Matemáticos apontam Vasco com apenas 18% de chances de vencer o Ituano

Time paulista, por sua vez, de acordo com os especialistas, teria 49% de chances de vencer o Vasco da Gama.

Jorginho e Joelton Urtiga durante o jogo contra o Novorizontino
Jorginho e Joelton Urtiga durante o jogo contra o Novorizontino (Foto: Daniel Ramalho/Vasco)

O fim da Série B para o Vasco, que tinha tudo para ser tranquilo, será dramático. O time carioca enfrenta o Ituano na última rodada, no Estádio Novelli Júnior, em Itu, e não pode perder para conquistar o acesso sem depender dos outros resultados. Os números, no entanto, indicam que o clube paulista é favorito para vencer a partida.

De acordo com os cálculos do departamento matemático da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o Ituano tem 49,61% de chances de ganhar o jogo, contra 18,68% do Vasco. A probabilidade do confronto terminar empatado é de 31,71%.

A sequência de partidas, o fato de jogar em casa e ser líder do returno são alguns dos motivos que fazem o Ituano ter mais chances de vencer a partida do próximo domingo. Nos últimos 10 jogos, o time paulista venceu seis, empatou dois e perdeu dois, enquanto o Vasco possui quatro revés, dois empates e quatro vitórias.

Em caso de derrota por um placar simples, o time cruzmaltino ainda teria outra chance de conseguir o acesso – precisaria torcer para que o Sport não goleie o Vila Nova, em Goiânia, com uma diferença de cinco gols e por uma derrota do Bahia para o CRB, em Maceió, por pelo menos três gols de vantagem.

Contudo, o Vasco é o time com mais chances de subir para a primeira divisão nacional, com 52,8% contra 49,6% do Ituano. O motivo desse número é simples, uma vez que o time carioca joga por um empate ou uma vitória e essas porcentagens somadas são maiores do que a probabilidade de vitória do Galo de Itu.

Mesmo que a equipe comandada por Jorginho seja levemente favorita, o professor do Departamento de Matemática da UFMG, Gilcione Nonato acredita que as chances de acesso à Série A são praticamente as mesmas.

– As probabilidades de acesso do Ituano e Vasco são praticamente 50-50, que equivale a uma partida de cara ou coroa – comenta Gilcione Nonato, matemático da UFMG.

Bahia e Sport também estão na briga pelas duas vagas restantes. O clube baiano, que está em terceiro, possui 97,6% de chances de subir, enquanto o pernambucano, em 6°, tem apenas 0,046%, possibilidades praticamente irrisórias.

Vasco e Ituano fazem o confronto direto no próximo domingo, dia 6 de novembro, pela 38ª e última rodada da Série B. A bola rola às 18h30 (de Brasília) no Estádio Novelli Júnior, em Itu.

Fonte: Extra

Mais sobre:Ituano
Comente

Veja também
Rafael Paiva durante jogo em São Januário
Rafael Paiva lamenta postura da torcida do Vasco e faz cobrança

Rafael Paiva afirmou que o time competiu com o Internacional, lamenta resultado e saiu em defesa dos jogadores após protesto da torcida.

Roger Flores
Roger Flores crava futuro de Rafael Paiva no Vasco após derrota

Comentarista do Sportv, Roger Flores analisou a situação do técnico Rafael Paiva depois de mais uma derrota do Vasco da Gama.

Payet em Vasco x Internacional
Notas dos jogadores do Vasco contra o Internacional

Confira as notas dos jogadores do Vasco da Gama na partida desta quinta-feira, contra o Internacional, pelo Campeonato Brasileiro.

Rafael Paiva, técnico do Vasco
Rafael Paiva analisa derrota do Vasco para o Internacional; veja a coletiva

Rafael Paiva detalhou a atuação do Vasco da Gama em São Januário, em mais uma partida em que seu time sai derrotado.

Lédio Carmona, comentarista esportivo
Lédio Carmona fica na bronca com Maxime Dominguez: ‘Decepcionou’

Comentarista do Sportv, Lédio Carmona criticou o meia suiço Maxime Dominguez, que foi titular do Vasco da Gama contra o Internacional.