Julgamento do Sport é adiado; Vasco e Halls são denunciados

O julgamento do Sport por conta da invasão no campo da Ilha do Retiro foi adiado, e agora o Vasco da Gama pode ser denunciado.

Jogadores do Sport correm em direção a Raniel após comemoração do gol
Jogadores do Sport correndo em direção a Raniel após comemoração do gol de empate do Vasco pela Série B 2022 (Foto: Rafael Vieira/AGIF)

O julgamento do Sport por conta da invasão do gramado da Ilha do Retiro, no jogo contra o Vasco, foi adiado. A decisão da auditora relatora da 4ª Comissão Disciplinar do STJD, Adriene Hassen, saiu nesta quarta-feira. A sessão estava marcada para esta quinta.

– Retiro o presente processo da pauta do dia 03 de novembro de 2022, adiando o seu julgamento para a imediata próxima sessão a ser realizada por esta 4ª Comissão Disciplinar, com comparecimento desta relatora – diz o texto.

A informação do adiamento foi publicada inicialmente pelo canal “Atenção Vascaínos”.

Na véspera, o procurador do STJD, Ronaldo Piacente, pediu o adiamento do julgamento alegando a necessidade de inclusão de novos fatos ao processo. Entre eles a denúncia do Vasco no artigo 257 (participar de rixa, conflito ou tumulto durante uma partida) e de Halls, goleiro reserva do clube carioca, por agressão. O clube carioca pode ser multado e o atleta suspenso por até seis jogos.

As denúncias foram acatadas pela auditora relatora, e o Vasco, que antes havia entrado como terceiro interessado no processo, também será julgado pelo STJD, como apurou o ge. A inclusão de denúncia contra o clube e o adiamento incomodaram internamente. Dirigentes vascaínos se disseram perplexos com a decisão.

O Sport também já havia solicitado o adiamento na última segunda-feira. Dessa forma, a decisão foi comemorada pelo vice-presidente jurídico, Rodrigo Guedes. Ele também reforçou que não acredita na perda do ponto do empate por 1 a 1.

– O julgamento acontecendo nesta quinta iria interferir diretamente na última rodada do campeonato. E essa perda de ponto é um absurdo. Até porque quem foi prejudicado foi o Sport, que estava com um jogador a mais e queria jogar. O empate, naquela ocasião, beneficiava o Vasco – alegou.

No Vasco, há o entendimento de que existe um grande movimento para que o processo não fosse julgado nesta quinta. Há o receio de que a nova denúncia interfira diretamente no processo original.

Bahia e Ituano entraram como interessados no processo. Isso porque, caso o Vasco ganhe os pontos da partida contra o Sport, as duas equipes poderiam ser prejudicadas na luta pelo acesso.

Por conta da invasão em campo por parte da torcida no empate por 1 a 1 com o Vasco, na Ilha do Retiro, em 16 de outubro, o Sport foi denunciado em três artigos do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (205, 211 e 213) e também nos artigos 19 e 20 do Regulamento Geral de Competições da CBF, podendo ser punido com perdas de mando de campo (de uma a dez partidas), multa e também perda do ponto conquistado na partida, com o Vasco sendo declarado vencedor. Nesse caso, o clube carioca chegaria a 61 pontos e estaria matematicamente classificado para a Série A de 2023.

Fonte: Globo Esporte

Mais sobre:SportHalls
Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
14 comentários
  • Responder

    Temos que conquistar os 02 (dois) pontos restantes da vitória de 3 x 0, partida que terminou, contra o Sport dia 09/11 no STJD.

  • Responder

    Temos que conquistar os 02 (dois) pontos restantes da vitória de 3 x 0 contra o Sport dia 09/11 no STJD.

  • Responder

    Essa denúncia contra o Vasco é só para justificar a não doação dis 3 pontos , em caso de punição ao Sport.

  • Responder

    Vamos subir..! Agora todo é contra o meu Vasco é porque nunca soube o que é torcer, aprenda o que é cultura da época até hoje aí sim talvez você aprendera…!

