Documentário do Sul-Americano de 1948 recria título do Vasco através de animações

Lançamento da produção que conta a história da campanha vitoriosa do Vasco da Gama acontece nesta terça-feira (22). A

River Plate x Vasco pela final do Campeonato Sul-Americano de 1948
River Plate x Vasco pela final do Campeonato Sul-Americano de 1948 (Foto: Centro de Memória Vasco)

Uma conquista de 74 anos volta a ganhar cores e frescor. Nesta terça, será lançado o documentário “A Força do Gigante”, que conta a história da campanha vitoriosa do Vasco no Campeonato Sul-americano de 1948. A produção, divulgada e apoiada pelo clube cruz-maltino, terá sua primeira exibição na cidade de Campos, no Norte do Estado do Rio.

Para recontar a história deste título, o documentário de 54 minutos refaz as jogadas através de animações e entrevista torcedores ilustres que guardam lembranças daquele período. Entre os depoentes estão Paulinho da Viola, Martinho da Vila, Antônio Pitanga, Sérgio Cabral e Jaguar.

Dirigida e roteirizada pelo jornalista Marco Antonio Rocha, a produção conta ainda com a participação do locutor Evaldo José recriando a narração dos gols cruz-maltinos. Este recurso foi utilizado para compensar a perda das narrações originais, perdidas num incêndio.

O Sul-Americano de clubes foi conquistado pelo emblemático Expresso da Vitória, um dos times mais vencedores da história do Vasco e que acumulou títulos ao longo dos anos 1940. A equipe contava com nomes como Barbosa, Ademir, Chico, Ely, Danilo, Jorge, Augusto, Friaça, Lelé, Rafaneli e Ismael.

O torneio foi organizado no Chile e contou com sete participantes (River Plate-ARG, Nacional-URU, Colo-Colo-CHI, Litoral-BOL, Emelec-EQU e Deportivo Municipal-PER, além do Vasco). Seu modelo impressionou os europeus e serviu como inspiração para a criação do Taça dos Clubes Campeões Europeus, precursor da Liga dos Campeões. Por consequência, influenciou no surgimento da Libertadores da América.

Fonte: Yahoo!

Mais sobre:Sul-Americano
Comente

Veja também
Rafael Paiva, técnico do Vasco
Rafael Paiva não seguirá no Vasco em 2025; diretoria já busca novo treinador

Com o Vasco da Gama em má fase no Campeonato Brasileiro, Paiva perdeu prestígio com a diretoria que já procura novo nome.

Rafael Paiva em Vasco x Athletico-PR
Rafael Paiva deve ficar no Vasco até o fim do Brasileiro

Treinador do Vasco da Gama, Rafael Paiva parece estar com os dias contados no comando do Gigante da Colina.

Rafael Paiva em entrevista coletiva
Rafael Paiva admite falta de repertório do Vasco e despista sobre reforços

Vasco da Gama fez mais uma partida abaixo da crítica e acumulou sua terceira derrota consecutiva no Campeonato Brasileiro.

Jogadores do Vasco em São Januário
Momento de estagnação do Vasco escancara limitação do elenco

Vasco da Gama estacionou na décima colocação do Brasileiro, com 43 pontos, e vê sonho da Libertadores ficar mais difícil.

Rafael Paiva durante jogo em São Januário
Paiva adota tom de despedida do Vasco após derrota para o Internacional

Treinador do Vasco da Gama, Rafael Paiva ainda não sabe se permanecerá no Clube de São Januário para a próxima temporada.