Jornal britânico diz que Vasco recebeu nome de ‘assassino em série’

Publicação exaltou os feitos do passado do Clube Vasco da Gama, mas não poupou o navegador português que dá nome ao Cruzmaltino.

Matéria Vasco Daily Mail
Matéria Vasco Daily Mail

Em reportagem publicada na terça-feira (27/9), o jornal britânico “Daily Star” cita o Vasco da Gama como um dos gigantes do futebol brasileiro, que “conquistou o Brasil e a América do Sul no passado”. A matéria, porém, não foca no mérito esportivo, mas no caráter do navegador português que deu o nome ao clube carioca.

“Historiadores sugerem que a façanha do aventureiro português está imortalizada na camisa de Vasco da Gama, a faixa que representa sua rota para a Índia. No entanto, a maior conquista de Da Gama é ofuscada pela crueldade que ele mostrou em alto mar”, escreve o jornal.

O “Daily Mail” cita o trabalho do historiador Jean-Baptiste Prashant More:

“Vasco da Gama cometeu alguns dos crimes mais hediondos. Em 1º de outubro de 1502, ele impiedosamente ordenou a morte de 700 peregrinos inocentes de Malabar (na Índia). Metade dos peregrinos era composta por mulheres e crianças.”

Alguns relatos citam o “temperamento incontrolável” de Vasco da Gama e que ele tinha uma tendência a matar seus oponentes difíceis por causa de suas “birras violentas” nas negociações comerciais. Outros relatos compartilham histórias de tomada de reféns e ameaças de civis com armas.

Apesar desses crimes hediondos, Vasco da Gama foi celebrado na Europa graças à sua conquista histórica que fundiu os dois continentes da Europa e da Ásia por mar.

O clube brasileiro, entretanto, não é o único entidade a receber o nome do explorador português – uma cratera na Lua também leva o seu nome.

Fonte: Extra

8 comentários
  • Responder

    O time Vasco da Gama deveria mudar de nome. Esse desprezível ser humano foi um genocida e escravocrata.

  • Responder

    A lua é VASCO pow!!!

  • Responder

    Mas logo os ingleses a abordar o nome Vasco da Gama ? Eles que massacraram tribos africanas como os Zulus . E que capturavam negros para serem vendidos como escravos ,que lideraram tropas para guerrear os Mulçumanos nas chamadas Cruzadas pilharam joias e outros objetos .Que massacraram índios na América do Norte e, que ainda mantém vários paises sob sua coroa ,tanto na Europa quanto regiões além mar ,como a ocupação das Ilhas Malvinas que por direito pertencem a Argentina por está mais próxima de nosso vizinho .Os Ingleses são os maiores imperialistas do mundo a custo de muito sangue por onde passaram seus piratas em nome da coroa britânica ,não pode sentar em cima do rabo não podendo esquecer portanto seu passado e seu presente antes de fazer qualquer critica .

    • Mandou muito bem.

    • É sério que vai passar pano pro genocida assassino Vasco da Gama ?? 🤣🤣🤣🤣

  • Responder

    Inglês é uma graça… montaram um império em cima de sangue e escravidão no mundo inteiro, massacrando povos e subvertendo a ordem por onde passaram… e querem falar de um navegador português do século XVI, que era mais um corajoso comerciante (enfrentar os oceanos naqueles barquinhos era uma tremenda prova de coragem) do que um militar?… e ainda por cima relacionar o CRVG neste “papo de pub”? faça-me o favor… A Rainha morreu e eles devem estar “sem assunto” por lá…

    • Se esquecem que a Inglaterra condecorou com o mais importante título da nobreza britânica um ladrão e assassino inglês, o pirata SIR FRANCIS DRAKE.

  • Responder

    Eles esqueceram de publicar que o Vasco foi o time brasileiro que mais combateu o racismo , tendo coragem de escalar negros no seu time. E quanto ao navegador que fez história , eles deveriam escrever sobre o pirata Francis Drake, assassino e ladrão a serviço da rainha da Inglaterra ao qual ela condecorou com o nobre título de SIR…

Comente

Veja também
Payet em jogo contra o Flamengo no Maracanã
Adeus? Payet pode estar vivendo seus últimos dias no Vasco

Craque francês do Vasco da Gama, Payet tem contrato até junho de 2025, mas não deve permanecer no Cruzmaltino.

Logo Nike e símbolo do Vasco da Gama
Tradição e inovação: O que o Vasco pode esperar da parceria com a Nike

Vasco da Gama tem acordo encaminhado com a Nike para ser patrocinado pela marca a partir da temporada 2026.

Vasco x Atlético-GO em São Januário
Vasco finaliza 2024 com altos e baixos e mira reforços para competir mais em 2025

Vasco decepcionou no Campeonato Carioca, mas fez um Brasileiro sem sustos e surpreendeu na Copa do Brasil.

Camisa comemorativa do Vasco da Gama Brasileiro 74
Vasco lança camisa comemorativa pelos 50 anos do Brasileiro de 1974

Vasco da Gama anunciou nas suas redes sociais o uniforme em homenagem ao título do Campeonato Brasileiro de 1974.