O que esperar de Jair? Preparador físico do Atlético-MG cita características do volante
O preparador físico do Atlético-MG, Cristiano Nunes diz que a principal característica de Jair é a liderança técnica.
E o Vasco tem um novo camisa 8 para 2023. Contratado junto ao Atlético-MG, o volante Jair é mais uma contratação do Cruzmaltino para a próxima temporada e chega para um setor carente do time, que recentemente negociou a joia Andrey Santos para o Chelsea.
Desde 2019 no Galo, o meio-campista de 28 anos é uma das apostas do clube carioca para voltar a brigar por títulos após dois anos na Série B do Campeonato Brasileiro. Mas o que o torcedor do Vasco pode esperar de Jair? Quem respondeu foi um profissional que conhece bem o atleta e já trabalhou mais de uma vez com ele na carreira.
Preparador físico do Atlético-MG, agora ex-clube de Jair, Cristiano Nunes concedeu entrevista exclusiva ao ESPN.com.br e falou sobre as qualidades do volante, que conhece desde os tempos de Internacional, quando o atleta dava os primeiros passos no profissional. E segundo ele, uma de suas características principais é a liderança técnica.
“O Jair eu tenho até um pouco de propriedade para falar porque ele subiu para o profissional na época com o Abel Braga, técnico do Inter. Eu fazia parte da equipe do Abel na época, foi dali que ele subiu do sub-20 para o profissional, então subiu com a gente e eu voltei a reencontrá-lo aqui no Galo. O que eu posso falar do Jair? Liderança técnica. É um atleta que tem boa condição física, que consegue percorrer um volume alto durante o jogo, que anda bem no campo durante a partida, porém ele é um líder técnico”, começou por dizer.
Nunes ainda destacou a capacidade do jogador de não sentir a pressão nos chamados “jogos grandes”, sendo um volante que não se abala com os erros que venha a cometer em campo e que é sempre “inquieto”.
“É um atleta que não sente a pressão, não sente a dificuldade de uma partida grande, de uma decisão, muitas vezes a pressão de uma torcida insatisfeita com o rendimento da equipe. Isso é muito importante quando falamos de futebol de alto nível no Brasil. O Jair não sente, pode estar a cobrança que for, pode estar caindo o mundo lá fora. Quando ele entra para dentro do campo, não se esconde do jogo, quer a bola, chama o jogo, está sempre pronto para querer fazer com que a equipe dele jogue, com que a equipe apresente um bom futebol. Ele erra, não se intimida porque errou, vai querer a segunda, a terceira a bola logo em seguida”, prosseguiu.
“É um líder técnico, tem a questão emocional muito forte em termo de experiência, de acreditar muito nele mesmo e quando está sendo exigido, digamos assim, ele consegue ter uma resposta. Quanto mais forte o jogo, quanto mais o jogo tem uma exigência decisiva muito alta, melhor ele responde. Nós o acompanhamos, trabalhamos juntos ao longo dessas últimas duas temporadas, sabemos da importância que o Jair teve em 2021 e 2022 com a gente, e tenho certeza que vai poder ajudar também muito a equipe do Vasco durante a temporada 2023”, finalizou.
Revelado pelo Inter, Jair ainda passou por outros clubes antes de chegar ao Galo e, agora, ao Vasco. Entre eles Juventude e Sport. No Colorado, inclusive, foi tetracampeão do Gauchão entre 2013 e 2016.
Já no Galo, fez parte do time campeão do Campeonato Mineiro, do Brasileiro e da Copa do Brasil em 2021, além do título da Supercopa do Brasil (2022) e de outros dois Estaduais (2020 e 2022).
Em 2022, o volante disputou 48 jogos pelo Atlético-MG, sendo 43 como titular, e registrou um gol e cinco assistências pelo clube de Belo Horizonte.
Fonte: ESPN