Vasco teve 8 representes na Copa do Mundo de 1950 pela Seleção Brasileira

Campeão do Sul-Americano de 48, o Vasco da Gama foi base da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 50, disputada no Brasil.

Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 1950
Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 1950

Nesta quinta-feira (24), a Seleção Brasileira estreia na Copa do Mundo 2022, contra a Sérvia, e o Vasco da Gama aproveitou a ocasião para uma lembrança. Precisamente, o Gigante fez tweets na conta oficial de São Januário sobre a contribuição do Gigante na edição de 1950.

A competição aconteceu em solo brasileiro, e o Cruzmaltino teve oito representantes vestindo a camisa do Brasil. A campanha brasileira foi muito positiva, com atuações memoráveis e goleadas, mas a Seleção Canarinha perdeu a final para o Uruguai, o famoso “Maracanazo.

Veja

O VASCO NAS COPAS

Nos próximos dias, publicaremos uma série de tweets sobre atletas vascaínos que foram à Copa do Mundo pela Seleção Brasileira.

Hoje falaremos sobre a quarta Copa do Mundo, disputada em 1950, no Brasil. A Seleção Brasileira contou com 8 atletas vascaínos.

A edição de 1950 marcou o fim de mais de uma década sem Copas, em virtude da Segunda Guerra Mundial. Na ocasião, com muitos países europeus ainda se recuperando dos efeitos da guerra, o Brasil foi escolhido para sediar o torneio pela 1ª vez.

Foram 13 seleções participantes.

Protegendo o setor defensivo, o goleiro Barbosa contava com o zagueiro Augusto e o médio Danilo, o Príncipe.

A defesa garantia o equilíbrio que o ataque brasileiro precisava para desenvolver seu jogo. Nas três partidas da 1ª fase, o Brasil levou gols apenas da Suíça.

A fase final reservou ao Brasil goleadas históricas sobre a Suécia (7 a 1) e Espanha (6 a 1). Ademir, Chico e Maneca, protagonistas do ataque brasileiro, representavam o Vasco nas ofensivas da Seleção. O artilheiro da competição foi Ademir, com incríveis 9 gols em 6 jogos.

Na goleada contra a Suécia, incrivelmente, os 7 gols brasileiros foram marcados por jogadores vascaínos: Ademir (4), Chico (2) e Maneca (1) definiram a goleada em favor da equipe brasileira.

Considerado favorito, o Brasil foi derrotado pelo Uruguai na final, mesmo após vencer grandes equipes. Com a ótima campanha construída, o Brasil alcançou até então a sua melhor colocação em Copas do Mundo.

1 comentário
  • Quem vive de passado é museu.
    No momento quantos tem vestindo a camisa do VASCO

Comente

Veja também
Rafael Paiva durante jogo em São Januário
Rafael Paiva lamenta postura da torcida do Vasco e faz cobrança

Rafael Paiva afirmou que o time competiu com o Internacional, lamenta resultado e saiu em defesa dos jogadores após protesto da torcida.

Roger Flores
Roger Flores crava futuro de Rafael Paiva no Vasco após derrota

Comentarista do Sportv, Roger Flores analisou a situação do técnico Rafael Paiva depois de mais uma derrota do Vasco da Gama.

Payet em Vasco x Internacional
Notas dos jogadores do Vasco contra o Internacional

Confira as notas dos jogadores do Vasco da Gama na partida desta quinta-feira, contra o Internacional, pelo Campeonato Brasileiro.

Rafael Paiva, técnico do Vasco
Rafael Paiva analisa derrota do Vasco para o Internacional; veja a coletiva

Rafael Paiva detalhou a atuação do Vasco da Gama em São Januário, em mais uma partida em que seu time sai derrotado.

Lédio Carmona, comentarista esportivo
Lédio Carmona fica na bronca com Maxime Dominguez: ‘Decepcionou’

Comentarista do Sportv, Lédio Carmona criticou o meia suiço Maxime Dominguez, que foi titular do Vasco da Gama contra o Internacional.