O que esperar de Jair? Preparador físico do Atlético-MG cita características do volante

O preparador físico do Atlético-MG, Cristiano Nunes diz que a principal característica de Jair é a liderança técnica.

Jair é o nono reforço do Vasco
Jair com a camisa do Vasco (Foto: Vasco.com.br)

E o Vasco tem um novo camisa 8 para 2023. Contratado junto ao Atlético-MG, o volante Jair é mais uma contratação do Cruzmaltino para a próxima temporada e chega para um setor carente do time, que recentemente negociou a joia Andrey Santos para o Chelsea.

Desde 2019 no Galo, o meio-campista de 28 anos é uma das apostas do clube carioca para voltar a brigar por títulos após dois anos na Série B do Campeonato Brasileiro. Mas o que o torcedor do Vasco pode esperar de Jair? Quem respondeu foi um profissional que conhece bem o atleta e já trabalhou mais de uma vez com ele na carreira.

Preparador físico do Atlético-MG, agora ex-clube de Jair, Cristiano Nunes concedeu entrevista exclusiva ao ESPN.com.br e falou sobre as qualidades do volante, que conhece desde os tempos de Internacional, quando o atleta dava os primeiros passos no profissional. E segundo ele, uma de suas características principais é a liderança técnica.

“O Jair eu tenho até um pouco de propriedade para falar porque ele subiu para o profissional na época com o Abel Braga, técnico do Inter. Eu fazia parte da equipe do Abel na época, foi dali que ele subiu do sub-20 para o profissional, então subiu com a gente e eu voltei a reencontrá-lo aqui no Galo. O que eu posso falar do Jair? Liderança técnica. É um atleta que tem boa condição física, que consegue percorrer um volume alto durante o jogo, que anda bem no campo durante a partida, porém ele é um líder técnico”, começou por dizer.

Nunes ainda destacou a capacidade do jogador de não sentir a pressão nos chamados “jogos grandes”, sendo um volante que não se abala com os erros que venha a cometer em campo e que é sempre “inquieto”.

“É um atleta que não sente a pressão, não sente a dificuldade de uma partida grande, de uma decisão, muitas vezes a pressão de uma torcida insatisfeita com o rendimento da equipe. Isso é muito importante quando falamos de futebol de alto nível no Brasil. O Jair não sente, pode estar a cobrança que for, pode estar caindo o mundo lá fora. Quando ele entra para dentro do campo, não se esconde do jogo, quer a bola, chama o jogo, está sempre pronto para querer fazer com que a equipe dele jogue, com que a equipe apresente um bom futebol. Ele erra, não se intimida porque errou, vai querer a segunda, a terceira a bola logo em seguida”, prosseguiu.

“É um líder técnico, tem a questão emocional muito forte em termo de experiência, de acreditar muito nele mesmo e quando está sendo exigido, digamos assim, ele consegue ter uma resposta. Quanto mais forte o jogo, quanto mais o jogo tem uma exigência decisiva muito alta, melhor ele responde. Nós o acompanhamos, trabalhamos juntos ao longo dessas últimas duas temporadas, sabemos da importância que o Jair teve em 2021 e 2022 com a gente, e tenho certeza que vai poder ajudar também muito a equipe do Vasco durante a temporada 2023”, finalizou.

Revelado pelo Inter, Jair ainda passou por outros clubes antes de chegar ao Galo e, agora, ao Vasco. Entre eles Juventude e Sport. No Colorado, inclusive, foi tetracampeão do Gauchão entre 2013 e 2016.

Já no Galo, fez parte do time campeão do Campeonato Mineiro, do Brasileiro e da Copa do Brasil em 2021, além do título da Supercopa do Brasil (2022) e de outros dois Estaduais (2020 e 2022).

Em 2022, o volante disputou 48 jogos pelo Atlético-MG, sendo 43 como titular, e registrou um gol e cinco assistências pelo clube de Belo Horizonte.

Fonte: ESPN

Mais sobre:Jair
Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
Comente

Veja também
Jogadores do Vasco em jogo contra o Vitória
Vasco é o 4º clube brasileiro mais citado como rival por torcedores

Em pesquisa, o Vasco da Gama está atrás apenas de Palmeiras, Corinthians e Flamengo entre os clubes mais citados como rivais por torcedores.

Edmundo é ídolo do Vasco
Edmundo projeta o Vasco ‘nas cabeças’ com troca no comando da SAF

O ídolo do Vasco da Gama, Edmundo, se mostrou bastante otimista com a possível troca de comando na SAF vascaína.

José Roberto Lamacchia e Leila Pereira
Rumores sobre Crefisa e Vasco agitam política do Palmeiras

A oposição do Palmeiras manifestou insatisfação com os rumores, enquanto Leila Pereira, presidente e dona da Crefisa, se defende.

Álvaro Pacheco, possível novo técnico do Vasco
Saiba quais são os profissionais que chegam ao Vasco com Álvaro Pacheco

Próximo de ser anunciado, o técnico Álvaro Pacheco chegará ao Vasco da Gama com uma comissão técnica própria com quatro integrantes.

Josh Wander durante entrevista em visita ao Rio de Janeiro
777 Partners contrata grande escritório no RJ para recorrer de liminar

A 777 Partners está se preparando para tentar derrubar a liminar que a tirou o poder sobre a SAF do Vasco da Gama.