Reforço estratégico, Jair cai nas graças da torcida com início positivo no Vasco

O volante Jair tem sido uma peça essencial no esquema do Vasco da Gama, com ótimos números, caindo nas graças da torcida.

Jair dominou o meio-campo na vitória do Vasco contra o Resende
Jair dominou o meio-campo na vitória do Vasco contra o Resende (Foto: Daniel Ramalho)

Entre as contratações de maior peso do Vasco e cotado para ser destaque na temporada, Jair começa 2023 correspondendo bem às expectativas do torcedor. A atuação diante do Resende, na goleada por 5 a 0, coloca o meio-campista em posição de evidência.

Na última quinta-feira, o camisa 8 comandou o meio-campo do Vasco, com contenção dos adversários, distribuição e construção de jogadas e chegadas perigosas à frente. Foi, ao lado de nomes como Pedro Raul e Gabriel Pec, o melhor jogador em campo.

Jair acertou 51 dos 54 passes que tentou – o maior índice entre todos os jogadores em campo. Foi também o mais caçado pelo time adversário, com três faltas recebidas, e ainda saiu de São Januário com três finalizações, ficando atrás apenas do centroavante Pedro Raul no quesito.

Jair em Vasco x Resende

  • 90 minutos jogados
  • 94% dos passes certos (51 completos e três incompletos)
  • 3 finalizações
  • 2 assistências para finalização
  • 2 lançamentos certos
  • 1 desarme
  • 3 faltas sofridas
  • 1 falta cometida

Contratação estratégica

A negociação com Jair aconteceu de forma muito rápida e foi estratégica. O Vasco, antecipando a saída de Andrey Santos, que acabou negociado com o Chelsea, fez consultas pelo volante do Atlético-MG em dezembro e se preparou para uma possível proposta.

As conversas com o clube inglês pela joia vascaína começaram nos últimos dias de dezembro, e a transação foi concretizada em 6 de janeiro. Pouco tempo depois, no dia 13, o Vasco já anunciou a contratação de Jair, com o intuito único de repor a saída de Andrey.

Apesar de ser um interesse mais antigo da diretoria vascaína, Jair só chegaria a São Januário caso a venda de Andrey para o Chelsea fosse finalizada. Era um ou outro.

Como já conhecia a situação do volante do Atlético-MG, o diretor esportivo Paulo Bracks, com o aval da 777 Partners, levou uma proposta já dentro do que o clube mineiro esperava. Houve, obviamente, negociação de valores, mas a compra foi fechada em poucos dias.

A transferência custou U$ 2,5 milhões (R$ 13,2 milhões) ao Vasco, com pagamento parcelado. Jair assinou contrato válido por três anos.

Nas graças da torcida

A atuação de gala contra o Resende fez Jair cair de vez nas graças do torcedor do Vasco. O volante já havia deixado uma impressão muito boa nos amistosos nos Estados Unidos. A capacidade de marcação e de construção agradou a torcida.

“O dono do jogo”, foi como resumiram os vascaínos nas redes sociais. O desempenho rendeu elogios também de torcedores do Atlético-MG, onde Jair jogou nas últimas temporadas e conquistou títulos relevantes como o Brasileiro, a Copa do Brasil e a Supercopa.

Fonte: Globo Esporte

Mais sobre:Jair
1 comentário
  • Responder

    Um dos contratados, o mais importantes

Comente

Veja também
Jogadores do Vasco em São Januário
Saiba quem são os 10 jogadores que podem aproveitar a Data Fifa no Vasco

Com uma semana livre para treinos antes do próximo compromisso, jogadores do Vasco da Gama aproveitam data Fifa para recuperar boa forma.

Casimiro em participação na Cazé TV
Casimiro doa R$ 10 mil para torcida do Vasco organizar festa contra o Atlético-MG

Para incentivar os jogadores, a Força Jovem planeja festa para antes do duelo de volta da Copa do Brasil e Casimiro doa montante.

Cauan Barros em treino do VascoCauan Barros em treino do Vasco
Cauan Barros se destaca no Amazonas e sonha com vaga na Série A

Emprestado pelo Vasco da Gama, Cauan Barros é destaque do Amazonas e mira acesso para a elite do Brasileiro.

Treino do Vasco da Gama no CT Moacyr Barbosa
Elenco do Vasco se reapresenta após folga; veja programação

Após folga, elenco do Vasco da Gama se reapresenta nesta quarta-feira (9) e inicia os treinos para os confrontos decisivos; veja programação.

Rodrigo Caetano em entrevista coletiva no Atlético-MG
Vasco tentou contratar Rodrigo Caetano antes de fechar com Marcelo Sant’Ana

Atualmente na CBF, Rodrigo Caetano esteve em pauta no Vasco da Gama para assumir o cargo de diretor executivo.