Equilíbrio marca confrontos entre Vasco e Guarani em São Januário
Em contrapartida, o Guarani leva vantagem no retrospecto geral e considerando todos os jogos em que o Vasco da Gama foi mandante.

Muito pressionado, o Vasco da Gama encara o Guarani em São Januário, que estará lotado novamente. O confronto será válido pela 27ª rodada da Série B, com os times com objetivos importantes. Enquanto o Cruzmaltino quer manter a vantagem no G4, o Bugre tenta sair do Z4.
No primeiro turno, com mando da equipe paulista, o confronto aconteceu na Arena da Amazônia, em Manaus, e terminou empatado em 0x0. Na última vez que as equipes se enfrentaram na Colina Histórica, o Gigante goleou por 4×1. No entanto, o resultado não reflete o equilíbrio que costuma acontecer no estádio.
Vasco e Guarani estiveram de frente em São Januário 15 vezes em toda história, com cinco vitórias vascaínas, cinco empates e outros cinco triunfos bugrinos. Entre esses resultados, está um 7×1 aplicado pela equipe cruzmaltina em 2001. No total, foram 21 gols do Cruzmaltino e 13 do Bugre. Porém, o Gigante não é melhor como mandante se considerar jogos fora da Colina Histórica.
Em outras ocasiões, o Gigante mandou jogos contra o Guarani no Maracanã, na Rua Bariri, estádio do Olaria, e em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. Considerando apenas esses confrontos, um total de cinco, foram três vitórias bugrinas, um empate e apenas um triunfo vascaíno, com quatro gols anotados pelos mandantes e nove dos visitantes.
No retrospecto geral, o Guarani também leva a melhor. Ao longo da história, foram 43 partidas, com 19 vitórias do Alviverde, 11 empates e 13 triunfos do Vasco. Em relação aos gols, a equipe paulista anotou 54 enquanto o Vasco 48. Os dados foram retirados do site Jogos do Guarani. O novo encontro está marcado para a noite desta quarta-feira (31), às 19h.