  • Responder

    Acontece de tudo com o Vasco parece que não tem quem defenda e respeite a tradição do clube, uma coisa eu tenho certeza se não subir pra série A acabou virou o América RJ, Guarani e Ponte Preta de Campinas gigantes que não conseguiram mais destaque na elite do futebol.

  • Responder

    Com essa diretoria incompetente que não consegue montar um time que preste para não ter que depender do STJD para subir para série A, para ganhar no tapetão só resulsitando o Eurico Miranda.

  • Responder

    Ainda tem gente besta ou inocente que acredita na justiça Brasileira, vamos largar de ser burros e acreditar que existe uma vontade em prejudicar o Vasco desde quando a final do Brasileirão com o patrocínio do SBT na camisa, quem manda no judiciário é a GLOBOLIXO. Um exemplo maior nós tivemos nessa eleição onde a mídia comprada e o TSE ganharam a eleição para um ex presidiário. Acorda povo e rezem para não precisar da justiça Brasileira.

  • Responder

    Gente isto é um absurdo deste STJD RJ incompetente e puxa saco do flaglobo e contra a nação Vascaína. E também o nosso departamento jurídico um fraco demais, será que nossa diretoria sem moral resolveu deixar nosso Vascão na segunda divisão outra vez porque a grana da 777 é fake news??

  • Responder

    Na verdade, todos estão contra o Vasco, e o que o time tem que fazer é jogar com garra e determinação no domingo para, pelo menos empatar, pois a decisão já sabemos que não lhe será favorável.

  • Responder

    Pra ganhar no tapetão é vergonhoso. Se não ganhar ou empatar com o Ituano, que continue na segunda divisão.
    Gestão Lixo da Múmia Salgado tá aí, triênio de Série B
    Parabéns aos envolvidos.

  • Responder

    VASCO Quando sera que vais ter de novo um Juridico igual ao falecido Eurico. foi um fd… mas nisso ninguem tira o merito

  • Responder

    Tá sujeito perde o ponto do empate ainda coisas que só acontece com o Vasco Eurico Miranda faz falta

    • Armação, infelizmente nem a justiça funciona pq tá marcado duas semanas aí no dia troca credibilidade tem a CBF organizadora nenhuma,nem stjd infelizmente logo no ano com recordes de pública se afasta pra depois do campeonato encerrar,vergonha,sem carácter

  • Responder

    SOU VASCAINO A SECULO MAIS JORGINHO ÓTIMO JOGADOR PÉSSIMO TÉCNICO ESTOU TORCENDO PRA NOSSO TIME NÃO CONTINUAR NA 2 PELO AMOR DE DEUS

Comente

Veja também
Reunião do Conselho Deliberativo do Vasco
Oposição cobra transparência ao Vasco após reassumir controle da SAF

Conselheiros de oposição reclamaram da falta de aviso e diálogo interno no Vasco da Gama sobre a investida na Justiça contra a 777 Partners.

Lúcio Barbosa em coletiva após a permanência do Vasco
SAF negociava antecipação de aportes da 777 antes de liminar da Justiça

Com problemas de fluxo de caixa, a SAF negociava a antecipação dos aportes junto a 777 Partners para colocar as contas em dia.

José Roberto Lamacchia e Leilão Pereira são casados há muitos anos
Conheça José Lamacchia, dono da Crefisa, interessado na Vasco SAF

José Roberto Lamacchia, dono da Crefisa, está interessado em comprar a parte da 777 Partners na SAF do Vasco da Gama.

Álvaro Pacheco, técnico português cogitado no Vasco
Álvaro Pacheco pretende estrear pelo Vasco contra o Fortaleza

O técnico Álvaro Pacheco, que chega ao Rio de Janeiro neste domingo, tem a intenção de estrear pelo Vasco da Gama de imediato.

Jogadores do Vasco em jogo contra o Vitória
Vasco é o 4º clube brasileiro mais citado como rival por torcedores

Em pesquisa, o Vasco da Gama está atrás apenas de Palmeiras, Corinthians e Flamengo entre os clubes mais citados como rivais por torcedores.