Vasco tem aproveitamento de Z4 desde que perdeu invencibilidade na Série B

O Vasco da Gama venceu apenas três dos últimos 11 jogos na Série B, aproveitamento semelhante ao do Operário-PR, que está em 17º.

Edimar, Alex Teixeira, Anderson Conceição e Andrey Santos durante CSA x Vasco pela Série B 2022
Edimar, Alex Teixeira, Anderson Conceição e Andrey Santos durante CSA x Vasco pela Série B 2022 (Foto: Daniel Ramalho/ Vasco)

A 13 rodadas do fim da Série B do Brasileirão, mesmo depois da derrota por 2 a 0 para o CSA em Maceió, o Vasco ainda encontra-se em situação confortável na tabela: está a seis pontos de distância do quinto colocado. Mas a sequência recente de resultados liga o alerta.

De acordo com os cálculos do site “InfoBola”, do matemático Tristão Garcia, o Vasco tem no momento 65% de chances de acesso. A conta leva em consideração os próximos adversários, o mando de campo e o histórico na competição.

Emílio Faro, comandante interino da equipe, comentou a situação na coletiva depois da partida no Rei Pelé. Para ele, a luta do Vasco na competição é contra a ansiedade.

– A gente não vai ter o nosso acesso condensado nas cinco próximas partidas. Nós temos um acesso a ser realizado nas próximas 13 partidas. Eu sempre tenho me pautado na situação. Não podemos ter ansiedade. A ansiedade não pode ser o nosso inimigo – disse ele.

“A gente vai ter o acesso, mas dentro de uma sequência de 13 jogos. E não em uma sequência de cinco jogos”, completou.

O Vasco está se garantindo na gordura construída no início do campeonato, quando chegou a ficar 14 rodadas sem perder – a primeira derrota aconteceu apenas na 15ª, para o Novorizontino. Daí em diante, no entanto, o time entrou numa sequência ruim de resultados da qual não consegue sair.

Nos últimos 11 jogos, o Vasco venceu três, empatou três e perdeu cinco. Conquistou apenas 12 dos 33 pontos possíveis, um aproveitamento (33,3%) de time rebaixado: o Operário, 17º colocado, tem os mesmos 33,3% no campeonato todo; Remo e Vitória, que caíram no ano passado, terminaram a competição com 37% e 35%, respectivamente.

O Vasco tem os seguintes jogos pela frente na Série B:

  • Bahia (fora)
  • Guarani (casa)
  • Brusque (fora)
  • Grêmio (fora)
  • Náutico (casa)
  • Cruzeiro (fora)
  • Londrina (casa)
  • Operário (fora)
  • Novorizontino (casa)
  • Sport (fora)
  • Criciúma (casa)
  • Sampaio Corrêa (casa)
  • Ituano (fora)

Ao mesmo tempo em que conta com a sorte pelo fato de que os times embaixo também estão tropeçando, o Vasco desperdiça chances e chances de abrir distância para o quinto colocado e encaminhar um fim de Série B tranquilo.

A nível hipotético de comparação: se vencesse os jogos em casa dentro dessa sequência negativa recente, a equipe seria vice-líder da Série B com certo conforto, 12 pontos longe do Tombense, que está em quinto.

Agora o Vasco terá um período longo sem compromissos e só volta a campo no domingo da semana que vem para enfrentar o Bahia, em Salvador, pela 26ª rodada da competição.

Fonte: Globo Esporte

Mais sobre:Série B
3 comentários
  • Responder

    Culpa de quem? Da diretoria que não contratou nenhum técnico desde a saída do outro, que não era grande coisa também, mas era técnico, aí depois só veio experiências, muita falta de responsabilidade dessa diretoria ameaçando assim o acesso, bando de FDP, e a 777 só vendo tudo acontecer e deixando, seu não, tenho a impressão que trocamos seis por meia dúzia

  • Responder

    Time fraco sem brilho,sem alma.O vasco nao merece subir mesmo.

  • Responder

    Time amarelão, sem sangue, sem vontade de vencer. Não merece subir.

Comente

Veja também
Gabriel Pec celebra gol pelo Vasco
Gabriel Pec revela desejo de voltar ao Vasco

Atacante revelado no Vasco da Gama, Gabriel Pec tem sido um dos destaques do LA Galaxy, dos Estados Unidos.

Troféu da Copa do Brasil
Vasco tinha confiança em reverter datas das semis da Copa do Brasil

Decisão do STJD na última sexta-feira (11) manteve os jogos no fim de semana e frustrou os planos do Vasco da Gama.

Vegetti em ação pelo Vasco contra o São Paulo
Vaso não vence o São Paulo no Morumbi há 12 anos

Próximo adversário do Vasco da Gama no Brasileiro, São Paulo mantém tabu de mais de uma década contra o Cruzmaltino no Morumbi.

Rafael Paiva em jogo contra o Atlético-GO
Desfalques no ataque do Vasco fazem Rafael Paiva buscar soluções no elenco 

Técnico do Vasco da Gama, Rafael Paiva quebra a cabeça para definir o setor ofensivo da equipe após baixas por lesões.

Léo Jacó comemora gol do título carioca sub-20 pelo Vasco
Carrasco de rivais, Léo Jacó cumpre profecia em título do Vasco sobre o Flamengo

Herói do título do Vasco da Gama contra o Flamengo, pelo Carioca Sub-20, o atacante Léo Jacó marcou o gol que garantiu a conquista.