FERJ convoca 4 grandes do Rio para discutir direitos de transmissão do Carioca

FERJ tenta contornar a polêmica em relação às cotas de transmissão do Carioca junto ao Flamengo, Vasco da Gama, Fluminense e Botafogo.

Torcidas dos quatro grandes clubes do Rio
Torcidas dos quatro grandes clubes do Rio (Foto: Reprodução Redes Sociais)

A Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj) marcou uma reunião com os quatro grandes clubes para esta terça-feira. No encontro os dirigentes vão debater e decidir sobre a divisão proporcional dos direitos de transmissão. A informação foi publicada primeiramente pelo jornal “O Globo” e confirmada pelo LANCE!.

Na última semana, três times recusaram assinar o contrato. O Fluminense não aceitou a proposta em razão de defender a divisão equilibrada das receitas. Vasco e Botafogo também compartilham do mesmo argumento. No entanto, vão além.

Em nota oficial, o Cruz-Maltino criticou o Flamengo e acusou o rival de vantagens indevidas. Já o Glorioso citou que as negociações estão sendo obscuras e com privilégios individuais, que ajudam a manter um modelo que prejudica o futebol brasileiro há anos. Esta similaridade das notas de Vasco e Botafogo mostra um alinhamento entre as Sociedade Anônimas do Futebol (SAFs) dos clubes.

Além disso, o impasse no acordo dos direitos de transmissão do Carioca ganhou mais um capítulo. Isso porque o regulamento da Ferj prevê a premiação reduzida caso o campeão e vice não assinem o contrato de transmissão.

Segundo o primeiro parágrafo dos artigos 32 e 33, a redução do prêmio vai sofrer uma redução para 25% do valor a ser recebido. Ou seja, quem vencer a competição, ao invés de ganhar R$ 5,6 milhões vai receber R$ 1,4 milhão. O restante do montante será novamente dividido, com 60% para os clubes grandes que aderirem ao contrato e 40% para os pequenos. O mesmo se aplica ao vice-campeão.

Confira os artigos

“X – DA PREMIAÇÃO
Art. 32 – O campeão estadual fará jus à seguinte premiação:

a) 01 Troféu;

b) 60 medalhas exclusivas;

c) Crédito na proporção de 70% (setenta por cento) dos valores destinados à premiação, observada a exceção disposta abaixo.

§1º – Na hipótese do campeão estadual vir a ser qualquer equipe não aderente ao contrato coletivo de transmissão, a premiação estabelecida no contrato coletivo de transmissão será reduzida a 25% (vinte e cinco por cento) calculados sobre os 70% (setenta por cento).

§2º – Na hipótese de aplicação do parágrafo anterior a diferença dos valores destinados ao campeão será distribuída na proporção de 60% (sessenta por cento) para os clubes grandes aderentes ao contrato coletivo de transmissão e 40% (quarenta por cento) para os clubes formadores aderentes ao contrato coletivo de transmissão.

Art. 33 – O vice-campeão estadual fará jus à seguinte premiação:

a) Crédito de 30% (trinta por cento) dos valores destinados à premiação, observada a exceção disposta abaixo.

§1º – Na hipótese do vice-campeão estadual vir a ser qualquer equipe não aderente ao contrato coletivo de transmissão, a premiação estabelecida no contrato coletivo de transmissão ao vice-campeão será reduzida a 25% (vinte e cinco por cento), calculados sobre os 30% (trinta por cento).

§2º – Na hipótese de aplicação do parágrafo anterior a diferença dos valores destinados ao vice-campeão será distribuída na proporção de 60% (sessenta por cento) para os clubes grandes aderentes ao contrato coletivo de transmissão e 40% (quarenta por cento) para os clubes formadores aderentes ao contrato coletivo de transmissão.”

Fonte: Lance!

Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
1 comentário
  • Responder

    Não é só os quatro grandes que vai participar desse torneio lixo.
    Os de expressão menor merece mais respeito, coisa que essa ferj não tem.
    todos precisam participar dessa tal reunião as escuras.
    Alô meu vascão!
    lute pelos direitos dos clubes menores também.
    Resende, Bangu, Americano, volta Redonda…

Comente

Veja também
Jogadores do Vasco em treino no CT Moacyr Barbosa
Paralisação do Brasileiro pode ser benéfica para o Vasco

Com duas rodadas paralisadas, o técnico Álvaro Pacheco terá tempo para desenvolver seu trabalho no Vasco da Gama.

Reunião do Conselho Deliberativo do Vasco
Oposição cobra transparência ao Vasco após reassumir controle da SAF

Conselheiros de oposição reclamaram da falta de aviso e diálogo interno no Vasco da Gama sobre a investida na Justiça contra a 777 Partners.

Lúcio Barbosa em coletiva após a permanência do Vasco
SAF negociava antecipação de aportes da 777 antes de liminar da Justiça

Com problemas de fluxo de caixa, a SAF negociava a antecipação dos aportes junto a 777 Partners para colocar as contas em dia.

José Roberto Lamacchia e Leilão Pereira são casados há muitos anos
Conheça José Lamacchia, dono da Crefisa, interessado na Vasco SAF

José Roberto Lamacchia, dono da Crefisa, está interessado em comprar a parte da 777 Partners na SAF do Vasco da Gama.

Álvaro Pacheco, técnico português cogitado no Vasco
Álvaro Pacheco pretende estrear pelo Vasco contra o Fortaleza

O técnico Álvaro Pacheco, que chega ao Rio de Janeiro neste domingo, tem a intenção de estrear pelo Vasco da Gama de imediato.