Sport recupera ponto, tem pena aliviada e Vasco termina a Série B em 4º

O Sport conseguiu uma importante vitória no STJD, sobre o ocorrido no jogo contra o Vasco da Gama na Série B do ano passado.

Jogadores do Sport reclamam com Raphael Claus
Jogadores do Sport reclamam com Raphael Claus (Foto: Aldo Carneiro/ Pernambuco Press)

O Superior Tribunal de Justiça Desportiva decidiu em sessão do Pleno, na manhã desta terça-feira, sobre os recursos referentes ao caso de Sport x Vasco – encerrado em 2022 após a invasão de campo na Ilha do Retiro. O STJD manteve as suspensões sobre os atletas cruz-maltinos, mas reduziu a perda de mandos de campo do Leão – de oito para seis jogos – e converteu metade em ação social.

O STJD ainda absolveu o Rubro-negro nos Artigos 211 e 205, “devolvendo” o ponto que o clube havia perdido. Assim, o Sport termina a Série B de 2022 oficialmente com 57 pontos em 7º lugar e o Vasco fica com 62 e cai para quarto colocado – ultrapassado pelo Bahia.

Em relação aos mandos de campo, em três duelos do Sport na Série B do Brasileiro de 2023 está permitida a entrada de mulheres e crianças apenas – repetindo o que aconteceu no Paraná, com Athletico e Coritiba. A multa financeira imputada ao Leão ainda caiu de R$ 180 mil para R$ 150 mil.

No caso do Vasco, as penas de suspensão foram mantidas em: duas partidas para o meia Luiz Henrique e o atacante Raniel – cumpridas no ano passado -, e quatro para o goleiro Halls.

Responsável pela relatoria da sessão, o vice-presidente do STJD, José Perdiz, votou para afastar a perda de pontos imputada ao Sport, mas pediu o aumento de todas as outras penas relativas ao caso. Na sugestão do vice-presidente, seriam seis partidas de suspensão para Raniel e Luiz Henrique, além de 20 confrontos sem mando de campo para o Sport.

Os demais integrantes do órgão, contudo, divergiram das sugestões de Perdiz – votando pela redução das penalidades. Ao fim da sessão, o presidente do STJD, Otávio Noronha, formulou um voto médio de acordo com o posicionamento de todos os membros.

O Julgamento no STJD

A sessão começou com o relatório exposto pelo vice-presidente do STJD, José Perdiz. Nos posicionamentos de defesa, o Vasco sustentou as penalidades imputadas ao Sport e pediu pela absolvição de seus três atletas – Raniel, Luiz Henrique e Halls.

– Ele fez uma provocação, está tipificado no Artigo 258-A. Ele provocou sim. Sim, tem que agir com cautela e dar o exemplo, mas ele não fez nada além do que está previsto no artigo 258-A.

O Sport, por sua vez, defendeu a retirada da perda de pontos, a redução das multas e também das perdas de mandos de campo – sugerindo a possibilidade de reverter a pena para a presença exclusiva de mulheres e crianças no estádio, conforme ocorreu neste ano no Paraná.

– É um exemplo de que a gente pode trabalhar de outra forma para combater a violência nos estádios, coisa que não temos conseguido.

O Bahia, por fim, pediu apenas a retirada da imputação do Sport no Artigo 205 – com a perda de pontos e consequente mudança na classificação da Série B do Brasileiro para o Tricolor baiano. Pedido que se confirmou ao término da sessão, com a absolvição do Rubro-negro.

Fonte: Globo Esporte

Mais sobre:Série BSport
10 comentários
  • Responder

    Acabou o pesadelo!…

  • Responder

    Babaquices apenas, idiotices

  • Responder

    Não entendi se o Sport ficou com 57 pontos e o Vasco ficou com 52 como que ele pode ter ficado em sétimo e o Vasco ficou em quarto não entendi essa matéria não O Vasco está na série a e o Sport com 57 pontos ficou na série B alguma coisa tá errada

    • Boa noite, Hélio! Tudo bem? Na verdade, o Vasco terminou com 62 pontos. Corrigido na matéria.

  • Responder

    INFELIZMENTE NOSSO FUTEBOL SÃO CAMPEONATOS FE CARTAS MARCADAS. SOU VASCAÍNO, E LA ATRAS JA SABIA QUE O VASCO SÓ LEVAVA RSSES PONTOS NO STJD SE PRECISASSE PARA SUBIR PARA SERIE A. OS JULGAMENTOS SAO DE ACORDO COM O QUE INTERESSA A ESSA MAFIA TODA. POR ISSO LARGUEI DE IR AO RSTADIO E ATE MESMO OUVIR PELO RADIO E VER PELA TV. VOU FICAR IGUAL OTÁRIO TORCENDO SABENDO QUE JA TEM UM RESULTADO DEFINIDO. PAREI.

    • Largou de ir ao Estádio por que és um “Durango Kid” vai se fuder Euriquista do Caralho…na época do Eurico tu apoiava essas merdas, e melhor tu parar de postar essas Bostas…quando te encontrei em São Januário eu te avisei o que eu ia fazer com você…você não parou então já sabe o que vai te acontecer!!!

  • Responder

    Uma vergonha!
    Tivemos o Gabriel Barbosa Fazendo tirando sua camisa no jogo contra o Palmeiras, sem que isso gerasse maiores comentários em canto algum. No esporte espetacular, o comentarista Kaio Ribeiro ainda fez o comentário dizendo que isso é normal no futebol. O que não é normal é o que a torcida do sport fez, nem a parcialidade do narrador e do comentarista ( Roger) da globo na transmissão do jogo do Vasco.
    Dois pesos e duas medidas da mídia e está aberto o precedente para invasão de campo com interrupção do jogo sem a perda de mando de campo.

    • Corrigindo: sem a perda dos pontos.

  • Responder

    hahahahaha….. QUE PIADA! Uma vergonha isso… não da pra acreditar isso!

  • Responder

    Isso e uma vergonha para o futebol

Comente

Veja também
Emiliano Díaz em coletiva após Vasco x Portuguesa-RJ
Emiliano Díaz fala sobre o Vasco após reencontro e vitória do Corinthians

Durante entrevista coletiva do Corinthians, Emiliano Díaz fala sobre o reencontro com o Vasco da Gama e cita jogo difícil.

Tite em treino pelo Flamengo
Confira 5 técnicos livres no mercado que podem assumir o Vasco

Vasco da Gama demitiu Rafael Paiva, após a derrota deste domingo (24) para o Corinthians, pela 35ª rodada do Brasileiro.

Rafael Paiva durante jogo em São Januário
Torcida do Vasco divide opiniões sobre demissão de Rafael Paiva

O treinador Rafael Paiva foi demitido do Vasco da Gama após a quarta vitória consecutiva no Campeonato Brasileiro.

Rodrigo Dourado e Matheus Pereira
Gols e jogadas de Rodrigo Dourado e Matheus Pereira, cogitados no Vasco

O Vasco da Gama monitora os meias Rodrigo Dourado, ex-Internacional, e Matheus Pereria, do Eibar, Espanha; veja lances dos atletas.

Maicon e Léo, zagueiros do Vasco, em ação contra o Palmeiras
Vasco tem a 2ª pior defesa do Campeonato Brasileiro

Desempenho defensivo do Vasco da Gama na Série A do Brasileiro tem sido uma das principais reclamações dos torcedores.