de jogar. Mas ele vai chegar um jogador mais preparado. Ele vem de uma Série B desgastante pela maneira que foi. Agora ele está disputando competições em outro nível.

Vasco x ABC

– É um jogo tão importante quanto esse e temos que virar a chave e só pensar na quinta-feira.

No próximo domingo, Vasco e Flamengo se enfrentam, novamente, na semifinal do Campeonato Carioca. Mas antes, o Cruz-Maltino joga na quinta-feira, pela segunda fase da Copa do Brasil. O confronto será contra o ABC, em São Januário.

Fonte: Lance!

4 comentários
  • Responder

    Quanto à falha de Capasso, tem culpa: o técnico, goleiro, Puma e os jogadores de meio campo.
    O goleiro não pode sair jogando pelo lado que só tem um jogador (Capasso); Puma jamais pode dar as costas para a jogada (analisem); Os volantes não se aproximam dos jogadores de defesa (um abismo enorme, não dar pra jogar com Andrey, Calarza e Jair, tem que ter mais pegada, pois os mesmos sao meias atacantes e lentos na recomposição ).

  • Responder

    Para mim o culpado foi o treinado ele que fez o Vasco pere o jogo ,não tinha que inventar vindo com Galarza, o Rodrigo e o melhor do meio de campo ,agora o Jair não tá jogando nada ele não marca e nem arma jogada ai ele me pega e coloca o Andrei para o lugar do Rodrigo os laterais também ontem não jogaram nada o Rodrigo ele dar mais segurança ao time e aos laterais o Léo jardim também não e mais para ser titular aquele terceiro gol do mulambo ele poderia ter saído socando a bola mais não sai do gol ,eu não sei porque todo goleiro do Vasco não sai socando a bola quando e lançada na área ,o gol que ele tomo do arrascaeta foi falha também o Fábio do Fluminense com certeza pegava aquela bola vamos rever isso Barbieri não vem inverta na próxima partida faz o simples por favor

  • Responder

    Boa tarde a todos sobre a falha de capasso isso acontece por um instante da mente.mais e um grande zagueiro Barbiere porque recuar um time que tem um centro avante muito bom um meio de campo excelente tu tem que atacar sempre o urubu fez o qui tu fez no primeiro jogo si tu tem uma defesa Boa como a.do vasco tu pode atacar a vontade.qui tu sabe que lá atrás tem um paredão me desculpa.barbiere não por a culpa pela derrota no capasso porque quem perdeu o jogo foi você que tirou o Rodrigo pra por o galarza assumi que tu foi o culpado Barbiere tu tem o pedro raul Gabriel pec Andrei etc só tem craque esperamos que no jogo de domingo tu tenha coragem e acredite que lá atrás tu tem o Leo o capasso Rodrigotu tem que confiar nos seus atletas e polos pra ir pra cima do urubu no domingo e os atletas entrarem confiante o time do urubu e tão qualificado quanto o gigante Barbiere sem medo pra cima deles tu tem que dar confiança aos atletas e não ficar reclamando do capasso qui e um baita zagueiro eu te garanto que nunca mais o capasso vai repetir aquela falha de ontem isso só acontece uma vez na vida eu achei que a gigante só perdeu o jogo por não acreditarem no potencial deles acreditem vocês são craques e vão ter a oportunidade de mostrar isso pra todo mundo no domingo mais mesmo assim a comissão técnica e jogadores estão de parabéns i tem outra o time do urubu não é melhor que o gigante o que nus faltou foi mais atenção e garra jogar com vontade.

  • Responder

    Esta foi a teoria dele que na prática deu tudo errado ,jogávamos pela empate e, a fazer modificação não seria enfraquecer o meio de campo ,onde o adversário concentra seu jogo pois seu ataque é qualificado também .Sendo assim,Rodrigo não poderia ser sacado ,que entrasse Garlaza ou qualquer outro em melhor condição do que está atravessando o Jair que não marca e nem encosta aos companheiros ,si Marlon Gomes não está cem por cento ,então teria que ser outro a entrar no jogo .O Vasco de ontem foi diferente de outras vezes ,o time si acorvadou ,recuou puxando seu adversário para o seu campo.Tem culpado para esta derrota ? sim ,Barbiere .

Comente

Veja também
Vegetti na viagem para São Paulo
De folga, Vegetti curte passeio com Emiliano Díaz e atletas do Flamengo

Com o elenco de folga até na quarta-feira (9), Vegetti curte passeio de barco com Emiliano Díaz, ex-Vasco da Gama, e jogadores do Flamengo.

Vegetti em jogo contra o Fluminense
Vegetti cita Copa do Brasil e mira título com a camisa do Vasco

Artilheiro da Copa do Brasil, Vegetti fala sobre o desempenho do Vasco da Gama na competição e a obrigação de levantar alguma taça no Clube.

Rossi em jogo contra o Audax-RJ
Rossi completa 3 meses sem jogar pelo Vasco

Sem espaço com Rafael Paiva e após recusar propostas na última janela, Rossi completa 3 meses sem entrar em campo pelo Vasco da Gama.

Pedrinho, presidente do Vasco da Gama
Vasco não estaria preocupado com falência da 777 Partners; veja motivo

A 777 Partners declarou falência, a A-CAP busca compradores para os clubes, mas o Vasco da Gama não demonstra preocupação.

Vegetti em jogo contra o São Paulo
Vegetti elege zagueiro mais difícil de enfrentar no Brasil

Destaque do Vasco da Gama na atual temporada, com 19 gols anotados, Vegetti elege qual o zagueiro mais difícil de enfrentar no Brasil.