No sufoco! Vasco vence o Ituano com gol de Nenê e está de volta à Série A

O Vasco da Gama superou as dificuldades da partida e venceu o Ituano por 1x0, carimbando a volta à Série A.

Nenê e companheiros comemorando gol contra o Ituano
Nenê e companheiros comemorando gol contra o Ituano (Foto: Daniel Ramalho/Vasco)

Com muito sofrimento, o Vasco garantiu o retorno à Série A do Campeonato Brasileiro neste domingo, após ganhar do Ituano, fora de casa, pelo placar mínimo. Com o triunfo, os cruzmaltinos terminaram na quarta posição da Série B e somam 62 pontos. Já os paulistas seguiram com 57, em sexto.

O acesso do Vasco foi conquistado com gol ainda no início da partida em Itu (SP), com Nenê, de pênalti. No restante do jogo no Estádio Novelli Júnior, o Ituano buscou o empate, mas parou na zaga carioca.

O jogo

A partida começou com lance polêmico aos dois minutos. Raniel dividiu com o goleiro Jefferson e a bola sobrou para Gabriel Pec. O atacante mandou para o gol, mas viu Lucas Dias tirar com o braço. O árbitro marcou pênalti e expulsou o zagueiro do Ituano. Nenê cobrou com categoria para abrir o placar no Novelli Júnior.

Após o revés, o Ituano, mesmo com um jogador a menos, se lançou ao ataque. Os donos da casa passaram a dominar o jogo e rondavam a área cruzmaltina com perigo. O Vasco só respondeu em falta cobrada por Nenê que parou em defesa de Jefferson. Na cobrança de escanteio, Danilo Boza cabeceou perto da trave.

Os sustos fizeram o Ituano diminuir o ritmo. O Vasco passou a ter mais posse de bola, mas se limitava a não sofrer com os avanços dos mandates. No entanto, A equipe paulista quase empatou aos 26 minutos, quando Aylon aproveitou cruzamento e cabeceou para grande defesa de Thiago Rodrigues.

O jogo voltou a ter emoção apenas nos minutos finais da primeira etapa. O Ituano voltou a assustar, com Lucas Siqueira, cabeceando sobre o travessão. Nos acréscimos, Raniel chegou a balançar a rede para o Vasco, mas o gol foi anulado por impedimento do atacante. Assim, os cariocas mantiveram a vantagem até o intervalo.

No segundo tempo, o Ituano esboçou uma pressão, mas viu o Vasco quase ampliar aos seis minutos. Em contra-ataque rápido, Gabriel Pec tabelou com Luiz Henrique e finalizou para grande intervenção de Jefferson. Depois, foi a vez de Nenê obrigar o goleiro paulista a mais uma boa defesa.

O Ituano respondeu aos nove minutos. Bernardo tentou de longe, mas a bola foi em Gabriel Barros. De frente para Thiago Rodrigues, o atacante finalizou para ótima defesa do arqueiro carioca. Para melhorar a situação dos donos da casa, o volante Andrey Santos acabou expulso em seguida após entrada dura em Aylon.

A partir daí, o Ituano passou a pressionar de vez o Vasco, que recuou. No entanto, os paulistas começaram a errar muitos passes, o que facilitou o trabalho dos cruzmaltinos, e só criaram boa chance aos 32 minutos. Mario Sérgio aproveitou cruzamento, mas cabeceou pela linha de fundo.

Nos minutos finais, o confronto ficou tenso. Só que o Vasco conseguiu segurar a pressão do Ituano para confirmar o acesso para a elite nacional.

Ficha Técnica

Ituano 0 x 1 Vasco

Local: Estádio Novelli Júnior, em Itu (SP)
Data: Domingo, 6 de novembro de 2022
Horário: 18h30 (Brasília)
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (Fifa-GO)
Assistentes: Bruno Boschilia (Fifa-PR) e Kléber Lúcio Gil (Fifa-SC)
VAR: Pablo Ramon Gonçalves Pinheiro (Fifa-RN)
Cartões amarelos: Andrey Santos, Raniel, Gabriel Pec e Alex Teixeira (Vasco)
Cartões vermelhos: Lucas Dias (Ituano); Andrey Santos (Vasco)

Gol:
Vasco: Nenê (5min do primeiro tempo)

Ituano: Jefferson; Raí Ramos, Lucas Dias, Bernardo Schappo (Gerson Magrão) e Roberto (Mario Sérgio); Rafael Pereira, Caique (Caio), Lucas Siqueira e Léo Ceará (Brenner); Aylon (Vinícius) e Gabriel Barros
Técnico: Carlos Pimentel

Vasco: Thiago Rodrigues; Léo Matos, Danilo Bosa, Anderson Conceição e Luiz Henrique (Zé Vitor); Yuri Lara (Erick), Andrey Santos e Nenê (Zé Gabriel); Gabriel Pec (Marlon Gomes), Raniel (Fábio Gomes) e Figueiredo
Técnico: Jorginho

Fonte: Gazeta Esportiva

Mais sobre:ItuanoSérie A
5 comentários
  • Responder

    Agora é o momento de comemorar o acesso do Vasco para a série A, depois o Vasco tem que fazer um planejamento para a próxima temporada, montar um time de série A, iniciando com a contratação de um técnico digno da história do Vasco.

    • É verdade um bom técnico

  • Responder

    Que o Vascão nunca mais venha a disputar a série B

  • Responder

    STJD e o sport queriam prejudicar, o Vasco mais não conseguiram ganhamos no campo aqui é Vasco💪💪💪💪

  • Responder

    AGORA É FÁCIL O STJD DAR OS PONTOS PARA O VASCO DA CONFUSÃO DO SPORT, ELES SÃO MARIA VAI COM AS OUTRAS.

Comente

Veja também
GB e Lyncon, jogadores do Vasco
Lyncon e GB são convocados para a Seleção Brasileira Sub-20

Lyncon e GB foram convocados por Ramon Menezes para um período de treinamentos com a Seleção Brasileira Sub-20.

Rafael Paiva comanda treino do Vasco
Vasco pode ter mudanças para enfrentar o Palmeiras

O técnico Rafael Paiva testou mudanças ao longo da semana e pode escalar o Vasco com novidades para enfrentar o Palmeiras.

Reunião do Conselho Deliberativo do Vasco
Vasco prepara plano de recuperação judicial

O Vasco da Gama pode seguir o caminho de outras SAFs e prepara plano de recuperação judicial para pagamento de dívidas.

Marcelo Sant’Ana confirma jogo da semifinal da Copa do Brasil em São Januário

Após uma indecisão sobre qual estádio o Vasco da Gama mandará o duelo da Copa do Brasil, Marcelo Sant’Ana confirma São Januário como palco.

Jogadores do Vasco em São Januário
Vasco decide semifinal da Copa do Brasil em casa

Após sorteio da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), o Vasco da Gama decide a semifinal da Copa do Brasil em casa, contra o Atlético-MG.