Vascaínos criam movimento que une paixão pelo Clube e pelo estilo musical emo

Com cerca de 20 membros, EmoVasco costuma se reunir para os jogos como mandante ou visitante e também ir a shows com camisas cruzmaltinas.

Membros da EmoVasco
Membros da EmoVasco

Na primeira década dos anos 2000, evidenciou-se na cena musical brasileira uma vertente do rock com letras bastante emotivas e instrumentais voltados ao hardcore e pop punk. Aí provavelmente você está se perguntando: o que isso tem a ver com o Vasco da Gama?

Pois bem, em 2020, cerca de 15 anos após esse surgimento, foi criado no Rio de Janeiro o EmoVasco, movimento que reúne cerca de 20 torcedores cruzmaltinos, entre homens e mulheres, que, além da paixão pelo Clube, têm em comum o gosto pelo referido estilo musical.

Fãs de bandas internacionais como My Chemical Romance, Paramore e The Used, além de nacionais como Forfun, Fresno e Menores Atos, os integrantes da EmoVasco estão presentes em praticamente todos os jogos do Gigante da Colina como mandante e, nas partidas fora de casa, costumam se reunir em um bar em Copacabana, na Zona Sul carioca, para confraternizar e assistir.

– Em São Januário, costumamos fazer um ”pré” no quiosque da Vasdreia, na Barreira, e, dentro do estádio, geralmente ficamos atrás do gol da estátua do Roberto Dinamite, perto da GDA. Já quando o Vasco é visitante, vamos para o Bar Simpósio, em Copacabana, assistir – explica Renan Tavares, mais conhecido como DJ Renao, um dos fundadores da EmoVasco.

No último domingo (21), dia do aniversário do Clube mas sem o time profissional entrar em campo, os ”vascaemos” aproveitaram a ”folga” para curtir o Festival Polifonia, realizado na casa de shows Vivo Rio e que contou com apresentações de cinco bandas, entre elas Fresno e Menores Atos. Acontece que o encontro entre eles foi um acaso.

– Aproveitei que era aniversário do Vasco e fui com a camisa. Quando cheguei lá, vi algumas pessoas também trajadas assim e a aproximação acabou sendo natural. Foi despretensioso, mas muito legal – complementa Renan.

No próximo domingo (28), o time comandado interinamente por Emílio Faro volta a campo, pela 26ª rodada da Série B, contra o Bahia. A partida acontece às 16h na Arena Fonte Nova, em Salvador. Ao que tudo indica, será mais um encontro da EmoVasco no Bar Simpósio para torcer pelo Gigante.

– Fica o convite para todos os vascaínos que forem fãs desse estilo musical tão apreciado por nós e que quiserem conhecer o movimento. O Simpósio sempre passa os jogos fora de casa. É uma ótima opção – conclui DJ Renao.

Vale ressaltar que outras informações sobre a EmoVasco podem ser acompanhadas diretamente nas páginas do Instagram e Twitter do movimento.

Mais sobre:EmoVasco
Comente

Veja também
Hernan Crespo é alvo de Vasco
Vasco sonda 3 técnicos estrangeiros e quer Felipe na comissão técnica

Com a saída de Rafael Paiva, Felipe comanda o time nos próximos três jogos, deve continuar na comissão, mas Vasco da Gama busca novo técnico.

Pedro Caixinha, técnico do Red Bull Bragantino
Pedro Caixinha sinaliza positivamente e Vasco prepara proposta

Vasco da Gama fez consulta inicial pelo técnico Pedro Caixinha e deve formalizar interesse nos próximos dias.

Rafael Paiva durante jogo contra o Atlético-GO
Inteligência Artificial aponta técnico ideal para o Vasco em 2025

Sem um nome definido para comandar o time no ano que vem, Vasco da Gama mapeia o mercado em busca de um novo treinador.

Rafael Paiva em jogo contra o Atlético-GO
Da expectativa à frustração: relembre a trajetória de Rafael Paiva no Vasco

Rafael Paiva foi demitido do Vasco da Gama após derrota para o Corinthians, a quarta seguida do Cruzmaltino no Brasileiro.

Cauan Barros em treino do VascoCauan Barros em treino do Vasco
De volta ao Vasco, Cauan Barros se despede do Amazonas

Volante revelado na base do Vasco da Gama, Cauan Barros foi emprestado ao Amazonas, onde disputou a Série B deste ano.