Destaque do Vasco Sub-17, Lyncon assume liderança e vira espelho para os mais jovens

Zagueiro e capitão do time Sub-17, Lyncon superou um acidente doméstico que quase tirou sua vida através do futebol.

Lyncon em duelo com Endrick
Lyncon em duelo com Endrick (Foto: Thais Magalhães/CBF)

O Vasco entra em campo nesta quarta-feira contra o Botafogo, às 15h15, pela quarta rodada do Brasileirão Sub-17, no Cefat, em Niterói, com transmissão do Sportv 2. A geração vascaína da categoria é vista com ótimos olhos. Entre os garotos, está o zagueiro Lyncon, capitão da equipe, que virou exemplo para a molecada de sua comunidade.

Lyncon tem 17 anos e está desde os 10 na base do Vasco. O zagueiro passou por um acidente doméstico que quase tirou sua vida, ainda quando tinha nove meses. Com queimaduras no corpo, Lyncon sobreviveu e venceu na luta contra a timidez e as sequelas. Foi no futebol que, ainda criança, encontrou forças para seguir a vida.

Eu era muito novo. Foi um momento difícil, mas gradativamente fui superando e com o apoio da minha família, principalmente do meu pai e da minha mãe, eu encontrei no futebol uma forma de dar a volta por cima – disse Lyncon.

Hoje, Lyncon colhe os frutos no Vasco como titular e capitão da equipe sub-17. O exemplo de sucesso e superação é reconhecido por toda a comunidade do Apollo, em Itaboraí, onde nasceu. Agora, ele é espelho para a molecada que sonha em ser jogador de futebol.

– A sensação é a melhor possível. Saber que muita gente de onde eu moro se espelha em mim, quer chegar onde estou, é muito bacana. Procuro sempre ser um exemplo pra eles. É gratificante quando vou na comunidade e eles pedem para tirar foto comigo. Seguirei trabalhando para continuar sendo uma referência para a molecada da minha área.

Na “Escolinha do Edinho”, Lyncon começou sua trajetória como profissional. Aos 10 anos, passou para o Vasco. Com 12, foi morar na casa de Paulinho, lateral-direito, seu companheiro de categoria, porque era muito difícil sair de Itaboraí todos os dias para ir aos treinos em São Januário. A dupla faz parte de uma geração de ouro do Vasco, que ainda conta com Rayan, GB e Estrella.

– A nossa geração é ótima, com vários jogadores de qualidade, fato que acaba proporcionando a evolução de todos. Jogamos juntos há mais de seis anos e nos conhecemos muito bem, o que facilita o nosso entrosamento. O ambiente de trabalho é o melhor possível – revelou o zagueiro.

Fomos finalistas da Copa do Brasil e campeões da Copa Rio e atualmente jogo competições de alto nível como o Brasileiro e o Carioca. Faço parte de um time que luta por todos os títulos que disputa. Espero manter a regularidade para ajudar os meus companheiros a encerrar a temporada com chave de ouro.

O destaque de Lyncon vai além da qualidade técnica. A liderança dele no elenco do Vasco chama a atenção. É possível ver o papel que o jogador tem dentro do grupo nas preleções das partidas. O zagueiro aponta que sua história o transformou no que ele é hoje.

Lyncon tem o sonho de se consolidar no profissional do clube, ser um dos melhores zagueiros brasileiros e chegar à Seleção para disputar uma Copa do Mundo. Aos 17 anos e exemplo para muitos garotos, ele deixa um recado para quem está começando:

– Seja persistente! Independentemente das dificuldades, nunca desista, acredite no seu potencial.

– Eu acredito que as dificuldades me fizeram mais forte e me deram uma maturidade grande para a minha idade. Por essa razão, creio que consigo lidar bem com momentos decisivos, por exemplo.

Lyncon tem o sonho de se consolidar no profissional do clube, ser um dos melhores zagueiros brasileiros e chegar à Seleção para disputar uma Copa do Mundo. Aos 17 anos e exemplo para muitos garotos, ele deixa um recado para quem está começando:

– Seja persistente! Independentemente das dificuldades, nunca desista, acredite no seu potencial.

Fonte: Globo Esporte

Mais sobre:LynconSub-17
Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
Comente

Veja também
Álvaro Pacheco, possível novo técnico do Vasco
Brasileiro que ‘roubou’ boina de Álvaro Pacheco fala sobre perfil do técnico

Atacante Cassiano, que considera Álvaro Pacheco um pai, trabalhou com o novo treinador do Vasco da Gama no Vizela e no Estoril.

Álvaro Pacheco, técnico português cogitado no Vasco
Álvaro Pacheco revela expectativa para possível chegada de Coutinho ao Vasco

Novo técnico do Vasco da Gama, o português Álvaro Pacheco falou sobre a chance de trabalhar com Philippe Coutinho.

Adson em ação pelo Vasco contra o Flamengo
Adson pode ser titular no Vasco contra o Fortaleza

Atacante que tem sido muito pedido no time titular do Vasco da Gama, Adson deve pintar entre os onze iniciais contra o Fortaleza.

Edmundo conta seu ritual antes dos jogos do Vasco
Edmundo critica 777 Partners após saída de Josh Wander: ‘Castelo em ruínas’

Ídolo do Vasco da Gama, Edmundo avaliou os últimos capítulos da novela envolvendo o Clube e a gestão da 777 Partners.

Álvaro Pacheco, técnico português cogitado no Vasco
Álvaro Pacheco comenta acerto com o Vasco e faz grande promessa

Álvaro Pacheco demonstrou conhecimento sobre o Vasco da Gama e se diz feliz com a oportunidade de comandar o Clube.