Reforços, técnico e planejamento; tudo da entrevista coletiva de Paulo Bracks

Paulo Bracks anunciou as chegadas de Maurício Barbieri e Abel Braga, e revelou que o Vasco da Gama já tem jogadores contratados.

Paulo Bracks em entrevista coletiva
Paulo Bracks em entrevista coletiva no CT Moacyr Barbosa (Foto: Marcelo Baltar)

Treinador, novo diretor técnico e reforços. A manhã desta terça-feira foi de novidades para a torcida do Vasco. Na mesma entrevista em que anunciou Maurício Barbieri e Abel Braga, o diretor de futebol Paulo Bracks revelou que o clube já tem jogadores contratados para 2023. Os nomes, porém, ainda não foram revelados.

– Nessa reunião (do Conselho de Administração), todo esse trabalho foi chancelado. Estamos falando do dia 2 de dezembro. Hoje, no dia 6, estou aqui para conversar com vocês e para anunciar o nosso novo técnico e o nosso diretor técnico. A partir de agora é que vamos anunciar os jogadores, e o Vasco já tem jogadores contratados – garantiu.

– Passaremos por uma reformulação e eu quero esse elenco pronto no início de abril. 15 de abril é a estreia da Série A. Queremos ter um grupo 80% ou 90% pronto para isso, com três meses de trabalho do treinador para começar a implementar a filosofia.

O diretor foi perguntado sobre quantidade de contratações e até negociações já conhecidas pelo público, como Júnior Urso, Wellington Rato e Pedro Raul, mas se esquivou de dar detalhes. Como aperitivo, ele afirmou apenas que já há mais de um reforço contratado.

– Vou ter que sair pela tangente. Não posso falar em números, mas são mais de um, porque falei no plural. Quero que o torcedor do Vasco entenda o porquê dos nomes, quando forem anunciados. Dentro do nosso projeto de mudança de perfil do elenco, é preciso fazer uma análise real do que a gente pretende com esses nomes – continuou.

Andrey e renovações

Outro assunto quente da entrevista foi a situação de jogadores de destaque do elenco atual. A começar pelo garoto Andrey, uma das joias mais visadas do futebol brasileiro nesse mercado. Bracks não deu garantias de que o atleta fica para 2023.

– O Andrey é um atleta nosso, do Vasco. Temos um contrato forte com ele. Ele deve ir para o Sul-Americano sub-20. Eu não tenho como garantir o que vai acontecer. Gostaria muito que ele continuasse no nosso projeto, mas está sendo muito visado. Estamos trabalhando com outros ativos, os que estão aqui, os que virão do sub-20, os reforços… Queremos atletas assim, visados no mercado e que contribuam dentro ou fora de campo.

Sobre renovações, o diretor respondeu diretamente a perguntas sobre as negociações com Nenê e Alex Teixeira. Ambos têm propostas para continuar no Vasco na próxima temporada.

– O Alex, houve uma procura nossa sobre renovação, ainda sem retorno. Vou respeitar a decisão dele, seja qual for. Para o Nenê também foi feita uma proposta, e ele quer me encontrar nessa semana. Ele é um atleta que contribuiu muito para o nosso atleta e precisa receber um tratamento condizente.

Outras respostas da entrevista

Mais sobre reforços

O Vasco busca as 11 posições no mercado. O Barbieri começou oficialmente ontem, em uma reunião que fizemos no Rio. Desde ontem, começamos a definir alguns perfis que vão conjugar com nomes já conversados ou não. Nessa mesa, preciso incluir o treinador. A decisão não é dele, é do Vasco, mas eu preciso entregar jogadores que se adequam ao perfil que queremos, até porque escolhemos o treinador.

Clube procurou Paulinho?

Eu fiz uma reunião com o empresário do Paulinho. E ele está muito fora do nosso orçamento.

Outras renovações

Thiago Rodrigues, Anderson Conceição, Edimar e Yuri possuem cláusula de renovação automática nos contratos. Esses quatro jogadores só não vão permanecer se não quiserem.

Postura no mercado

Eu não vou gastar todo o orçamento na janela de abril. Tenho que deixar uma reserva para possíveis saídas, além de novas investidas no meio do ano. Não me agrada começar o Brasileiro com apenas 40% do elenco montado. Quero um planejamento otimizado, mas vou precisar agir na janela do meio do ano.

Pode ser até uma janela de correção de algo que deu errado ou potencializar algo que deu certo. Sobre furar o orçamento, o grupo permitiu apenas se entrar receitas novas. Ou seja, tenho um número, que pode crescer para cima.

Pré-temporada

Os jogadores se reapresentam no dia 12. Mas a nossa pré-temporada, para valer, começa em janeiro. Nós queremos um mês de pré-temporada, mas o Carioca se inicia em 15 de janeiro. Nós temos uma excursão, que é muito positiva para a marca do Vasco. Voltar a internacionalizar o Vasco. A gente quer para o ano que vem tudo o que não aconteceu nos últimos anos. O Vasco não vai sofrer mais, vamos trabalhar para isso.

Passado com Abel e Barbieri

Trabalhei com os dois em contextos diferentes. O Abel, tive a oportunidade no Internacional. Por poucos minutos não fomos campeões brasileiros. Ele estava há mais tempo, o elenco não foi montado por mim, mas estivemos próximos de uma glória. Desde então, a gente nunca deixou de se falar, e ele é um conselheiro.

Já o Barbieri, se fosse analisar os trabalhos meu e dele no América, a gente não estaria junto de novo, porque não deu certo. De lá para cá, nós dois evoluímos como profissionais.

Fonte: Globo Esporte

Mais sobre:Paulo Bracks
2 comentários
  • Responder

    Mais do mesmo! Dirigente no Vasco tem forma! Tudo igual ! A última passagem do Abel Braga pelo Vasco foi desastrosa! As experiências e apostas quase custaram mais um ano na série B! Até agora a 777 só acumula conversa fiada!!!

  • Responder

    Muda-se a direção, mas que no fim não muda nada. O torcedor não tem nenhuma alegria sequer. Mais um ano que vai servir só pro vascaíno passar raiva.

    “E o sofrimento não pode parar…” 🎶

Comente

Veja também
Rafael Paiva durante jogo em São Januário
Rafael Paiva lamenta postura da torcida do Vasco e faz cobrança

Rafael Paiva afirmou que o time competiu com o Internacional, lamenta resultado e saiu em defesa dos jogadores após protesto da torcida.

Roger Flores
Roger Flores crava futuro de Rafael Paiva no Vasco após derrota

Comentarista do Sportv, Roger Flores analisou a situação do técnico Rafael Paiva depois de mais uma derrota do Vasco da Gama.

Payet em Vasco x Internacional
Notas dos jogadores do Vasco contra o Internacional

Confira as notas dos jogadores do Vasco da Gama na partida desta quinta-feira, contra o Internacional, pelo Campeonato Brasileiro.

Rafael Paiva, técnico do Vasco
Rafael Paiva analisa derrota do Vasco para o Internacional; veja a coletiva

Rafael Paiva detalhou a atuação do Vasco da Gama em São Januário, em mais uma partida em que seu time sai derrotado.

Lédio Carmona, comentarista esportivo
Lédio Carmona fica na bronca com Maxime Dominguez: ‘Decepcionou’

Comentarista do Sportv, Lédio Carmona criticou o meia suiço Maxime Dominguez, que foi titular do Vasco da Gama contra o Internacional.