Primeira ida do Vasco aos Estados Unidos aconteceu em 1957; veja como foi
O Vasco da Gama Vasco ganhou sua primeira partida nos Estados Unidos em 1957 e terminou com goleada do Gigante.
E pela sétima vez na sua história o Vasco aterrissou nos Estados Unidos para uma excursão internacional. Desta vez, o clube carioca dará um ponto final na pré-temporada de 2023 na Flórida, onde disputará amistosos contra o River Plate e o Inter Miami, da Major League Soccer (MLS). E o primeiro compromisso, contra os argentinos, nesta terça-feira (17), a partir das 21h30 (de Brasília), terá transmissão ao vivo pela ESPN no Star+.
Mais do que acostumado a jogador em solo norte-americano, o Cruzmaltino tem algumas lembranças curiosas das viagens que fez até lá. Inclusive de 1957, quando viajou pela primeira vez para os Estados Unidos, em junho, em uma excursão que depois ainda passou pela Europa, incluindo Portugal, Espanha, Turquia, Itália, Hungria e Rússia. Neste último, inclusive, foi o primeiro time brasileiro a visitar o território russo.
Na época, era comum este tipo de excursão por parte dos clubes brasileiros. Era a chance também dos outros país conhecerem os jogadores do Brasil, que à epoca apesar de ainda não ter conquistado o seu primeiro título de Copa do Mundo, que viria em 1958, já tinha o seu futebol aclamado mundo afora.
Em solo norte-americano, o Vasco teve como adversário o New York Hakoah, e goleou por 6 a 2. Os cariocas marcaram com Lopez (2x), De Queiroz (2x), Netto e Souza. Já os adversários deixaram a sua marca com Monsen, que fez os dois gols.
À época, o tradicional jornal norte-americano The New York Times destacou a presença do time cruzmaltino no país e inclusive se encantou com o “estilo europeu” apresentado pela equipe.
“Como jogar futebol no estilo sul-americano foi demonstrado no Downing Stadium, em Randalls Island, pelo Vasco da Gama, time do Rio de Janeiro, que humilhou o New York Hakoah por 6 a 2”, começa a dizer a publicação, datada do dia 10 de junho de 1957, no dia seguinte ao amistoso.
“Os brasileiros tiveram um desempenho poderoso. Concentrados no passe curto europeu, os visitantes mostraram um trabalho de pernas e jogo aéreo extraordinários para vencerem com facilidade”, prosseguiu.
E os jogadores do Vasco passaram, inclusive, por uma situação para lá de inusitada. À época, diferentemente dos Estados Unidos, os jogadores brasileiros eram conhecidos por seus apelidos. E o fato causou uma tremenda confusão, já que um dos membros do clube carioca precisou recorrer a cada um dos passaportes dos atletas cruzmaltinos para passar os seus respectivos sobrenomes.
Desta forma, houve uma falha de comunicação na hora de bater as escalações e, na edição do jornal da época, alguns jogadores vascaínos saíram com os seus nomes errados. A exemplo de Carneiro (saiu como Carneido) e De Queiroz (saiu como De Queirez).
Por último, o veículo ainda comparou o clube carioca ao navegador português que inspira o seu nome, Vasco da Gama, frisando os próximos destinos que o expresso cruzmaltino ainda teria em 1957 após deixar os Estados Unidos.
Após essa primeira passagem, o Vasco ainda voltou outras vezes aos Estados Unidos: 1987, 1990, 1991, 1998 e, mais recentemente, em 2017, quando disputou o Torneio da Flórida, que foi vencido pelo São Paulo e ainda teve Corinthians, Atlético-MG e Bahia entre os clubes brasileiros participantes. O Cruzmaltino terminou em 3° depois de vencer o River Plate na disputa de terceiro colocado.
E o saldo nos EUA é bastante positivo. São 11 vitórias, três empates e três derrotas. Em 1987, o Vasco ainda conquistou dois torneios: as Copa Ouro e TAP.
Onde assistir Vasco x River Plate?
Vasco x River Plate terá transmissão ao vivo pela ESPN no Star+, nesta terça-feira (17), às 21h30 (horário de Brasília).
Fonte: ESPN