Vasco volta a apresentar falhas no setor defensivo e liga o sinal de alerta na Série B
O Vasco da Gama voltou a apresentar falhas no sistema defensivo, e mais uma vez perdeu fora de casa e se complica na Série B.
Por mais que a tarde tenha marcado as estreias de Jorginho no Vasco e Renato Gaúcho no Grêmio, o que se viu na Arena foi bem parecido como que vinha sendo apresentado anteriormente, pelo menos no lado cruz-maltino. Além de voltar a apresentar falhas no sistema defensivo, como o lance bizarro do primeiro gol do tricolor gaúcho evidenciou, o Vasco continua com desempenho e resultado ruins longe de São Januário. A derrota para o Grêmio por 2 a 1 foi a oitava do time fora de casa na Série B — a sétima seguida.
O revés também fez com que chegasse ao fim a gordura do Vasco na segunda divisão. No sábado, o Londrina, quinto colocado, venceu a Chapecoense por 2 a 1 e encurtou a distância para o cruz-maltino para apenas um ponto. Para animar ainda mais a disputa, as equipes se enfrentarão em São Januário daqui três rodadas — antes, o Vasco recebe o Náutico, último colocado, e visita o líder Cruzeiro.
Mas mesmo com a derrota e o fim da vantagem, a chegada de Jorginho pode funcionar como acalanto para o torcedor cruz-maltino. Sem se encontrar desde a saída de Zé Ricardo, o time não conseguia apresentar um futebol sólido com Emílio Faro e nem dava indícios de que poderia evoluir. Com a chegada do treinador, que já tem histórico de acesso e até de títulos com o Vasco, a expectativa da torcida é que o sistema defensivo melhore e os resultados apareçam, principalmente fora de casa.
Erros cedem virada ao Grêmio
— O trabalho está sendo feito. Agora teve a troca para o nosso novo treinador. É trabalhar muito e falar pouco. Não tem muito o que inventar. É evoluir para conseguir conquistar o acesso. No futebol brasileiro tudo se resume em vitória. Claro que temos pontos positivos, mas perdemos o jogo. É evoluir para ganhar a próxima partida — falou o goleiro Thiago Rodrigues.
É verdade que o Vasco poderia ter tido melhor sorte na partida. Fora o golaço feito por Léo Matos em chute fora da área logo aos três minutos, o cruz-maltino teve pelo menos três grandes chances de marcar. Duas quando Nenê parou, primeiro em grande defesa de Breno à queima-roupa após chute quase na pequena área, depois na trave em cobrança de falta. Além disso, Andrey Santos cabeceou após escanteio e obrigou Breno a fazer mais uma defesa plástica.
No entanto, a sorte que faltou para o time de Jorginho sobrou para os comandados de Renato Gaúcho, que aproveitaram dois lances de erros do Vasco para vencer o jogo. Seis minutos depois do cruz-maltino abrir o placar, Alex Teixeira, que fez partida ruim, perdeu a bola perto da área de defesa. Após cruzamento, Bitello aproveitou sobra e finalizou. O chute desviou na mão de Quintero, que cometeu pênalti, e foi em direção ao gol. Thiago Rodrigues, que já tinha pulado para tentar defender, escorregou e não conseguiu se recuperar a tempo. A bola acabou por morrer no fundo das redes.
Com a igualdade no placar, o Grêmio cresceu no jogo e começou a pressionar. Em contra ataque rápido depois de cobrança de falta errada do Vasco, Thaciano recebeu de Biel e marcou o segundo do tricolor ainda no primeiro tempo.
Na segunda etapa, as equipes emparelharam o jogo e não levaram muito perigo. Melhor para o time de Renato Gaúcho, que conseguiu vencer numa estreia pelo Grêmio pela primeira vez depois de três passagens.
Fonte: Extra