Léo ganha moral com Barbieri e faz melhor temporada ofensiva desde 2017
Léo ganha destaque no Vasco da Gama e números já fazem da temporada 2023 a melhor no aspecto ofensivo desde 2017.
O início da trajetória de Léo pelo Vasco está sendo animadora. O zagueiro conseguiu superar a desconfiança de boa parte dos torcedores, que questionaram os valores pagos ao São Paulo pelo jogador, 3 milhões de dólares (R$ 15,5 milhões na cotação da época).
Além da segurança defensiva, Léo também tem se destacado na construção das jogadas ofensivas. O zagueiro já marcou um gol, encerrando um jejum de quase 7 anos, e contribuiu com duas assistências, a última na goleada sobre o Trem, por 4 a 0, quando serviu Erick Marcus autor de um golaço que abriu o placar.
O gol e as duas assistências fazem de Léo o zagueiro da Série A com mais participações em gols no ano. Os números já fazem da temporada 2023 a melhor no aspecto ofensivo do jogador desde 2017, quando marcou três gols e deu um passe decisivo atuando pelo Fluminense.
Léo em números
- 2023 – Vasco – 7 jogos – 1 gol – 2 assistências
- 2022 – São Paulo – 58 jogos – 1 assistência
- 2021 – São Paulo – 58 jogos – 1 assistência
- 2020 – São Paulo – 31 jogos – 2 assistências
- 2019 – São Paulo – 15 jogos – 1 assistência
- 2018 – Bahia – 60 jogos – 1 assistência
- 2017 – Fluminense – 51 jogos – 3 gols – 1 assistência
Vale destacar que Léo era lateral-esquerdo e passou a ser zagueiro a partir de agosto de 2020, quando foi treinado pelo técnico Fernando Diniz. Para Maurício Barbieri, o jogador do Vasco é o melhor da posição no futebol brasileiro.
– Para mim, o Léo é o melhor zagueiro canhoto do Brasil disparado. Já tinha a impressão de que ele poderia ser, ou fosse. A partir do momento que surgiu a possibilidade, tanto eu, quanto o Abel que também já havia trabalhado com ele no Fluminense, foi um nome que nos agradou muito. O fato dele querer vir muito para o Vasco teve um peso enorme. Ele é uma referência da equipe hoje. Vem jogando muito bem, extremamente seguro defensivamente. É um zagueiro rápido e isso ajuda uma equipe que quer propor e tem que jogar com a defesa mais avançada. Ele é capaz de fazer essas coberturas. Tem um bom passe. É alguém que ajuda na construção e ajuda na fase defensiva.
A confiança de Barbieri se reflete na braçadeira de capitão, que ocupa o braço de Léo, na ausência de Nenê. O zagueiro é uma referência técnica, mas também de liderança em um Vasco que está em formação.
Fonte: Lance!