Vasco é o maior formador de jogadores da Série A; Flamengo aparece em 2º

O Vasco da Gama aparece em primeiro no quesito jogadores formados, considerando os atletas que disputarão o Campeonato Brasileiro em 2023.

Marlon Gomes e Andrey Santos
Marlon Gomes e Andrey Santos (Foto: Daniel Ramalho/CRVG)

Adversários nesta noite pelas semifinais do Campeonato Carioca, Vasco e Flamengo são os clubes que tiveram em suas categorias de base mais jogadores relacionados neste início de temporada pelos times da Série A antes do início dos jogos do fim de semana.

O Vasco participou da formação de 52 atletas, e o Flamengo, de 48, como mostra o quadro abaixo, com os 20 clubes que disputarão o Brasileirão deste ano. Só foram contados uma vez os dados de 12 atletas que em 2023 foram relacionados por dois clubes diferentes devido a negociações.

Jogadores da base relacionados na temporada
Jogadores da base relacionados na temporada

Elencos imensos na temporada

Não por coincidência, os clubes que aparecem nas primeiras colocações como maiores formadores também aparecem como os que mais usaram jogadores neste início de temporada. O Bahia, por exemplo, relacionou 60 jogadores diferentes antes do início desta rodada. É a maior marca, motivado também por usar atletas diferentes no Campeonato Baiano, na Copa do Nordeste e na Copa do Brasil. Desses, 60 atletas relacionados, 36 passaram pela base do clube. Outros 11 jogadores com passagem pela base do Bahia foram relacionados por clubes que serão adversários no Brasileirão deste ano.

O Vasco relacionou 56 atletas diferentes antes da partida de hoje, sendo que 34 deles passaram por suas categorias de base. Outros 18 atuaram por adversários. Como comparação, o Flamengo relacionou 51 profissionais para seus jogos, e 31 passaram pela base do clube, e 17 estão em clubes adversários do Rubro-Negro no Brasileirão.

Quantos jogadores cada clube relacionou no ano
Quantos jogadores cada clube relacionou no ano

Viraram adversários

Cruzeiro, Grêmio e Fluminense são os clubes que mais formaram atletas que neste início de temporada foram relacionados por equipes que serão adversárias no próximo Campeonato Brasileiro. Essa contagem é mais difícil de fazer porque há 12 jogadores que foram relacionados por mais de um clube na temporada (mudaram de clube ao longo da temporada) e um dos clubes participou de sua formação, mas o outro, não.

Há 30 jogadores que passaram pelas categorias de base do Cruzeiro e agora estão em outro clube que disputará a Série A. Na segunda colocação estão Fluminense e Grêmio, com 25 jogadores.

Fonte: Globo Esporte

Comente

Veja também
Vasco tenta reduzir folha salarial para contratações na próxima janela

Com desejo de qualificar o plantel na próxima janela, o Vasco da Gama tenta negociar jogadores que estão fora dos planos.

Vegetti pede personalidade e coragem antes de duelo contra o Puerto Cabello

Vegetti pede a palavra antes de duelo entre Vasco da Gama e Puerto Cabello e faz discurso forte no vestiário.

Permanência de Carille no Vasco depende do desempenho contra o Sport

Pressionado no cargo, Fábio Carille terá mais uma chance de apresentar evolução no comando do Vasco da Gama.

Santos ainda deve R$ 6,8 milhões ao Vasco

Com o Vasco da Gama entre as principais dívidas do Santos, o clube paulista deve quase R$ 7 milhões ao Cruzmaltino, por compra de Nathan.

Discurso de Vegetti marca bastidores de Vasco 1 x 0 Puerto Cabello; assista

Assista aos bastidores da vitória do Vasco da Gama contra o Puerto Cabello em São Januário pela segunda rodada da Sul-Americana.

Jair recebe sondagens e pode deixar o Vasco

Fora do confronto diante do Puerto Cabello, Jair está na mira de clubes da MLS e tem futuro incerto no Vasco da Gama.

Marcelo Sant’Anna confirma que Vasco vai priorizar copas em 2025

Diretor de Futebol do Vasco da Gama, Marcelo Sant’Anna garantiu que o foco do Clube em 2025 será a Sul-Americana e a Copa do Brasil.

Vasco ficará quase 1 mês sem jogar em São Januário

Dos próximos dez jogos do Vasco da Gama na temporada, apenas dois serão disputados no estádio de São Januário.

Vasco pode confirmar saída de jogadores até esta sexta-feira

Janela extra da CBF para transferências de jogadores que tenham participado dos Estaduais se encerra nesta sexta-feira (11).

Advogada denuncia Payet por ameaça e agressão e pede medida protetiva

Larissa Ferrari, que teve um caso extraconjugal com o jogador do Vasco da Gama, procurou a polícia do Rio e do Paraná alegando que também foi vítima de violência psicológica.