Jorginho será o 11º técnico em menos de 3 anos; veja números dos antecessores

Jorginho chega para comandar o Vasco da Gama, por enquanto, até o final da Série B do Campeonato Brasileiro.

Jorginho quando comandava o Vasco
Jorginho quando comandava o Vasco (Foto: Carlos Gregório Jr/Vasco)

Depois de mais uma dura derrota na Série B, no último sábado, para o Brusque, o Vasco mudou de rota e decidiu pela contratação de um novo treinador para a reta final da competição. Já acertado com Jorginho, ex-Atlético-GO, o clube deve anunciar o novo técnico nesta terça-feira, quando ele já comanda a o primeiro treino no CT Moacyr Barbosa. Assim, o Jorginho vai se tornar o 11º treinador do Gigante da Colina em menos de três anos.

Desde o começo de 2020, ainda na gestão de Alexandre Campello, a troca de treinadores tem sido a principal atitude do clube na tentativa de corrigir os próprios erros e mudar rotas que aparentam estarem erradas. E isso não mudou na atual gestão, de Jorge Salgado e que passou na última sexta-feira para a 777 Partners. Dessa forma, Jorginho vai ser o primeiro treinador do clube escolhido diretamente por funcionários da empresa americana – no caso, o diretor esportivo Paulo Bracks.

Mas essa sequência de constantes trocas começou mesmo em 2020. Ainda em 2019, na verdade, a direção anunciou a contratação de Abel Braga. Mas ainda no meio de março, com 14 jogos no comando do time, com atuações ruins e muitas dificuldades financeiras, o treinado pediu para deixar o cargo. Então, foi a vez do “Ramonismo”. O ídolo Ramon Menezes teve a primeira oportunidade como técnico do clube e começou empolgando a torcida, mas 16 jogos depois, já estava fora de São Januário. Depois, passaram Ricardo Sá Pinto e Vanderlei Luxemburgo até o fim da temporada que culminou com o rebaixamento do Cruz-Maltino para a Série B.

Na temporada seguinte, Marcelo Cabo assumiu o time já com o clube sob o comando da atual gestão. Nestes três anos, foi quem mais ficou no cargo em relação ao número de jogos: foram 29 no total. Mas, sem engrenar no começo da Série B, acabou demitido. Lisca teve uma passagem muito ruim, em meio a graves problemas financeiros do clube, e Fernando Diniz até ameaçou uma reação para tentar buscar o acesso, mas não teve sucesso no fim.

Agora em 2022, contando com o auxiliar Emílio Faro, que estava comandando o time há mais de 40 dias, Jorginho será o quarto treinador. Zé Ricardo foi a primeira escolha para a temporada, mas pediu para deixar o clube após uma boa proposta do futebol japonês no começo da Série B. Depois, Maurício Souza teve uma breve e ruim passagem de oito jogos. Então, Faro assumiu o time, à princípio, de forma interina, mas tinha a confiança do clube para, se conseguisse um trabalho consistente para manter o time no G-4, seguir até o final da Série B como um tampão para a 777 Partnerns poder focar na escolha do treinador para 2023. No entanto, a sequência de seis derrotas como visitante e as más atuações do time pesaram negativamente. Assim, a direção foi atrás de Jorginho para os últimos dez jogos do ano. E a primeira missão do treinador é no próximo domingo, às 16h, contra o Grêmio, na Arena, pela 29ª rodada da Série B.

Confira os números dos últimos técnicos do Vasco

  • Emílio Faro
    10J – 5V 1E 4D – 53,3%
  • Maurício Souza
    8J – 3V 3E 2D – 45,8%
  • Zé Ricardo
    25J – 12V 8E 5D – 58,6%
  • Fernando Diniz
    12J – 4V 3E 5D – 41,6%
  • Lisca
    12J – 4V 1E 7D – 36,1%
  • Marcelo Cabo
    29J – 13V 10E 6D – 56%
  • Luxemburgo
    12J – 3V 4E 5D – 30,3%
  • Ricardo Sá Pinto
    15J – 3V 5E 5D – 33,3%
  • Ramon Menezes
    16J – 8V 3E 5D – 56%
  • Abel Braga
    14J – 4V 5E 5E – 40,4%

Fonte: Esportes News Mundo

Mais sobre:Jorginho
Comente

Veja também
Carlos Palacios celebra após gol pelo Colo-Colo
Muita grana! Saiba quanto o Vasco lucrará com venda de Palacios

O presidente do Colo-Colo afirmou que venderá Palacios nos próximos dias ao Boca Juniors, e o Vasco terá lucro milionário.

Pedro Caixinha, técnico do Red Bull Bragantino
Nome de Pedro Caixinha ganha força no Vasco

A diretoria do Vasco da Gama ainda busca por novo treinador, mas Pedro Caixinha segue como nome forte no Clube.

Manuel Capasso treino no CT Moacyr Barbosa
Olímpia tem trunfo para negociar compra de Capasso com o Vasco

Capasso, zagueiro do Vasco, está cedido por empréstimo ao Olímpia, que deseja e tem prioridade na compra do jogador.

Galdames em jogo contra o Corinthians
Vasco tenta antecipar saída de Galdames

O volante Galdames não deve ser utilizado por Felipe e o Vasco da Gama tenta antecipar a rescisão de contrato do jogador.

Sub-20 do Vasco posa com títulos conquistados em 2024
Sub-20 do Vasco conquista 4 títulos de forma invicta em 2024

A categoria Sub-20 do Vasco da Gama encerrou a temporada de 2024 com quatro títulos, conquistados de forma invicta.