Vasco x Londrina em 1978 é o maior público da história de São Januário; relembre

Vasco da Gama 0 x 2 Londrina foi válido pelas semifinais do Brasileiro 1977; São Januário recebeu 40.209 torcedores.

Vasco x Londrina em São Januário em 1978, válido pelo Brasileiro 1977
Vasco x Londrina em São Januário em 1978, válido pelo Brasileiro 1977

A torcida do Vasco tem sido mais do que um 12º jogador na Série B. Com ingressos esgotados em todos jogos como mandante desde a 7ª rodada, mais uma vez o time voltará a São Januário com o estádio lotado, na próxima quinta, contra o Londrina – 22 mil bilhetes foram vendidos antecipadamente.

Curiosamente, o recorde de público do estádio aconteceu em uma partida contra a equipe paranaense, em 1978. Foram 40.209 mil torcedores na ocasião.

O jogo aconteceu em fevereiro de 1978, mas valeu vaga nas semifinais do Brasileirão de 1977 (a competição só acabou no ano seguinte). Nesta quinta, às 21h30, Vasco e Londrina voltam a se enfrentar em clima de decisão.

A sete rodadas do fim da Série B, o time carioca, que é o quarto colocado, com 48 pontos, tem no Tubarão a sua maior ameaça em relação ao acesso. Os paranaenses ocupam a quinta posição, com três pontos a menos.

Recorde de público

Para chegar às semifinais do Brasileiro de 1977, o Vasco precisava vencer o Londrina por dois gols de diferença, o que acabou mobilizando a torcida. O time carioca tinha jogadores badalados. Além do ídolo Roberto Dinamite, estiveram em campo naquele jogo nomes como Mazaropi, Abel Braga, Marco Antônio, Wilsinho e Ramon. O Londrina, no entanto, levou a melhor, venceu por 2 a 0 e disputou as semifinais da Série A, até hoje seu maior feito a nível nacional. Foi eliminado na fase seguinte pelo Atlético-MG.

A partida, no entanto, entrou para a história de São Januário. Provavelmente o estádio até recebeu mais torcedores em jogos do passado, quando a contagem de pessoas no estádio não era exata. Até a década de 40 os números reais eram muito diferentes dos computados oficialmente. De acordo com Blog do Garone, estima-se que um amistoso contra o Arsenal, da Inglaterra, em 1949, tenha levado cerca de 60 mil torcedores ao estádio do Vasco.

De toda forma, oficialmente, a partida contra o Londrina, em 1978, ainda é a recordista de público em São Januário. Supera, por exemplo, a final da Libertadores de 1998, quando 36.273 torcedores acompanharam o Vasco vencer o Barcelona-EQU por 2 a 0 na primeira partida da decisão.

Maiores públicos oficiais de São Januário

  • Vasco 0x2 Londrina – 40.279 torcedores – 19/02/1978
  • Vasco 2×2 Vitória – 36.910 torcedores – 21/11/1999
  • Vasco 2×0 Barcelona-EQU – 36.273 torcedores – 12/08/1998

No ano passado, pela Série B, o Londrina retornou a São Januário após 43 anos e mais uma vez levou a melhor. Em 18 de agosto de 2021, o Vasco saiu na frente com Marquinhos Gabriel, mas levou a virada com gols de Marcelo e Alisson e perdeu por 2 a 1. O time era comandado por Lisca, e alguns atletas do atual elenco, como Léo Matos, Figueiredo, Gabriel Pec, Juninho e Miranda estiveram em campo.

Herói do Londrina jogou no Vasco

Um dos heróis do Londrina na campanha de 1977 e até hoje ídolo do clube jogou no Vasco logo em seguida: Carlos Alberto Garcia, o Bem-Amado, autor de um dos gols naquela vitória por 2 a 0 em São Januário.

Garcia, inclusive, esteve na arquibancada do Estádio do Café no primeiro turno da Série B deste ano, quando o Vasco venceu por 1 a 0. Antes do jogo, ele podia ser encontrado num estande na rampa que dá acesso ao estádio divulgando seu livro (“O Bem-Amado, a história de Carlos Alberto Garcia”, escrito pelos jornalistas Thiago Mossini e Weslley Lemos) e atendendo alguns fãs.

No livro, ele contou o que lembra da noite de maior público da história de São Januário:

– Foi uma das noites mais incríveis da minha vida por tudo o que aconteceu antes, durante e depois do jogo. […] Nós estávamos muito bem preparados para conseguir nossa classificação, conseguimos superar tudo o que a direção e a torcida do Vasco fizeram – disse ele.

”Entramos para a história do Londrina com aquele resultado e para a história do Vasco sendo o maior público de São Januário até hoje”, completou.

Em setembro de 1978, badalado pelas boas atuações no Londrina, Carlos Alberto teve o passe comprado pelo Vasco ao lado de Dinamite e outros tantos craque. Ele foi contratado para ocupar a vaga de Dirceu, que se transferiu para o futebol mexicano.

A passagem do atacante pelo clube de São Januário, no entanto, não foi boa e acabou sendo marcada por uma série de lesões. Ele fez parte da campanha do vice-campeonato do Campeonato Carioca daquele ano, disputou aproximadamente 10 jogos e marcou apenas três gols.

Fonte: Globo Esporte

1 comentário
  • Responder

    Boa tarde,a direção do clube de regatas Vasco da gama, poderia transferir alguns jogos que estão marcados para o estádio de são Januário e passar para o estádio do Maracanã na reta final do campeonato brasileiro

Comente

Veja também
Ingressos para Vasco x Operário-PR pela Copa do Brasil

Já está à venda os ingressos para o jogo de volta entre Vasco da Gama e Operário-PR, pela terceira fase da Copa do Brasil.

Vegetti brinca e Tchê Tchê abre o jogo sobre treta com Diniz

Tchê Tchê explicou como está a relação com o Fernando Diniz, após treta e projeta melhora do Vasco com o técnico.

Artilheiro do Brasileiro, Vegetti revela papo com Diniz

Autor de dois gols na vitória do Vasco da Gama contra o Fortaleza, Vegetti assume a artilharia do Brasileiro e revela conversa com Diniz.

Diniz revela que Jair pode ser negociado

Fernando Diniz revelou que permanência de Jair está sendo avaliada no Vasco, após justificar ausência do jogador.

Diniz elogia elenco e se diz feliz com retorno ao Vasco

Na sua reestreia em São Januário, Fernando Diniz exalta qualidade do elenco do Vasco da Gama e cita felicidade de estar de volta.

De pé em pé: Diniz destaca gol do Vasco que começou com Léo Jardim

Treinador do Vasco da Gama, Fernando Diniz demonstrou sua satisfação ao comentar a atuação do Cruzmaltino na vitória sobre o Fortaleza.

Diniz analisa vitória do Vasco contra o Fortaleza; veja a entrevista coletiva

O técnico Fernando Diniz analisa o desempenho da equipe após conquistar sua primeira vitória no retorno ao Vasco.

Fernando Diniz estipula data para volta de Payet

Em tratamento de uma lesão no joelho, Payet já está em transição física e Diniz estipula data de retorno do francês ao Vasco da Gama.

Sálvio Spínola critica atuação de Daronco em Vasco x Fortaleza

Comentarista de arbitragem, Sálvio Spínola reprovou a performance do juiz Anderson Daronco na vitória do Vasco sobre o Fortaleza.

Notas dos jogadores do Vasco contra o Fortaleza

Confira as notas dos jogadores do Vasco da Gama na partida deste sábado, contra o Fortaleza, pelo Brasileiro.