Churrasco e jogo Vasco marcaram reunião que definiu nomes do Brasil para a Copa

Comissão técnica da Seleção Brasileira se reuniu na casa do técnico Tite para acompanhar jogos do final de semana e fechar lista da Copa.

Tite anunciou os 26 convocados da Seleção Brasileira
Tite anunciou os 26 convocados da Seleção Brasileira (Foto: Lucas Figueiredo/CBF)

A carne, a linguiça e o pão de alho estavam na brasa da churrasqueira da área externa do apartamento de Tite, na Barra da Tijuca (zona oeste do Rio), enquanto a comissão técnica conversava sobre os últimos detalhes da lista de 26 convocados para a Copa do Mundo.

A ocasião misturou a responsabilidade de fechar os jogadores que irão ao Qatar em busca do hexa e um sentimento de despedida por conta do encerramento de ciclo da comissão técnica atual.

O objetivo principal não era comer e, sim, acompanhar as partidas do domingo nos campeonatos pelo mundo. Sobretudo porque vários selecionáveis estavam em ação. Mas o horário das partidas — no início da tarde — casou com a fome.

Com a convocação sendo numa segunda-feira, haveria muitos assuntos do fim de semana para serem considerados, se não fosse marcado o encontro dominical. Normalmente, as listas da seleção são anunciadas às quintas ou sextas. Isso permite que a comissão já venha no embalo do trabalho na CBF, sem um hiato entre reuniões e a convocação. Como dessa vez foi diferente, a proposta era resolver tudo no próprio domingo e não deixar assuntos pendentes para a manhã seguinte.

A churrasqueira era pilotada por Matheus Bachi, filho e um dos auxiliares de Tite. O fisiologista Guilherme Passos dava uma de garçom, enquanto o analista de desempenho Thomaz Araújo cortava mais pedaços.

Três televisões conectavam os olhares para o que acontecia do outro lado do Atlântico — oceano que, inclusive, estava à mostra na sacada do apartamento.

“A gente ficou assistindo a todos os jogos do fim de semana, para ter todas as informações, visualizar e ter uma definição”, disse Tite.

A comissão técnica tinha poucas dúvidas. O fato do técnico Unai Emery ter tornado pública a lesão muscular de Philippe Coutinho fez com que o médico Rodrigo Lasmar entrasse em contato com o departamento médico do clube inglês. O preparador físico Fábio Mahseredjian, por sua vez, conversou com o jogador.

“Eu falei com ele ontem [domingo]. Estava muito abalado, muito triste. Todos nós também ficamos. A dor parece que passa para a gente”, contou Fábio.

Com a lista bem encaminhada, poucas surpresas viriam. A discussão se estendeu a respeito de dois pontos. Um deles era Daniel Alves.

O lateral direito da seleção jamais saiu dos planos da comissão técnica. Os dados colhidos na visita aos treinos no Barcelona, onde o treinador de 39 anos passou por período de treinos, referendaram a decisão de mantê-lo como um dos convocados à Copa Mundo. Tite queria levá-lo. Os demais membros da comissão também se sentiram seguros.

“Eu também tive a dúvida que a maioria de vocês teve. E ele me surpreendeu”, admitiu César Sampaio, outro auxiliar técnico.

Já Fábio Mahseredjian usou como elemento um dado que envolve o número de ações acima de 20km/h nos treinos de Dani Alves. A comissão técnica comparou com as informações salvas no banco de dados dos períodos em que Daniel esteve com a seleção neste ano e também na seleção olímpica, em 2021. Não que os números batam exatamente, por uma série de variáveis, como o tempo e característica do treino, em si. Mas todos ficaram satisfeitos com a média de performance do experiente lateral.

“Ele está fazendo treino com a equipe B, participando de todos. O treino que assisti foi de área a área, 11 contra 11. Foi muito útil para a gente. Conversamos com o Rafa Márquez [técnico do Barcelona B] aqui do Brasil. Foi extremamente positivo. Além do olho, o que corroborou foi que as métricas dele são muito parecidas com as nossas aqui na seleção. É o mesmo Dani”, justificou o preparador físico.

A comissão técnica também discutiu a situação de Roberto Firmino, que acabou fora da lista, e a disputa na zaga, que envolveu Bremer, convocado ao fim das contas, e Lucas Veríssimo, preterido.

O relógio chegou às 18h30 e a lista já estava fechada. Foi quando o pessoal da seleção resolveu acompanhar o último jogo da noite: Ituano x Vasco, pela Série B. Àquela altura, o interesse era mesmo saber quem conseguiria o acesso e não mais focar em análises individuais para compor a convocação para a Copa. O jogo acabou, cada um foi para sua casa e Tite disse que “teve a paz e o convívio com a esposa e a filha”.

Na manhã seguinte, todos às 10h na sede da CBF. A convocação aconteceria às 13h. Além de assinar a lista, como mostraram fotos publicadas pela confederação, foi preciso montar a apresentação que passaria no telão e colocar no papel alguns dados que poderiam ser usados nas respostas aos jornalistas.

Em um momento reservado, Tite e Juninho Paulista se abraçaram e se emocionaram.

Com os nomes devidamente escolhidos, o próximo passo será desenhar os treinos em Turim, na Itália, na preparação final do time para a estreia na Copa. A caminhada do Brasil no Mundial começa em 24 de novembro, contra a Sérvia. Tite não sabe qual será o time titular. Eis mais um motivo para reunião. Não necessariamente com churrasco.

Fonte: Uol

Mais sobre:Copa do Mundo
1 comentário
  • Responder

    Eu levaria Scarpa no lugar Daniel,Firmindo ou cunha,pq e fácil quando foi solicitado pra olimpíadas Pedro não foi não fez questão de bate de frente meritocracia

Comente

Veja também
Rafael Paiva durante jogo em São Januário
Rafael Paiva lamenta postura da torcida do Vasco e faz cobrança

Rafael Paiva afirmou que o time competiu com o Internacional, lamenta resultado e saiu em defesa dos jogadores após protesto da torcida.

Roger Flores
Roger Flores crava futuro de Rafael Paiva no Vasco após derrota

Comentarista do Sportv, Roger Flores analisou a situação do técnico Rafael Paiva depois de mais uma derrota do Vasco da Gama.

Payet em Vasco x Internacional
Notas dos jogadores do Vasco contra o Internacional

Confira as notas dos jogadores do Vasco da Gama na partida desta quinta-feira, contra o Internacional, pelo Campeonato Brasileiro.

Rafael Paiva, técnico do Vasco
Rafael Paiva analisa derrota do Vasco para o Internacional; veja a coletiva

Rafael Paiva detalhou a atuação do Vasco da Gama em São Januário, em mais uma partida em que seu time sai derrotado.

Lédio Carmona, comentarista esportivo
Lédio Carmona fica na bronca com Maxime Dominguez: ‘Decepcionou’

Comentarista do Sportv, Lédio Carmona criticou o meia suiço Maxime Dominguez, que foi titular do Vasco da Gama contra o Internacional.