Vasco permanece na 5ª posição do ranking digital dos clubes brasileiros

Vasco da Gama ampliou vantagem para o Santos no levantamento de setembro do ranking digital dos clubes brasileiros.

Torcida do Vasco durante o jogo contra o CRB em São Januário
Torcida do Vasco em São Januário (Foto: Daniel Ramalho/CRVG)

Nesta edição do Ranking Digital dos Clubes Brasileiros, o IBOPE Repucom destaca o desempenho mensal no volume de novos inscritos nas redes sociais dos clubes. Os 50 clubes considerados no estudo acumularam um total de 3 milhões de seguidores durante o mês de agosto/2022. Os 5 clubes que mais se destacaram no crescimento mensal de julho foram: Flamengo, Corinthians, Palmeiras, Santos e Vitória. Juntos, foram responsáveis por cerca de 2 milhões de inscrições, ou 66% do total entre todos os 50 clubes no período.

O Instagram e o TikTok têm sido as plataformas protagonistas na aquisição de novas inscrições aos times de futebol no Brasil entre janeiro e agosto deste ano. No período, Instagram (43%) e TikTok (34%) somam 77% de participação entre todas as novas inscrições dos clubes nacionais.

Em agosto não foi diferente. Instagram e TikTok, juntos, foram responsáveis por 75% das novas inscrições dos clubes.

O Flamengo pela terceira vez consecutiva no ano atingiu uma marca inédita, agora a de 49 milhões de inscrições. Além disso, registrou o maior crescimento do mês ao acumular cerca de 1 milhão de novas inscrições no combinado de suas plataformas. Sua conta no Instagram foi a que obteve o crescimento mais expressivo do último mês, concentrando meio milhão de novas inscrições. O clube carioca ocupou o primeiro lugar em crescimento em quase todas as plataformas analisadas, com exceção apenas do YouTube, onde o “Rubro-Negro” registrou o segundo maior crescimento do mês ao contabilizar 20 mil novas inscrições.

O Corinthians registrou o segundo maior resultado de agosto ao contabilizar 514 mil novas inscrições no combinado de suas redes oficiais. No último mês o Instagram foi o responsável por 51% do total das novas inscrições do clube. Outro destaque do “Timão” no Instagram foi ter atingido a marca de 8 milhões de inscritos nesta plataforma. No YouTube o clube dividiu o primeiro lugar com o rival Palmeiras, ao registrar 30 mil novas inscrições. No Facebook alcançou a marca inédita de 11 milhões de seguidores e nas demais plataformas ocupou o segundo lugar em crescimento.

O Palmeiras fecha o pódio mensal ao registrar o terceiro resultado do mês. Foram cerca de 200 mil novas inscrições no combinado de suas contas. O “Alvi-Verde” obteve seu melhor resultado no Instagram, plataforma na qual o clube contabilizou mais de 100 mil novas inscrições, 54% de seu ganho total. O Palmeiras também liderou dividiu a lideranças de crescimento no Youtube com seu rival Corinthians ao registrar 30 mil novas inscrições.

O Santos obteve o quarto desempenho mensal ao acumular pouco mais de 160 mil novas inscrições no combinado de suas redes. O clube registrou crescimento em todas as plataformas, com destaque para o TikTok, onde acumulou 68 mil novos seguidores, o que representa 42% de todo o seu crescimento no mês.

O Vitória fecha o TOP5 dos maiores resultados para agosto com um saldo de 160 mil novas inscrições entre seus perfis. Seu melhor desempenho foi no Instagram, onde obteve pouco mais de 170 mil novos inscritos e chegou à marca inédita de 1 milhão de seguidores. Já no Twitter o clube baiano registrou perda de 35 mil novas inscrições.

Outros destaques:

O São Paulo chega à marca inédita de 19 milhões de inscrições no acumulado de suas redes oficiais. O Instagram foi responsável por 61% desses novos seguidores. Com exceção do TikTok, o Tricolor Paulista obteve desempenho relevante nas demais plataformas monitoradas.

O Atlético-GO subiu duas posições no ranking geral e contabilizou 40 mil novas inscrições no combinado e suas plataformas. Seu melhor desempenho foi no TikTok, onde ganhou mais de 25 mil novos seguidores durante agosto de 2022.

Para finalizar, o Sport atingiu a marca inédita de 1 milhão de seguidores no Instagram, plataforma que corresponde a 67% de seu crescimento no mês. Atualmente, apenas 16 clubes de futebol possuem mais de 1 milhão de inscritos em sua conta no Instagram no País.

Veja abaixo o levantamento completo:

Ranking digital de clubes brasileiros de setembro (Foto: Reprodução: Ibope Repucom

Fonte: Ibope Repucom

Mais sobre:Ranking digital
Comente

Veja também
Renato Gaúcho em sua época de técnico do Flamengo
Pedrinho se reunirá com empresário de Renato Gaúcho na próxima semana

Renato Gaúcho é um dos alvos do Vasco da Gama para assumir o comando da equipe em 2025 e Clube marca reunião com empresário do técnico.

Projeto Nosso São Januário - reforma do estádio do Vasco
Decreto de venda do potencial construtivo de São Januário é publicado no Diário Oficial

Após reunião entre Pedrinho e Eduardo Paes, decreto de venda do potencial construtivo de São Januário é publicado no Diário Oficial.

Logo Nike e símbolo do Vasco da Gama
Saiba quanto o Vasco deve receber com patrocínio da Nike

O Vasco da Gama encaminha acordo com a Nike e pode ter a maior fornecedora de material esportivo na história; veja valores.

Zé Gabriel em ação pelo Vasco contra o Bangu
Zé Gabriel tem contrato até 2025 e vira dor de cabeça no Vasco

Com contrato até 2025, Zé Gabriel tem luvas milionárias e salário alto e Vasco da Gama tem dificuldade para negociar o volante.

Pedrinho, presidente do Vasco
Pedrinho desmente rumores sobre a venda da SAF do Vasco

Após rumores nos últimos dias sobre negociação entre Evangelos Marinakis e Vasco da Gama, o presidente Pedrinho desmente a informação.