Vasco espera Prefeitura do Rio para avançar na ampliação de São Januário

A Prefeitura solicitou que o Vasco da Gama aguarde as eleições de domingo para discutir aumento do potencial construtivo de São Januário.

Projeto de reforma de São Januário
Projeto de reforma de São Januário (Foto: Divulgação)

Enquanto o Vasco SAF entrou forte no processo de licitação do Maracanã, o clube trabalha para conseguir recursos para reforma de São Januário. Há conversas em andamento desde o início do ano com a Prefeitura do Rio de Janeiro, e a direção aguarda o fim das eleições, neste domingo, para avançar na negociação.

Foi um pedido do prefeito Eduardo Paes para que as conversas sobre a transferência do potencial construtivo de São Januário aguardassem a votação de domingo. O Vasco espera, mas tem pressa e planeja resolver a questão o quanto antes, embora não haja prazo para o início das obras. O projeto de reforma está pronto.

Um dos motivos de tanta pressa é que o Vasco entende que São Januário não comporta mais sua torcida. Hoje o estádio tem capacidade para 22 mil torcedores. Todos os jogos na Série B, desde a 7ª rodada, contra o Bahia, tiveram ingressos esgotados em pouco tempo.

Nas últimas partidas em casa, inclusive para o jogo de quinta contra o Sampaio Corrêa, a demanda foi quatro vezes maior do que a capacidade de São Januário, no sistema de vendas. Ou seja, cerca de 80 mil torcedores tentaram comprar ingressos, e apenas uma pequena parte conseguiu. Os canais de comunicação do clube ficaram sobrecarregados com gente de todo Brasil tentando adquirir bilhetes.

Quem está à frente da negociação com a prefeitura é o presidente Jorge Salgado e dirigentes da cúpula do Vasco. Embora o futebol tenha sido negociado com a 777 Partners, o clube associativo segue como proprietário de São Januário.

A negociação com a Prefeitura prevê que o potencial construtivo de São Januário seja transferido para o clube, que poderia negociá-lo com investidores privados interessados em construir em outras áreas do Rio de Janeiro. Algo semelhante ao que aconteceu no Porto Maravilha, no Centro da cidade. Com os recursos arrecadados, o Vasco teria a obrigação de investir na modernização de seu estádio.

A 777 está ciente e aprova a negociação. Para a empresa seria vantajoso ter um estádio reformado e com maior capacidade, sem a necessidade de investir seus próprios recursos. Nesse caso, o valor do aluguel para o grupo americano aumentaria.

O acordo com a 777 prevê o pagamento de um aluguel anual de R$ 1 milhão. O contrato, no entanto, aponta que, caso o clube reforme São Januário com seus próprios recursos, o valor será reajustado.

A grande demanda por ingressos e a provável reforma de São Januário são motivos, entre outros, que levaram o Vasco SAF a entrar no processo de licitação do Maracanã.

A 777 Partners deixou claro, desde o início das negociações com Vasco, que jogar no estádio seria uma das prioridades da empresa. Foram feitas tentativas de aproximação com Flamengo e Fluminense. Sem sucesso, o clube se aliou a W.Torre e Legends para entrar na disputa para assumir o controle do estádio, como informou PVC. A entrega dos envelopes com propostas acontece na sexta-feira.

Fonte: Globo Esporte

Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
1 comentário
  • Responder

    O Gigante acordou!
    precisamos de um espaço maior pra acomodar sua imensa torcida.

Comente

Veja também
Philippe Coutinho em campo pelo Aston Villa-ING
Philippe Coutinho fica próximo de retorno ao Vasco

O Aston Villa já aceitou ceder o meia Philippe Coutinho ao Vasco da Gama por empréstimo até o fim de 2024.

Philippe Coutinho em visita a São Januário em 2017
No controle da SAF, Pedrinho terá mais força para convencer Coutinho a voltar ao Vasco

O Vasco da Gama esperar fechar um acordo com o meia Philippe Coutinho para a segunda janela de transferências.

Pedrinho e Josh Wander
Saiba quanto a 777 Partners e o Vasco associativo devem à SAF

O balanço da Vasco SAF de 2023 detalha os créditos com o Clube associativo e a 777 Partners devem à empresa.

Josh Wander, sócio-fundador da 777 Partners
777 pede prazo para apresentar defesa em processo movido pela Leadenhall nos EUA

A 777 Partners pediu prazo até dia 24 de maio para apresentar defesa do processo movido pelo fundo inglês Leadenhall.

Jogadores do Vasco em treino no CT Moacyr Barbosa
Paralisação do Brasileiro pode ser benéfica para o Vasco

Com duas rodadas paralisadas, o técnico Álvaro Pacheco terá tempo para desenvolver seu trabalho no Vasco da Gama.