Vasco é o maior formador de jogadores da Série A; Flamengo aparece em 2º

O Vasco da Gama aparece em primeiro no quesito jogadores formados, considerando os atletas que disputarão o Campeonato Brasileiro em 2023.

Marlon Gomes e Andrey Santos
Marlon Gomes e Andrey Santos (Foto: Daniel Ramalho/CRVG)

Adversários nesta noite pelas semifinais do Campeonato Carioca, Vasco e Flamengo são os clubes que tiveram em suas categorias de base mais jogadores relacionados neste início de temporada pelos times da Série A antes do início dos jogos do fim de semana.

O Vasco participou da formação de 52 atletas, e o Flamengo, de 48, como mostra o quadro abaixo, com os 20 clubes que disputarão o Brasileirão deste ano. Só foram contados uma vez os dados de 12 atletas que em 2023 foram relacionados por dois clubes diferentes devido a negociações.

Jogadores da base relacionados na temporada
Jogadores da base relacionados na temporada

Elencos imensos na temporada

Não por coincidência, os clubes que aparecem nas primeiras colocações como maiores formadores também aparecem como os que mais usaram jogadores neste início de temporada. O Bahia, por exemplo, relacionou 60 jogadores diferentes antes do início desta rodada. É a maior marca, motivado também por usar atletas diferentes no Campeonato Baiano, na Copa do Nordeste e na Copa do Brasil. Desses, 60 atletas relacionados, 36 passaram pela base do clube. Outros 11 jogadores com passagem pela base do Bahia foram relacionados por clubes que serão adversários no Brasileirão deste ano.

O Vasco relacionou 56 atletas diferentes antes da partida de hoje, sendo que 34 deles passaram por suas categorias de base. Outros 18 atuaram por adversários. Como comparação, o Flamengo relacionou 51 profissionais para seus jogos, e 31 passaram pela base do clube, e 17 estão em clubes adversários do Rubro-Negro no Brasileirão.

Quantos jogadores cada clube relacionou no ano
Quantos jogadores cada clube relacionou no ano

Viraram adversários

Cruzeiro, Grêmio e Fluminense são os clubes que mais formaram atletas que neste início de temporada foram relacionados por equipes que serão adversárias no próximo Campeonato Brasileiro. Essa contagem é mais difícil de fazer porque há 12 jogadores que foram relacionados por mais de um clube na temporada (mudaram de clube ao longo da temporada) e um dos clubes participou de sua formação, mas o outro, não.

Há 30 jogadores que passaram pelas categorias de base do Cruzeiro e agora estão em outro clube que disputará a Série A. Na segunda colocação estão Fluminense e Grêmio, com 25 jogadores.

Fonte: Globo Esporte

Comente

Veja também
Rafael Paiva em jogo contra o Fortaleza
Escalação do Vasco contra o Corinthians

Confira a escalação do Vasco da Gama para o jogo contra o Corinthians neste domingo, pelo Campeonato Brasileiro.

Pablo Vegetti é apresentado pelo Vasco
Edmundo critica status intocável de Vegetti no Vasco

O ex-jogador comentou a postura de jogadores que aprenderam a fazer média com a torcida do Vasco da Gama e deixam a desejar em campo.

Vinicius Zanocelo em campo pelo Santos
Vasco monitora situação de jogadores no mercado; veja nomes

A diretoria do Vasco da Gama já se movimenta no mercado em busca de reforços para reforçar o elenco na próxima temporada.

Edmundo em participação no Flow Sport Club
Edmundo critica Rafael Paiva e diz o que pensa sobre demissão

O ídolo do Vasco da Gama destacou que até Roberto Dinamite foi alvo de críticas no Clube, e deu razão à torcida.

Payet em ação pelo Vasco contra o Corinthians
É hoje! Vasco enfrenta o Corinthians às 16h na Neo Química Arena

Corinthians e Vasco da Gama se enfrentam neste domingo, em confronto direto, pela 35ª rodada do Campeonato Brasileiro.