Vasco e Fluminense assumem protagonismo no mercado por reforços

Vasco da Gama e Fluminense estão mais ativos no mercado do que os rivais Flamengo e Botafogo para a temporada 2023.

Pedro Raul e Keno
Pedro Raul e Keno (Foto Jornal O Globo)

Diferentemente dos anos anteriores, o futebol carioca tem visto dois de seus principais clubes tomarem o protagonismo na janela de transferência. O milionário Flamengo e o Botafogo com investimentos da SAF deram lugar para Fluminense e Vasco com apetite no mercado. Mas explicar essa crescente e retomada de protagonismo já passa por uma análise maior sobre a situação de cada clube.

O Vasco, por exemplo, acertou as contratações do atacante Pedro Raul, ex-Goiás, do zagueiro Léo Pelé, ex-São Paulo, o volante De Lucca e tem encaminhado o acerto com o lateral-esquerdo Lucas Piton, que irá deixar o Corinthians. Até aqui, estima-se que o cruz-maltino investiu cerca de R$ 42,9 milhões nesta janela de transferência. Muito por causa da entrada do investimento da 777 Partners devido ao clube ter virado SAF.

Esse talvez seja o ponto que explique o protagonismo do Vasco. Entre todos os grandes clubes cariocas, o Vasco era, sem dúvidas, o que mais precisava investir em contratações. A quase permanência na Série B por mais uma temporada deixou bem claro isso. Muitas peças saíram e novas devem fechar até o início da temporada. Bom sinal para Maurício Barbieri, técnico que também foi contratado para 2023.

Enquanto o Vasco ainda deve seguir acelerado, o Fluminense já entra no momento de pausa. O que também explica o momento tricolor. Sem ser SAF, o tricolor apostou em oportunidades de mercado e investimento pontuais para reforçar seu elenco para a disputar a Libertadores. E esse foi o motivo de se reforçar tão rápido: aproveitar as brechas para não entrar em disputas — ou leilões — com outros clubes por jogadores em alta, como o atacante Keno, que deixou o Atlético-MG.

Nesta janela, o Fluminense também já acertou com o goleiro Vitor Eudes, o lateral-direito Guga, o zagueiro Vitor Mendes, o lateral-esquerdo Jorge, além de renovar o empréstimo do meia Nathan. Estima-se que o tricolor tenha gasto apenas R$ 14 milhões, o que mostra como a busca por reforços em maior número envolveu valores menores do que comparado com o Vasco.

O tricolor também aposta na manutenção do seu elenco para 2023. Tanto que acertou as renovações com o técnico Fernando Diniz, com o volante Andrém, com o meia Paulo Henrique Ganso e o atacante Germán Cano. Também tem acordos encaminhados para aumentar o vínculo com o zagueiro Nino e com o meia Jhon Arias.

Apesar de apagados, Flamengo e Botafogo não estão parados no mercado. O rubro-negro, por exemplo, contratará o goleiro Agustín Rossi, que está em final de contrato com o Boca Juniors, da Argentina. Outro nome próximo de um acerto é o do meia Gerson, que quer deixar o Olympique de Marseille para voltar a atuar pelo rubro-negro.

Mas mesmo com uma folha salarial milionária, o Flamengo não tem a necessidade de contratar reforços aos montes exatamente por já ter um elenco qualificado. Tanto que conquistou a Libertadores e a Copa do Brasil na temporada passada.

Já no alvinegro, a contratação certa até o momento é a do volante Marlon Freitas, do Atlético-GO, que já tinha um pré-contrato assinado com a equipe. O zagueiro Luis Segovia está em fim de contrato com o Independiente del Valle e também deve desembarcar no Rio de Janeiro.

Neste momento, o Botafogo aproveita o fato de já ter feitos grandes investimentos na temporada passada para colocar a casa em ordem. Antes de contratações, precisa pagar a parcela do 13º, férias e parte dos vencimentos de dezembro que estão em atraso junto ao elenco. Com problema de fluxo de caixa, os reforços terão que esperar.

Fonte: O Globo

Mais sobre:Fluminense
Comente

Veja também
Cinco atletas assinam contrato com o Vasco
Vasco assina contrato com 5 atletas do Sub-17 e Sub-20

O Vasco da Gama assinou nesta segunda-feira contrato Fernando, Henrique e Walace do Sub-20, e Elielson e Luan Roberto do Sub-17.

André Ricardo, atacante do Sub-20 do Vasco
Vasco renova com atacante de 19 anos; multa milionária chama atenção

Destaque da base, o atacante André Ricardo, de 19 anos, teve seu contrato renovado pelo Vasco da Gama até dezembro de 2026.

Leonardo Candreva, torcedor do Vasco
Vascaíno viraliza ao colocar Vegetti no nome da filha; veja vídeo

O Vascaíno Leonardo Candreva decidiu homenagear o atacante Vegetti e registrou sua filha com o nome do atacante do Vasco.

Adson comemorando gol contra o Internacional
Adson pode voltar a jogar nesta temporada

Com uma fratura por estresse, Adson evolui bem no tratamento e pode reforçar o Vasco da Gama ainda na temporada 2024.

Edmundo é ídolo do Vasco
Edmundo banca 1º classificado para a final da Copa do Brasil

Confiante, Edmundo crava vitória diante do Atlético-MG e classificação do Vasco da Gama para a grande final da Copa do Brasil.