Pedro Raul chega ao Vasco com credenciais para empolgar a torcida; raio-x do atacante
O atacante Pedro Raul, novo reforço do Vasco da Gama, fez 26 gols e foi vice-artilheiro do Campeonato Brasileiro em 2022.
Novo reforço do Vasco, anunciado na última sexta-feira, Pedro Raul chega com credenciais para empolgar a torcida vascaína que tanto esperava por uma contratação. Por isso, o ge, com ajuda do Espião Estatístico, preparou um raio-x dos 26 gols de um dos artilheiros do país em 2022.
O atacante de 26 anos, que pertencia ao Kashiwa Reysol, do Japão, estava emprestado ao Goiás na última temporada e foi o vice-artilheiro do Brasileirão, com 19 gols marcados. Presente na seleção da CBF do Campeonato Brasileiro e elogiado por Tite, Pedro Raul teve um ano dos sonhos, que fez com que despertasse o interesse de outros clubes do Brasil, entre eles, o Vasco.
O clube pagou à vista 2 milhões de dólares ao Kashiwa Reysol para contar com o atacante. Pedro Raul tende a ser uma das principais contratações da SAF para 2023.
Números de Pedro Raul
Em 2022, o atacante foi um dos grandes destaques do futebol brasileiro. No Goiás, marcou 26 gols em 50 jogos. Destro, mais da metade dos gols foi com a perna direita, mas, no quesito cabeceio, Pedro Raul também se destaca. Com 1,92m de altura, o atacante marcou seis gols de cabeça – mais do que qualquer jogador do Vasco no ano.
Dos 26 gols na temporada, 19 foram no Campeonato Brasileiro – números que deram a Pedro Raul a vice-artilharia da competição, ficando atrás apenas de Germán Cano, do Fluminense.
Com duas assistências, o atacante participou diretamente de 21 dos 40 gols do Goiás no Brasileirão, sendo o principal responsável pela campanha segura que o time de Jair Ventura fez em 2022.
Protagonismo na área
A grande área é o local favorito do novo camisa 9 do Vasco para marcar. De todos os gols no ano, apenas um marcado por Pedro Raul foi feito de fora da área – e foi um golaço, contra o Santos, de cobertura. O atacante também não desperdiçou nenhum pênalti na temporada.
Áreas do campo em que Pedro Raul marcou
- 14 na grande área
- 8 na pequena área
- 3 de pênalti
- 1 de fora da área
Artilheiro do segundo tempo e fora de casa
Um detalhe curioso sobre os gols de Pedro Raul é que ele fez a maior parte deles fora de casa na temporada. Ao todo, foram 17 gols como visitante e apenas nove no estádio Hailé Pinheiro, onde o Goiás manda seus jogos.
Outra característica que chamou a atenção é que 18 gols foram no segundo tempo, enquanto oito saíram na primeira etapa. Em uma partida assim, Pedro Raul castigou o Botafogo, ex-clube dele, marcando dois gols no Nilton Santos, virando a partida na etapa final.
Apenas um toque na bola
Dos 20 gols com os pés, Pedro Raul marcou em 15 oportunidades de primeira, dando apenas um toque na bola. Outro dado que chama a atenção é que, de todas as vezes que balançou as redes, 11 foram em jogadas aéreas. Pelos números do Espião Estatístico, 55% dos gols marcados pelo Vasco em 2022 também tiveram origem pelo alto.
Aparece nos momentos decisivos
Pedro Raul foi tão decisivo que, na maior parte das partidas, ao marcar, ele empatou o jogo ou colocou o Goiás na frente do placar. Em todos os 19 gols dele no Brasileiro, nenhum foi para ampliar um resultado.
Foram oito gols marcados que empataram o placar e nove gols que colocaram o Goiás à frente no marcador, como trouxe o levantamento do Espião Estatístico ao fim do Brasileirão, que o elegeu o jogador mais decisivo do campeonato.
Veja o levantamento completo
Pedro Raul abriu o placar
- Goiás 1 x 1 Palmeiras – 2ª rodada
- Goiás 2 x 1 Athletico-PR – 16ª rodada
- Santos 1 x 2 Goiás – 25ª rodada
- Cuiabá 1 x 2 Goiás – 33ª rodada
Pedro Raul empatou o jogo
- Botafogo 1 x 2 Goiás – 9ª rodada
- Fortaleza 1 x 1 Goiás – 10ª rodada
- Goiás 1 x 1 Ceará – 11ª rodada
- Goiás 2 x 3 Fluminense – 18ª rodada
- São Paulo 3 x 3 Goiás – 19ª rodada
- Bragantino 1 x 1 Goiás – 27ª rodada
- Internacional 4 x 2 Goiás – 31ª rodada (empatou duas vezes)
Pedro Raul fez o gol da vitória
- Botafogo 1 x 2 Goiás – 9ª rodada (empatou e virou o jogo)
- Goiás 1 x 0 Cuiabá -14ª rodada
- Goiás 1 x 0 Coritiba – 20ª rodada
- Atlético-MG 0 x 1 Goiás – 23ª rodada
- Santos 1 x 2 Goiás – 25ª rodada (abriu o placar e fez o gol da vitória)
Pedro Raul impediu uma derrota mais elástica
- Avaí 3 x 2 Goiás – 3ª rodada
- Athletico-PR 3 x 2 Goiás – 35ª rodada
Fonte: Globo Esporte